ESTUDO 562 – SERMÃO N° 23 – 19.08.2019 | Tema: “A Intimidade Promove Crescimento”
19 de agosto de 2019
ESTUDO 565 – SERMÃO N° 25 – 02.09.2019 | Tema: “Vivendo com Poder”
3 de setembro de 2019
Exibir tudo

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

Texto Biblico: I Pedro 5.5-11; Mateus 5.1-3

Quebra-gelo: O que você entende por humilhar-se? Você deseja um coração humilde?

Introdução: O Apóstolo Pedro encerra esta primeira carta com algumas orientações que podem nos levar a desfrutar do melhor que Deus para as nossas vidas. É importante lembrar que ele está escrevendo para os irmãos que estavam enfrentando uma grande luta, isto significa que independente da luta ou da batalha que possamos estar atravessando ainda assim podemos desfrutar do melhor de Deus e o caminho proposto por Deus chama-se humildade. Deus propõe algumas dicas para desenvolver um coração humilde e vitorioso, você deseja? Então vejamos o que Deus nos propõe:

1).  Reconhecer contra quem estamos lutando (v. 8) – “…o Diabo vosso Adversário anda ao derredor buscando alguém para tragar…”. Efésios 6.10-12 nos esclarece que precisamos aprender a lidar com as astutas ciladas do Diabo. A falta de entendimento dessa verdade tem deixado muita gente distante da vida proposta por Deus. Satanás é extremamente ardiloso, mestre do engano e da confusão, para vencê-lo precisamos de Deus.

2). O entendimento de quem é nosso verdadeiro inimigo nos leva a ações abençoadoras (v. 9) – “…resisti-lhes firmes na fé, certos de que sofrimentos…” – Há duas instruções de Jesus aqui: a primeira é que a luta que travamos é a mesma luta que todos os irmãos atravessam ao redor do mundo. Porque é importante saber disso? Para que não venhamos a cair naquele sentimento de autopiedade, porque comigo? Oh! Vida. Oh! Azar. Todos nós lutamos a mesma guerra, o inimigo é o mesmo e luta contra todos nós para roubar, matar e destruir (João 10.10). A segunda: Precisamos agir na fé. Resisti-lhes na fé, foi à direção de Deus. Amados(as), foi Deus quem derrotou Satanás e seus demônios lá na cruz, antes éramos subjugados pelas trevas, portanto precisamos agir pelo poder e pela palavra de Deus.

3).– Precisamos caminhar em humildade de coração perante Deus e as pessoas – (v. 5-7) – O Apóstolo Pedro está nos lembrando de dois princípios que normalmente lidamos com eles, humildade e soberba. Um é aprovado por Deus e o outro completamente reprovado por Ele. (v.5 …Deus resiste aos soberbos…) Um fecha as portas para a cura e normalmente é causador de muitas confusões e dá muita legalidade para as trevas, o outro abre as portas para a cura e libera os céus para agirem a nosso favor.(v.5 …Deus concede graça aos humildes…). O desejo de Deus é que caminhemos em humildade (v.6 … humilhai-vos perante a poderosa mão de Deus…), lançando sobre Ele todas as nossas ansiedades, porque Ele tem cuidado de nós. Se você decidisse hoje tratar a todos com humildade (v 5) mudaria alguma coisa?

4).- Ele é o nosso sustentador – (v. 10) – “…Ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar…” Tudo provém dEle e somente dEle. Precisamos constantemente voltar o nosso coração a Ele e permanecer focado nEle sempre.  

Conclusão: Amado(a), humilhe-se diante dEle e a sua vitória estará sempre garantida. Se posicione em Cristo, decida hoje por qual princípio você quer se mover, humildade ou soberba, a escolha sempre será sua. Levante a sua mão e vamos orar.

Os comentários estão encerrados.