Estudo 560 – SERMÃO N° 20 – 29.07.2019 | Tema:“Atitudes que Abençoam” (Parte 2)
29 de julho de 2019
ESTUDO 562 – SERMÃO N° 22 – 12.08.2019 | Tema: “O Deus das Revisões”
12 de agosto de 2019
Exibir tudo

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

Texto Biblico: Josué 24.1-28; Lamentações de Jeremias 3.21; Filipenses 3.16

Quebra-gelo: Leia Lamentações de Jeremias 3.21? O que você acha dessa decisão?

Introdução: Estamos efetivamente dando inicio a mais um semestre e descobrimos que a tendência do nosso coração é a de olhar para tras e ver que a metade do ano já passou e passou de forma tão rápida que não conseguimos realizar muitas coisas e essa acaba sendo a forma que normalmente encaramos a vida, tudo passa e passa rapidamente. Mas eu gostaria hoje de desafiá-lo a não olhar para o tempo que passou rapidamente e sim para os dias que estão diante de nós com fé, lembrando que cada um deles será um presente de Deus (a Palavra afirma que os dias são feitos pelo Senhor) para que vivamos os propósitos de Deus neles. O texto de Josué (seu discurso final) nos ajuda a alinhar as nossas vidas nesse propósito e nos desafiam a mudar de postura, vejamos os desafios propostos pelo Senhor:

1).  Discernir a vóz daquele que nos chama – (Josué 24.1) – “Josué chamou e eles se apresentaram a Deus”. – Diariamente temos um chamado de Deus, se o dia foi feito por Ele, com certeza existe uma direção e a sua presença para nos orientar. Na maioria das vezes priorizamos todas as vozes que estão gritando e deixamos a vóz daquele que é Senhor. Josué foi o instrumento para a convocação e o povo se apresentou ao Senhor. Quer um semestre diferente, atenda a convocação do Senhor logo pela manhã. Escolha ouvir Deus.

2). Precisamos trazer a memória os feitos de Deus – (Josué 24. 2-13) – No meio das lutas e desafios diários precisamos aprender a trazer a memória os cuidados de Deus manifestos em todo o tempo para com as nossas vidas. Deus traz ao coração do povo o desafio de se manterem na presença dEle e mostra a diferença que existia quando o povo não andava na direção dEle. Se você já o conhece, traga a sua memória o que Ele já tem feito. Se ainda não o conhece, tome a decisão de entregar sua vida a Ele hoje e verás a diferença.

3).– Deus nos chama para renovar a nossa aliança com Ele hoje (Josué 24.14-16) – Quando pensamos em aliança precisamos entender que ela precisa ser estabelecida em bases sólidas e firmes. Veja que Deus tras a memória do povo que antes do Senhor entrar na vida deles eles tinham aliança com as trevas, mas agora estabeleceram uma aliança com o Senhor e essa aliança tinha como base o temor ao Senhor e o propósito de serví-lo com integridade e fidelidade independente das circunstâncias. Josué testemunha a sua aliança dizendo: Eu e minha casa já tomamos a nossa decisão e será assim até o fim. Como está a sua aliança.

4).- Deus espera de nós uma decisão firme (Josué 24.17-25) – Deus não tem letra miúda no seu contrato, não existe segundas intenções. Deus deixa tudo muito claro e esclarece quem Ele é e o que Ele fez para que nós pudéssemos ter vida e nos mostra que não existe outro caminho. A cruz foi o testemunho maior do amor de Deus para contigo.

Conclusão: Josué estava encerrando o seu ministério e deixa bem claro que a decisão de continuar seguindo ao Senhor seria do povo. Você deseja renovar a sua aliança com o Senhor hoje e continuar caminhando na presença dEle? E que venham os 180 dias presentes do Senhor. Vamos orar e nos consagrar para viver os propósitos de Deus. Você quer?

Os comentários estão encerrados.