SERMÃO N° 15 – 13.04.2020 | Tema: “Jesus: o Eu Sou”
13 de abril de 2020
SERMÃO N° 17 – 27.04.2020 | Tema: “Deus tem Promessas Pra Você”
23 de abril de 2020
Exibir tudo

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

SERMÃO N° 16 – 20.04.2020 | Tema: “Conhecendo os Caminhos de Deus”

Textos Bíblicos: Êxodo 3.14; Eclesiastes 1:2-3; Eclesiastes 12:13 e Lucas 12.15-21.

Quebra-gelo: O que Deus tem te chamado a atenção nesse tempo de corona virus?

Introdução: A semana passada o nosso tema foi: “Jesus: o Eu Sou”, refletindo que a preocupação de Jesus durante o tempo que transitou na terra foi ser o que Deus queria que Ele fosse e apresentar o desejo de Deus para toda a humanidade, hoje queremos refletir sobre o que dirige as nossas vidas.

          É importante entendermos que todos nós somos dirigidos por alguma coisa. Lembro-me de um acidente que presenciei no passado, no carro tinha um adesivo com os seguintes dizeres: “Guiado por Deus, dirigido por mim”. Na perícia se constatou que o acidente foi causado por excesso de velocidade, 160 km por hora, e uma família inteira foi ceifada. Muitas vezes declaramos ser a nossa vida dirigida por Deus, quando na verdade ela é dirigida por nós mesmos. Uma análise mais profunda do nosso dia a dia revela que nem sempre nossa vida é dirigida pelo que gostaríamos.          Muitos têm sua vida dirigida por preocupações; outros por temores, vivem se resguardando com medo de algo. Existem inúmeras circunstâncias, valores e emoções que podem dirigir nossa vida ao invés de nos deixarmos guiar pelo que vale a pena.

          Veremos neste estudo coisas que podem estar guiando a nossa vida, e o que de fato deveria nos dirigir.

1). Você pode ser dirigido apenas por coisas da terra.Eclesiastes 1:2-3 mostra que a maioria dos projetos desenvolvidos pelas pessoas são coisas vãs, coisas importantes necessárias, porém na maioria das vezes servem apenas para satisfazer a nós mesmos. Paulo ensina que nós somos motivados a esses projetos vãos pelas “paixões da nossa carne”. Se as nossas paixões são apenas as coisas da terra. Elas nos afastam de Deus da pior maneira, sem que percebamos. Você pode ser dirigido pelo seu egoismo, pelo seu instinto de sobrevivência, pela necessidade de ter e ganhar dinheiro, pela aprovação dos outros e pelo pecado. Todas essas coisas “aparentemente boas” podem nos levar para longe de Deus.

2). Você pode ser dirigido pelo seu passado. (João 5.6-7) – Você é o que é hoje como fruto do seu passado, mas não precisa ser prisioneiro dele. Se o seu plantio foi bom, a sua colheita é boa. Porém, muitos se tornam prisioneiros de seu passado, prisioneiros de palavras ou circunstâncias. Quando você se deixa dirigir pela mágoa, pelo rancor, pelo medo, você se deixa dirigir pelo seu passado e não pelo que Deus propôs como carreira a você. (Hebreus 12.1-3)

3). Você pode ser dirigido por Deus – Eclesiastes 12.13 –  A verdadeira segurança só pode ser encontrada no que não pode nos ser tirado: o nosso relacionamento com Deus. Nada é mais importante nessa vida do que conhecer os propósitos de Deus e se deixar guiar por Ele. E nada compensa o prejuízo de deixar de conhecer e ser guiado por Deus; nem sucesso, nem prazeres, nem dinheiro, nem fama podem substituir a direção de Deus em nossa vida.

Conclusão: Lucas 12.21 diz que o que entesoura para si mesmo, mas não é rico para com Deus é louco. Sua vida tem sido dirigida pelo que?  Tem vivido como louco ou tem sido dirigido por Deus? Quer deixar Deus e Sua Palavra dirigirem sua vida? Levante a mão, vamos orar.

Os comentários estão encerrados.