SERMÃO N° 47 – 23.11.2020 | Tema: Olhos Bons
19 de novembro de 2020
Mulheres Gratas ao Senhor
8 de dezembro de 2020
Exibir tudo

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

SERMÃO N° 48 – 30.11.2020 | Tema:  Sonhos Que Viram Realidade

Texto Bíblico: Josué 14.6-15

Quebra Gelo: Quais os seus sonhos em Deus? Pode compartilhar?

Introdução: O relato que acabamos de ler é a concretização de um sonho que começou quarenta anos antes, no momento em que os espias enviados por Moisés (Números 13 e 14) vão a terra da promessa. Calebe ao ver as terras da promessa toma posse delas e a partir daí caminha em perseverança diante de Deus sem desviar os olhos da promessa, sem desviar os olhos da fidelidade de Deus.

Há algumas dicas importantes aqui se queremos ver as promessas de Deus concretizadas:

  1. MANTENHA SUA VIDA NO ALTAR  –  Antes mesmo de sonhar com a terra, de ver a terra, Calebe já havia colocado o seu coração em Deus. Quando entrou na terra ele avistou o Hebron e sonhou com o Hebron. MAS O CORAÇÃO DE CALEB ESTAVA EM DEUS (Nm 14.24 – porque perseverou na minha presença, Eu o levarei a terra em que entrou…). A PRIORIDADE ERA A PRESENÇA DE DEUS. Salmo 37.4 “…agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração…”
  2. COMPARTILHOU SEU SONHO COM MOISÉS – Nm 14.24 “…perseverou em seguir ao Senhor…”. Josué 14.8 nos mostra que Calebe perseverou em seguir o Senhor , compartilhou seus sonhos com Moisés, Moisés ouviu Calebe, ouviu Deus, e declarou a promessa de Deus de que aquela terra seria a sua herança. Calebe ouviu e discerniu a voz de seu líder Moisés. (Josué 14.9)
  3. MANTENHA O TEU CORAÇÃO FIEL A DEUS DIARIAMENTE – Josué 14.9 porque perseveraste em seguir ao Senhor. Fidelidade tem a ver com a seguinte orientação: VÁ FAZENDO O QUE DEUS PEDE (as pequenas tarefas diárias) ATÉ QUE VOCÊ CHEGUE A TUA PROMESSA. Não adianta querer antecipar o relógio, o horário de Deus. (Josué 14.10-11 “…o Senhor me conservou em vida, como falou…, …ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou…, …tenho o mesmo vigor, a mesma força…”. A infidelidade enfraquece a vida (Salmo 38).
  4. MANTENHA O MACHADO AFIADO – Se prepare para receber, para chegar até onde o Senhor me preparou. Discipline a sua vida, cresça espiritualmente, aumente a sua dose de oração, de meditação na palavra, tenha comunhão com os irmãos, não negocie princípios, se envolva com a obra. CREIA E VIVA O QUE VOCÊ CRÊ. (Josué 14.12 “…estou pronto…”, Salmo 108.1 “…preparado está o meu coração…”.
  5. HOUVE MUDANÇA NA LIDERANÇA, MAS A PALAVRA DE DEUS NÃO MUDA JAMAIS – (Josué 14.10-12 “…passaram-se 45 anos…, …tenho agora 85 anos…, …estou pronto…”, versículos 13-15 “…Josué abençoou Calebe e lhe deu Hebron…”, “…recebeu a herança e continuou fiel…, houve paz na terra.  Como é bom ouvir Deus.
  6. ARREGAÇA AS MANGAS E VÁ A LUTA – as vezes as promessas não estão se cumprindo porque não arregaçamos as mangas, nos acovardamos. Precisamos resgatar a ousadia em nossas vidas, precisamos ir à luta na orientação do Espírito Santo, a promessa de Deus não exclui a minha iniciativa. Calebe tinha muitos motivos para parar, ou melhor,  tinha todos os motivos para parar, mas, foi a luta. O POVO ERA MURMURADOR, MALEDICENTE, PORÉM CALEB SE MANTEVE FIEL A DIREÇÃO QUE DEUS HAVIA DADO. A geração que saiu com ele do Egito se perdeu no meu do caminho, somente Josué e Caleb tiveram o privilégio de adentrar a terra com s seus familiares.

Conclusão: Se você quer vitória, mantenha sua vida no altar, aproprie-se das promessas, mesmo que você ainda não consiga vê-las, consagre-se para que assim como Calebe, mesmo no meio de muita murmuração e maledicência e até ingratidão, você possa ver com os olhos de Deus. I João 5.14-15 nos afirma que tudo o quanto pedirmos segundo a sua vontade, Ele nos ouve. Entregue o teu caminho, a tua vida ao Senhor, Ele tem promessas para você, para a sua família e sua cidade.

Os comentários estão encerrados.