SERMÃO N° 38 – 21.09.2020 | Tema: Princípios de Vida: “Dispõe-te, Agora”.
22 de setembro de 2020
Exibir tudo

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

SERMÃO N° 39 – 28.09.2020 | Tema:  Mantenha Sua Mente Ocupada em Deus.

Texto Bíblico: Eclesiastes 12.13-14 – Colossenses 3.1-4 – Filipenses 4.8-13)

Quebra Gelo: Qual o poder de um pensamento equivocado a respeito de alguma situação? Vitória ou derrota? Constrangimento ou honra? Tristeza ou alegria?

INTRODUÇÃO: “De tudo o que se tem ouvido, a conclusão é: Teme a Deus e guarda a sua PALAVRA”. Queremos refletir hoje sobre a possibilidade que Deus nos oferece de termos pensamentos saudáveis para termos uma vida menos angustiante e conflituosa. Gostaríamos de pensar naquilo que deve ocupar a nossa mente em tempos de guerra ou de paz, calmaria ou turbulência. Queremos trazer a memória que Jesus Cristo nos tirou das trevas para a luz, e com isso nos dá um novo caráter, o caráter de Cristo, Ele nos fez novas criaturas. O Senhor nos ensina que a vida cristã é um exercício diário, frutos da vivência com Cristo e o Senhor sabe da importância desses princípios em nossas vidas. É verdade que somos racionais, tudo o que fazemos passa pela nossa mente, não conseguimos impedir maus pensamentos, mas podemos cair fora deles em Cristo.

Se queremos uma vida abençoada, precisamos buscar a renovação de nossa mente. Vejamos o que nos é proposto para ocupar o nosso pensamento. Há uma palavra que se repete em todo e texto, é a palavra TUDO. Tudo é ….

  1. TUDO O QUE É VERDADEIRO – Oséias 4.1-3 – Não há verdade, nem amor e nem conhecimento do Deus na terra”. Qual a maior necessidade do mundo ontem e hoje? Verdade! Jesus veio porque Ele é a verdade. (João 14.6) Mentiras são geradas na vida do mundo a todo instante e muitas vezes nós também somos enganados e a Bíblia diz que a mentira é do diabo porque ele mente desde o principio. (João 8.44)  Precisamos ocupar nossas mentes comas verdades do Senhor.
  2. TUDO O QUE É RESPEITÁVEL – HONESTO – CONVENIENTE – Como uma pessoa em nossa sociedade pode se tornar respeitável presa a bebida, a droga, a prostituição, ao roubo, a corrupção – estragando a sua vida e a dos outros?  Para isso temos que ver o mundo e os fatos com os olhos de Deus e não com olhos mundanos.
  3. TUDO O QUE É JUSTO – Isto quer dizer que olhando do ponto de vista de Deus, Ele revela na sua lei de amor a sua justiça. Implica em conhecer a Lei do Senhor e nela meditar de dia e de noite, para que tudo seja analisado a luz da Palavra.
  4. TUDO O QUE É PURO – Sou amado e separado por Deus. Sou de Deus. É importante perguntar: a família, o trabalho, relacionamentos, tenho ocupado a minha mente com pensamentos abençoadores em relação a eles?
  5. TUDO O QUE É AMÁVEL – Por que? Fomos atraídos a Cristo por seu amor, Ele nos deixou esse exemplo. Em outras palavras o que Jesus quer dizer é que sempre veremos uma possibilidade quando ocupamos a nossa mente com este sentimento.
  6.  TUDO O QUE É DE BOA FAMA – Boa fama quer dizer – que soa bem. Amém

Conclusão: A última coisa que precisamos refletir aqui é o que o Apóstolo Paulo escreve em Colossenses 3, “Se sois de Cristo…”  Somos de Cristo? Se a nossa resposta a essa pergunta for não, podemos hoje mesmo tomar a decisão de entregar o nosso coração e iniciar uma caminhada mais elevada, mais profunda e significativa. Se já somos, podemos tomar hoje a decisão de ocupar a nossa mente com pensamentos que procedem do alto. Decida hoje. Vamos orar.

Os comentários estão encerrados.