ESTUDO 576 – SERMÃO N° 36 – 18.11.2019 | Tema: Colheita Proveitosa
18 de novembro de 2019
ESTUDO 578 – SERMÃO N° 38 – 02.12.2019 | Tema: “O Lugar Mais Seguro”
10 de dezembro de 2019
Exibir tudo

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

Textos Bíblicos: Jó 14.7-9; Jó 42.1-2 e 10; e Jeremias 8.18-22

Quebra-gelo: Para Reflitir: Uma árvore seca pode vir a brotar?

Introdução: Falamos a semana passada sobre “Colheita Proveitosa”, porém precisamos entender que algumas vezes precisamos vencer alguns momentos de sequidão para desfrutarmos da colheita. É muito comum percebermos isso em época de longas secas ou em regiões como o sertão nordestino onde pode ficar muito tempo sem chover e, por isso, toda a vegetação seca parece estar morta, mas basta um pouco de chuva para a vida voltar e tudo ficar verde novamente. Em Jó 14 temos essa imagem quando ele fala do tronco cortado cujas raízes envelheceram na terra, mas ele diz que ao cheiro das águas voltará a brotar. Essa ilustração e a pergunta que Deus faz através de Jeremias 8 nos dão dicas de como lidar com situações adversas, com lutas e desafios. Quando passar por situações adversas, traga ao seu coração o seguinte:

1 – As coisas nem sempre são o que os nossos olhos parecem ver (Jó 14.7-9) – quando olhamos situações que aos nossos olhos parecem não ter mais esperança, não podemos simplesmente desistir, pois um toque de Deus faz com que tudo volte a viver. Essa é na verdade a história de muitos de nós, caminhávamos sem esperança quando o cheiro das águas chegou e tudo brotou. Vá ao Senhor em toda e qualquer situação.

2 – Concentre-se na solução (Jeremias 8.18-22) mas, não na sua solução. Em Jeremias Deus pergunta: se há remédio e médico, por que não se realizou a cura? Apesar de o Senhor estar alí, (v.19) o povo não buscou ao Senhor. Fazemos isso algumas vezes, ficamos tão preocupados em resolver e acabamos apenas remoendo e revivendo os problemas, buscando as nossas soluções que não desfrutamos da cura, só aumentamos a ferida e o drama. Quer ter vida da parte de Deus? Quer cura? Concentre-se na solução que vem de Deus, vá aquele que tem o remédio. Vá ao médico dos médicos e siga suas instruções.

3 – O Poder pertence a Deus. (Jó 42.1-2) – Nós erramos constantemente, mas Deus tem prazer em ter misericórdia. Lembre-se disso: Deus é misericordioso, gracioso, todo poderoso e te ama, quer o melhor para você. Por isso volte o teu coração ao Senhor, mesmo que tudo pareça estar seco, busque a Ele que é a fonte da água viva. Jó compreendeu isso num dos momentos mais difíceis da sua vida, os planos de Deus não podem ser frustrados.

4 – Orem uns pelos outros. A Bíblia diz em Jó 42.10 que Deus mudou a sorte de Jó enquanto ele orava por seus amigos. Quando obedecemos a Deus Ele nos usa para abençoar a outros, mas também abençoa a nossa vida. Quer ter água viva da parte da fonte que é Jesus? Reparta com outros, o que Ele já te deu, não guarde para você. Você é o instrumento para que o cheiro das águas cheguem nas árvores que já estão secas.

Conclusão: Tem alguma área de sua vida na qual você vem se sentindo seco(a) e precisa de um toque de Deus para brotar? Confie no Senhor, preste atenção no que Ele diz, não no problema e obedeça. Quer fazer isso? Quer a ajuda Dele para isso? Levante a mão, vamos orar.

Os comentários estão encerrados.