SERMÃO N° 46 – 16.11.2020 | Tema: Vivendo Pela Fé
12 de novembro de 2020
SERMÃO N° 48 – 30.11.2020 | Tema: Sonhos Que Viram Realidade
27 de novembro de 2020
Exibir tudo

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

SERMÃO N° 47 – 23.11.2020 | Tema:  Olhos Bons

Textos Bíblicos: Mateus 6.22-23; Números 13.25-33 e 14.6-8

Quebra Gelo: O que significa pra você ter olhos bons? Pode compartilhar?

Introdução: Os textos nos revelam um desafio de Jesus, o resultado de olhos não saudáveis e o resultado de olhos bons. É importante que nos lembremos que vivemos tempos de muita pressão, (relacionamentos, finanças, projetos pessoais e familiares). E em meio as pressões as vezes é difícil manter olhos bons. A palavra nos desafia a não temer as pressões, embora elas nos desgastem. “Olhos bons” nos auxiliam a enfrentar de forma saudável as crises dessa vida. Vejamos algumas coisas importantes nesses textos:

  1. TODA REALIDADE SEMPRE APRESENTARÁ DOIS LADOS. “É bom, porém pode dar errado”, teremos lutas para enfrentar, teremos uma escolha para fazer, Nm 13.27 – a terra é boa…, Nm 13.28-29 – mas, o povo que ali habita são gigantes…, sensação de medo, de derrota.  Essa realidade é a nossa realidade o tempo inteiro e é nesse conflito que somos desafiados a tomar decisões. O texto sugere duas pistas para tomar decisões, podemos fazê-lo de forma consciente, analisando só as dificuldades ou podemos fazê-lo de forma confiante, sem negligenciar as dificuldades, porém agindo na força, sabedoria, discernimento que Deus dá, ouvindo Deus.
  • HABITANDO COM A DERROTA (Os olhos podem ver só dificuldades). Deus já havia prestado toda uma assessoria para eles, já havia feito um levantamento detalhado das dificuldades e já havia dado todas as orientações para caminharem vitoriosamente, porém o coração se deixou contaminar:

Nm 13.31 – não poderemos – sentimento de derrota

Nm 13.32 – começaram a infamar a terra – ressaltar apenas problemas e defeitos

Nm 13.33 – somos como gafanhotos, visão errada a respeito de si mesmo – gera visão errada a respeito do outro (imagem falsa).

  • HABITANDO COM A VITÓRIA (Os olhos precisam ser treinados). Nm 14.7 – fixar os olhos nas possibilidades (Olhar o que é bom. E o que é bom? Os frutos da terra? Não! Bom é a palavra de Deus, o que Deus havia dito). A esperança cresce quando aprendemos a olhar o que é bom na terra. Tinham problemas? O que viram? O que você vê? Quando aprendemos a ver como lugar de promessa tudo fica mais fácil. Não sem lutas, porém fica mais fácil a guerra, fica mais leve a luta. Nm 14.8 – trocaram o medo pela fé, creram. Uma outra preocupação passou a ocupar o coração deles. “Se o Senhor se agradar de nós”, aqui está a ação chave. As lutas estavam ali, instaladas, presentes, eles teriam que enfrentá-las, não poderiam fugir. (Salmo 37.1-9) Consagremo-nos a Deus para honrá-lo, Ele nos abençoará.

Nm 14.9 – não sejais rebeldes contra o Senhor. Não deixem de ouví-lo, ainda que as ameaças estejam presentes. Por quê? Para o nosso próprio bem, para alegria dos outros e para a glória de Deus.

Conclusão: Olhos bons geram discernimento, trazem clareza ao coração, geram confiança e a esperança cresce. Olhos bons conseguem ver além e não se deixam paralisar perante as dificuldades, ainda que sejam grandes. Busquemos olhos bons no Senhor.

Os comentários estão encerrados.