ESTUDO 002 – SERMÃO N° 02 – 13.01.2020 | Tema: Esperando no Senhor – Bispo João Carlos
30 de janeiro de 2020
ESTUDO 004 – SERMÃO N° 04 – 27.01.2020 | Tema: “Quando o Amor é mais Forte”.
30 de janeiro de 2020
Exibir tudo

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

Quebra Gelo: O que você acha que pode te afastar de Deus? Que pode prejudicar a sua comunhão com Deus?

Textos Bíblicos: Provérbios 4.23; Oséias 6.1-3

Introdução: Fontes contaminadas sempre é um grande problema na vida humana. Exemplo: a vida depende da água, mas não damos muita atenção a isso até que sofremos com a contaminação, sofremos com os entulhos (as inundações e o rio Tietê em São Paulo). Águas que um dia serviram para levar vida, hoje não servem mais, levam morte, destruição e muita sujeira. Quando Salomão faz o alerta sobre guardar o coração, na verdade está nos alertando para que não aconteça a mesma coisa conosco, vejamos:

I – Nosso coração é um manancial que pode levar vida ou morte. – Dele procedem às fontes de vida, se forem contaminadas serão fontes de enfermidade, morte e destruição. Prejudicarão a todos que estiverem próximos. Se bebermos da fonte correta se tornam manancial de vida. .

II – A contaminação começa com pouco, com pequenas coisas. – Hebreus 12.15, fala que devemos tomar cuidado para não deixar a raiz de amargura brotar, não é crescer é não deixar brotar, pois isso nos separará da graça de Deus. “Guarde” o teu coração, zele pelo manancial; percebeu algo resolva, não deixe pra lá, não deixe crescer. Não deixe entulho nenhum, grande ou pequeno, contaminar o teu coração. A contaminação do nosso coração nos afasta de Deus. Mateus 5.8 ensina que são os limpos de coração que verão a Deus, ficarão face a face com Ele. O coração contaminado nos tira a comunhão com Deus.

III – O que pode contaminar nosso coração nos privando da água viva:
– pecado (Isaías 59.1-2)
– amargura (Hebreus 12.15)
– ressentimento (Mateus 6.14-15)
– contendas (I Timóteo 6.4-5,11,20-21)
– provocações
– falatórios inúteis (II Timóteo 2.16)
– inveja
– difamações
– cobiça (Efésios 5:3-4)
– coisas inconvenientes
– mentiras (Efésios 4.25)
– orgulho (II Pedro 5.4-5)

Conclusão: O que fazer se percebemos que alguns entulhos contaminaram nosso coração? Oséias 6:1-3 ensina: voltemos ao Senhor e prossigamos em conhecê-Lo, Ele nos curará. Não importa a quanto tempo temos a ferida, se é recente ou antiga; não importa o tamanho e profundidade da mesma, voltemos ao Senhor, prossigamos em conhecê-Lo, Ele nos curará.

Precisa limpar a tua fonte de algo? Precisa curar teu coração? Levante a mão, vamos orar.

Os comentários estão encerrados.