SERMÃO N° 42 – 19.10.2020 | Tema: Viver o Sobrenatural, Nosso Desafio Diário
27 de outubro de 2020
SERMÃO N° 44 – 03.11.2020 | Tema: O Que Fazer Para Ter Uma Vida Melhor?
4 de novembro de 2020
Exibir tudo

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

SERMÃO N° 43 – 26.10.2020 | Tema: “Agendas”

Textos Bíblicos: Lucas 12.13-21; Lucas 10.38-42.

Quebra-gelo: O que você mais gostaria de fazer, mas não tem tempo?

Introdução: A semana passada falamos que os discípulos e as pessoas que estavam ao redor de Jesus deixaram de viver muitas coisas com o Senhor por falta de clareza e de fé, Esperavam a vinda de Jesus e Jesus já estava no meio deles (João 1.26), porém não o percebiam e nem o conheciam. Essa tem sido a nossa realidade muitas vezes, excluímos Jesus da nossa agenda.

            Hoje, uma das frases mais ouvidas é: “eu não tenho tempo”; ou – “como gostaria de ter mais tempo”. Falamos isso porque percebemos que perdemos coisas importantes para o nosso crescimento e gostaríamos de nos envolver com elas. Porém só perceber isso não adianta nada, se não mudarmos de atitude, se não aplicamos nosso tempo para crescer. Até o fim da nossa vida teremos 24h por dia, e isso quer dizer que para podermos dedicar tempo para conhecer e andar com Deus (para crescer) precisamos ajustar a nossa agenda.  Jesus, no texto de Lucas 12, conta a história de um homem que Ele qualifica como “louco”. Por quê? Porque o homem gasta a sua vida a toa, em coisas que Deus não valoriza. Para Jesus o “louco” é:

I – Aquele que faz do dinheiro a sua preocupação maior (v.13) – Jesus conta a parábola porque um homem quer que Ele ordene ao irmão que reparta com ele a herança. A resposta de Jesus é muito interessante, acaso sou EU juiz ou partidor entre vós? E em seguida confronta questionando onde estava o coração dele. Os que fazem do dinheiro uma das principais preocupações da vida são “loucos” para Jesus. Na maior parte do tempo fazemos exatamente como esse homem da parábola, queremos envolver Jesus em nossa agenda.

II – Aquele que coloca as “coisas” (bens) acima de Deus e das pessoas. (v.15) – Jesus manda tomar cuidado com a avareza (amor ao dinheiro). Quando o dinheiro e o acumular bens se tornam a prioridade, nos tornamos “loucos”, caminhamos com o foco errado e mesmo conseguindo algumas coisas não percebemos a destruição que vai se desenvolvendo. Preste bem atenção, Jesus não está questionando os bens, mas as prioridades. Jesus estava trabalhando para que no coração daquele homem a agenda estivesse correta.

III – Aquele que dedica a maior parte do seu tempo a entesourar para si. (v.16-21) – O que dedica seu tempo para acumular bens, para Jesus é um “louco”. Quem então é sábio, segundo a Palavra de Deus? 1) Aquele que dedica seu tempo a aprender de Jesus (Lucas 10.39-42).

                            2) Aquele que vive para fazer o que Deus ensina (Tiago 1.25).

Se Jesus avaliasse nossa vida agora como nos encontraria? Como loucos ou como sábios?

Conclusão: Em Isaias 1.19 Deus afirma que “se quisermos e ouvirmos” a sua vóz comeremos o melhor desta terra. Como está a nossa “Agenda?” Apliquemos a nossa vida (nosso tempo) no que nos torna ricos para com Deus. Use seu tempo para conhecê-lo e fazer a Sua vontade. Você entende que precisa mudar isso em sua vida? O que está disposto a fazer? Levante a mão.  Vamos orar.

Obs: Lembrete se não fizermos uma revisão séria de nossas prioridades, deixaremos de lado o que Deus nos dá como direção e nos ocuparemos com o que nos oprime e destrói.

Os comentários estão encerrados.