ESTUDO 009
5 de março de 2020
ESTUDO 011 – SERMÃO N° 11 – 16.03.2020 | Tema: “Não Deixe o Mal Te Vencer”
12 de março de 2020
Exibir tudo

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

SERMÃO N° 10 – 09.03.2020 | Tema: “Espinhos, Urtigas e Pedregulhos”

Textos bíblicos: Provérbios 24.28-34; Provérbios 4.23; Provérbios 23.26 e Provérbios 12.18.

Quebra-gelo: Como podemos explicar o surgimento de espinhos nos jardins? Quais as causas?

Introdução: Provérbios 24.30-34 nos mostram a realidade de um homem que permitiu que seu campo fosse tomado pelos espinhos, fosse coberto pelas urtigas e os muros que trariam algum tipo de proteção estivessem em ruínas. O versículo 30 apresenta que a causa principal para que as coisas tomassem a dimensão que tomou foi à “falta de entendimento” do dono do campo. Os versículos 28 e 29 falam de relacionamentos quebrados e sentimentos ruins que se desenvolvem no coração, talvez sejam estas as causas da “falta de entendimento”, se deixar guiar pelo coração adoecido ou ferido.  Se pararmos para comparar esse campo com o seu coração, como você poderia descrevê-lo? Você encontraria nele espinhos? Ou estaria coberto de “urtigas”? Ou ainda poderia ser comparado a um muro em ruínas? Você consegue perceber que a maior parte desses espinhos tem a ver com a “falta de entendimento”? Isto é, lidamos diariamente com muitas situações que nos desagradam ou que nos decepcionam e vamos armazenando muitos lixos que detonam as nossas vidas. Se quisermos ver os nossos corações livres de “espinhos”, “urtigas” e “pedregulhos” precisamos:

1)Definir para quem daremos os nossos corações – Em Provérbios 23.26 somos instruídos por Deus a entregar nosso coração para Ele e mergulhar no conhecimento prático de seus ensinos, isto é, ter prazer nos seus ensinos e se deixar guiar por eles. Diariamente tomamos decisões que contaminam o nosso “campo” deixando-o cheio de espinhos, urtigas e pedregulhos e a nossa falta de entendimento nos deixam cegos procurando culpados ou julgando aqueles que achamos responsáveis pelos espinhos. Ouça o chamado de Deus para a sua vida hoje: Filho dá-me o teu coração, Me deixe cuidar do teu coração, Eu posso arrancar os espinhos e urtigas e reconstruir os teus muros. Você quer isso na tua vida?

2)Precisamos guardar o coração. – EmProvérbios 4.23 Deus esclarece que o estado do coração define as nossas ações, elas podem ser abençoadoras ou podem ser destruídoras (Tiago 1.14-15). Se a fonte que te alimenta não for o Senhor, certamente o teu coração te levará para o pecado e o pecado contamina e distorce completamente a nossa maneira de ver e viver a vida.

3)Se o coração estiver cheio de Deus o que sai de nossa boca libera cura – Em Provérbios 12.18-19 Deus nos lembra que da boca daqueles que estão na sua presença saem palavras que produzem cura. Jesus em João 7.38 disse que do coração daquele que está na sua presença sai rios de água viva.  Podemos perguntar pra nós mesmos: O que tem saído de nossos lábios tem promovido cura? Temos abençoado as pessoas? Temos abençoado nossas famílias? Temos abençoado nossa cidade? Temos abençoado a Igreja? Caso a sua resposta seja não, renda-se ao Senhor e permita que Ele o cure.Conclusão:Para quem você tem dado o teu coração? Deus te chama para dar o coração para Ele e fazendo isso Ele mesmo se encarrega de eliminar “espinhos”, “urtigas” e pedregulhos que precisam ser removidos em sua vida. Confie em Jesus, Ele veio para dar vida e vida abundante (João 10.10). Quer entregar sua vida e seus problemas a Ele e obedecê-lo? Você quer? Tome a decisão hoje. Levante a sua mão e oremos para que Deus possa trazer cura na sua vida.

Os comentários estão encerrados.