SERMÃO N° 32 – 10.08.2020 | Tema: Deus Sempre Vem ao Nosso Encontro
6 de agosto de 2020
SERMÃO N° 34 – 24.08.2020 | Tema: Herança do(a) Filho(a) de Deus. E recebereis…
20 de agosto de 2020
Exibir tudo

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

Texto Bíblico: Lucas 11.9-13

Quebra Gelo: Você tem facilidade em pedir? A maioria dos homens tem dificuldade nisso.

Introdução: Quando Jesus estava sinalizando a cruz, falando sobre os acontecimentos que culminariam com a sua morte, ressurreição e que subiria aos céus novamente, Ele disse aos seus discípulos que não nos deixaria órfãos, que enviaria outro consolador, o Espírito da Verdade, que habitaria nos discípulos (João 14.16-17). O Espírito Santo é esse outro consolador prometido por Jesus aos seus discípulos.

A Bíblia ensina que o Espírito Santo além de nos consolar, nos ensinaria o que Jesus quis dizer e nos faria lembrar-se das palavras dEle (João 14.26); nos guiaria (João 16.13); nos convenceria do que fazemos de errado (João 16.8); nos ajudaria em nossas fraquezas (Romanos 8.26); nos capacitaria para fazer a vontade de Deus (I Corintios 12.1 e 11); nos batizaria com Espírito Santo e com fogo (Mateus 3.11-12) e essas são somente algumas coisas nas quais o Espírito Santo nos ajudaria.

Diante do exposto, vemos que é impossível ser cristão, um seguidor de Jesus Cristo, sem o Espírito Santo. Mas o que precisamos fazer para receber o Espírito Santo?

  1. Querer o Espírito Santo em nossas vidas. (Lucas 11.13)

O Espírito Santo vem para dirigir a nossa vida e fazer a vontade de Deus. Ele nos fortalece e nos capacita para isto. Ele não servirá aos nossos interesses e sim aos interesses do Pai para nos conduzir a vida que Deus deseja aos nossos corações.

Querer o Espírito Santo é estar arrependido de seus pecados, ter entregado a vida a Jesus Cristo e querer fazer a vontade de Deus.

  • Pedir a Deus que nos conceda o Espírito Santo (Lucas 11.9)

A palavra nos confronta no texto de Lucas alertando-nos que nós que não somos “tão bonzinhos” almejamos coisas excelentes para os nossos filhos, quanto mais o Pai que está nos céus e nos tem feito filhos em Jesus Cristo. O texto é claro, Ele dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem, portanto se queremos o Espírito dirigindo, consolando, ensinando, convencendo, renovando, purificando, capacitando, precisamos pedir a Deus.

  • Estar disposto a obedecê-lo. (I Tessalonicenses 5.19)

Em I Tessalonicenses temos a afirmativa que é possível apagar, extinguir o Espírito Santo de nossas vidas. Como isso acontece?

Falamos anteriormente que o Espírito é concedido para dirigir as nossas vidas a fazermos a vontade de Deus, se resistimos à vontade de Deus, resistimos à direção do Espírito Santo; se resistimos a sua direção, Ele se retira de nossas vidas, assim nós o apagamos. Se quisermos o Espírito Santo em nossas vidas precisamos estar prontos, preparados para obedecê-lo.

Conclusão: A Bíblia ensina em Romanos 8.9 que se alguém não tem o Espírito Santo esse alguém não é dEle. Queremos o Espírito Santo? Estamos dispostos a deixá-lo guiar as nossas vidas? Queremos obedecê-lo? Queremos ser totalmente de Deus? Quer ter intimidade verdadeira com o Senhor? Renda-se e deixe o Espírito Santo guiá-lo. Vamos orar.

Os comentários estão encerrados.