ESTUDO 008 – SERMÃO N° 08 – 24.02.2020 | Tema: “Voltar atrás? Jamais! Avançar? Sempre!”.
20 de fevereiro de 2020
ESTUDO 010 – SERMÃO N° 10 – 09.03.2020 | Tema: “Espinhos, Urtigas e Pedregulhos”
5 de março de 2020
Exibir tudo

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

SERMÃO N° 09 – 06.03.2020 | Tema: “Teimoso Demais Para Perguntar Qual a Direção”

Textos Bíblicos: Provérbios 3.5-6; Provérbios 16.9; Jeremias 29.11

Quebra Gelo: O nosso tempo tem sido um tempo de muitas transformações. Dá-nos a impressão que a vida está em nossas mãos. Como você avalia isso?

Introdução: Já se observou que muitas pessoas, principalmente os homens, são particularmente relutantes quanto a pedir informações;  são pessoas que se orgulham de poder chegar a um destino sem a ajuda de ninguém – humana ou tecnológica.  No entanto, isso não faz muito sentido.  Se o seu intento é chegar a um lugar por que não tentar conhecer a melhor e mais eficiente rota? A tecnologia moderna já nos oferece isso e sempre com o propósito de poupar o nosso tempo e melhorar a nossa vida. Já pensou se houvesse um aplicativo disponível para traçar a melhor rota para as nossas batalhas diárias?  Qual a melhor carreira para mim?   Será esta uma boa ocasião para trocar de emprego?  Como podemos reinventar o nosso negócio a fim de chamar a atenção de um mercado em mudanças?  Como podemos melhorar a nossa família? Como eu saio do débito?  E outras coisas parecidas que incomodam nossas vidas. Na verdade, já existe um “dispositivo” assim.  Nós o conhecemos com o nome de Bíblia.  Porém precisamos ouvir as suas instruções. Se quisermos caminhar seguro e trilhar a rota mais abençoadora, precisamos:

I – Confiar no “navegador”.  O tempo e experiência me ensinaram que Deus quer ser o nosso navegador.   Anos atrás aprendi estes versículos, que têm servido como um lembrete constante: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento;  reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas”  (Provérbios 3:5-6).  Precisamos aprender a confiar naquele que conhece todas as coisas, Deus.

II – Estar disposto a mudar de direção. Creio que a maioria de nós já utilizou um GPS, se fizermos uma conversão incorreta vamos ouvi-lo dizer: “recalculando”.  Ele então vai revisar as informações para nos manter no rumo do nosso destino.  Assim é com Deus, se estivermos dispostos a confiar em Deus, Ele irá redirecionar a nossa vida, corrigir nossas decisões e ajustar nossos planos para nos capacitar a atingir nossas metas e objetivos, pessoal, profissionalmente e ministerialmente.  “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos”  (Provérbios 16.9).  Está disposto a ser corrigido?

III – Permanecer confiante mesmo quando as direções não forem conhecidas. – Muitas vezes nos perguntaremos:  “Estou no caminho certo?”   A resposta certa sempre virá da parte de Deus. Nós não temos o controle de todas as coisas em nossas mãos e nem saberemos o resultado final de todas as coisas.   Por isso é importante confiar na sabedoria e orientação de Deus.  “’Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’”  (Jeremias 29.11). Quando Deus chamou Abraão para sair da terra de sua parentela, Ele não explicou como seria a jornada, Ele apenas desafiou a Abraão a caminhar em confiança diante de Deus. (Gênesis 12.1-3)

Conclusão: Como você está conduzindo sua vida hoje?  Onde está obtendo a orientação que precisa para a sua corrida?  Você quer uma segunda chance? Quer ser mais que vencedor? Quer ser abençoado? Quer que Jesus Cristo controle a sua vida e mude tudo o que é preciso? Está disposto a isso? Vamos orar.

Os comentários estão encerrados.