SERMÃO N° 05 – 01.02.2021 | Tema: “Solidão Nunca Mais”.
9 de fevereiro de 2021
SERMÃO N° 07 – 15.02.2021 | Tema: “O Poder da Palavra”. (Parte 2)
11 de fevereiro de 2021
Exibir tudo

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

SERMÃO N° 06 – 08.02.2021 | Tema: “O Poder da Palavra”. (Parte 1)

Texto Bíblico: Provérbios 18.21

Quebra gelo: Palavras curam e Palavras destroem, o que você acha disso?

No estudo anterior tratamos do tema da solidão, hoje queremos trabalhar o tema da palavra que abençoa. Vida e Morte estão presentes em nossas palavras, afirma o texto. Então precisamos discernir e fazer com que as palavras que saiam de nossos lábios sejam bênçãos nas mãos do Senhor e na vida das pessoas.

1) – Responsabilidade no falar – “Vida e morte estão no poder da língua, o que bem a utiliza come do seu fruto”. – Tudo que existe em nosso universo veio a existir pelo poder da palavra. E disse Deus… (Gênesis 1.3) Quando formou o homem, Deus o abençoou com a capacidade de se comunicar e cuidar com propósito de abençoar. (Gênesis 1.26) I Pedro 3.8-9 declara que recebemos o chamado para “bendizer” a fim de recebermos bençãos por herança. Provérbios 12.18 afirma o seguinte: “Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina”. Tiago 1.19 nos alerta sobre a prontidão para ouvir e o desafio de ser tardio sobre o falar e sobre o irar-se, porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.
Deus nos deu a capacidade de se comunicar, porém se não formos responsáveis em nossa maneira de falar, com certeza vamos produzir ou reproduzir morte e não benção. É próprio do inimigo usar a comunicação para produzir morte, foi assim que enganou anjos, Adão e Eva e continua levando muitos a destruição ainda hoje.
Nós como discípulos de Jesus temos a responsabilidade de viver e ensinar o evangelho a outras pessoas. Paulo quando escreve ao seu discípulo Timóteo encorajando-o a cumprir esta missão: “Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” (2 Timóteo 4:2). “E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros” (2 Timóteo 2:2).

2) Usando a língua como Deus pretendia – A habilidade de falar dada por Deus ao homem foi atingida pelo pecado, mas ela não é originalmente má. Há muitas coisas maravilhosas que podemos e devemos fazer através da nossa língua. Coisas de extrema relevância no mundo espiritual, veja:
a) – Devemos louvar e adorar a Deus. “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hebreus 13:15).
b) – Devemos orar. “Orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17).
c) – Devemos confessar Cristo na presença dos incrédulos. “Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos” (Marcos 8:38).
d) – Devemos confessar nossos pecados e buscar o perdão. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel, e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).
e) – Devemos edificar nossos irmãos. “Assim, pois, seguimos as cousas da paz e também as da edificação de uns para com os outros” (Romanos 14:19).
f) – Devemos abençoar uns aos outros e até mesmo nossos inimigos. “Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis” (Romanos 12:14). (I Pedro 3.8-9)
Conclusão – Lembremo-nos sempre que nossa capacidade de comunicação é dom de Deus para ser usado em Sua honra e glória. Isso abrirá muitas portas de bênçãos em nossas vidas, com certeza seremos muito abençoados, nós e todos que estiverem ao nosso redor.

Os comentários estão encerrados.