SERMÃO N° 11 – 15.03.2021 | Tema: “Porque Temeis”.
11 de março de 2021
SERMÃO N° 13 – 29.03.2021 | Tema: “Dispõe-te, Agora”.
25 de março de 2021
Exibir tudo

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

SERMÃO N° 12 – 22.03.2021 | Tema: “Benefícios de Um Encontro com Jesus”.

Textos Bíblicos:  Lucas 7.11-17

Quebra Gelo: Você já experimentou o privilégio de receber alguém de surpresa e que resolveu um problema que você estava vivendo?

Introdução: O texto de Lucas traz um relato triste na vida de uma mulher que já trazia no seu histórico uma situação de perda, ela era viúva. Estava agora caminhando em direção ao cemitério para sepultar o seu único filho. No extremo de sua dor, ela tem um encontro transformador com o Senhor Jesus, nesse encontro descobrimos algumas coisas importantes para as nossas vidas, vejamos:

I – SEMPRE ENCONTRAREMOS MISERICÓRDIA E ATENÇÃO – vendo-a compadeceu-se dela e lhe disse… (v.13) – Jesus jamais deixará de dar atenção a alguém que esteja em sofrimento (Mateus 7.7). O mundo de hoje está marcado pelo desinteresse de uns para com os outros, no entanto o Senhor continua provando que o seu interesse nunca diminui e manifesta isso para conosco. O Senhor mesmo afirma que o Pai trabalha até agora e assim também Ele mesmo faz para conosco. (Apocalipse 3.20)

II – SEMPRE ENCONTRAREMOS CONSOLO E ÂNIMO (v.13 “…não chores…) – É muito difícil sofrer sem contar com o apoio de alguém. Jesus é aquele que se aproxima de nós e nos consola. A Bíblia ensina que devemos enfrentar a vida com ânimo se queremos conquistar nosso espaço e vencer obstáculos (Josué 1.6). Jesus é a fonte desse ânimo.

III – JESUS INTERROMPE A TRAJETÓRIA DA TRISTEZA SE IDENTIFICANDO COM NOSSO PROBLEMA (v. 14) “…chegando-se, tocou o esquife…” – Jesus não suportou ver aquela cadeia de sofrimento e mandou parar o enterro. É interessante notar que Ele se mistura com o povo e toca o morto, uma atitude linda, demonstrando identificação com o problema daquela mãe e o interesse em parar aquela situação de dor. Filipenses 1.5-8.

IV – JESUS DEVOLVE A ALEGRIA E A VIDA – “v. 14 e 15 …sentou-se o que estivera morto e passou a falar…” – Em João 11.25 Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida” Se sua vida está em perigo, em situação de destruição, apegue-se, volte-se para Jesus, Ele é a Ressurreição e a Vida. Jesus sabe lidar com qualquer situação de tristeza na vida humana.

Conclusão: Jesus é a vida e todo encontro com Ele produz inúmeros benefícios. Creia e envolva-se com Ele. Tudo o que Ele fez, o fez para trazer vida ao seu coração.

Introdução: As expressões “não temas”, “não temais”, e ainda, “por que temeis?” aparecem cerca de 365 vezes nas Escrituras Sagradas, uma para cada dia do ano. O apóstolo Paulo nos encoraja dizendo que “Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, e de amor e de moderação” (II Timóteo 1.7).  Assim como dirigiu estas palavras aos seus discípulos num momento de profunda luta, o texto relata que havia uma grande e terrível tempestade presente. Jesus direciona esta mesma pergunta aos nossos corações: “Por que temeis?”. Vejamos alguns desafios propostos pelas Escrituras Sagradas para não temermos:

1). – JESUS ESTÁ PRESENTE – (Ele estava a bordo do barco). Se há algum motivo para não temermos, é a presença de Jesus. É interessante observar que a tempestade surgiu do nada, surgiu inesperadamente e estava exercendo um poder destruidor na vida dos discípulos. Apesar de toda experiência que possuíam no mar, diante da tempestade sentiram que nada poderiam fazer. A única coisa que podiam fazer era ir até Jesus e eles foram. (v.25) Não sabiam o que pedir e nem como Jesus iria responder, sabiam que Jesus poderia livrá-los. Se você conseguir entender isso, com certeza a sua luta ficará mais leve, Jesus está presente.

2). –  ELE TEM “O LEME” DE NOSSA EMBARCAÇÃO NAS MÃOS. (deixemo-lo dirigir nossas vidas) Jesus não só está presente, não só está a bordo, Ele tem o leme de nossa embarcação em suas mãos. Se já o recebemos como Senhor e Salvador de nossas vidas, Ele tem o controle, Ele tem a direção, Ele preside junto aos dilúvios. Nada pode tirar o controle de suas mãos. A única pessoa que pode tirar o leme das mãos de Jesus, somos nós mesmos, não aceitando a sua direção.

3). –  ELE FAZ CESSAR A TEMPESTADE. (repreendeu os ventos e o mar e seguiu-se grande bonança). Jesus é o único que tem o poder de fazer cessar a tempestade. Não importa em que área a luta esteja presente em nossas vidas. Pode ser que a sua luta seja bem diferente da minha. Talvez a sua tempestade esteja na área familiar, ou financeira? Trabalho? Falta de trabalho?  Talvez saúde? Não sei, eu sei apenas de uma coisa, a tempestade pode aparecer e pode aparecer inesperadamente, porém se Jesus está à frente, Ele mesmo faz cessar a tempestade, a bonança já vem.

4). – É PRECISO RECONHECER TODA AUTORIDADE DE JESUS – os discípulos perceberam que Aquele com quem caminhavam já há algum tempo era portador de uma autoridade que excedia qualquer poder humano estabelecido. O desafio continua o mesmo, reconhecer que o Senhor a quem servimos é dotado de toda autoridade nos céus e na terra. Jesus é Senhor, é o mesmo ontem, hoje e o será sempre. O poder que possuía no passado, continua exatamente o mesmo e pode nos socorrer.

Conclusão: Cristo está no barco contigo. Já entregaste o comando do teu barco para Ele? Você consegue reconhecer a autoridade que pousa sobre a cabeça de Jesus. Você já entregou a sua vida para Ele, se não o fez, entrega o teu caminho e Ele te satisfará os desejos do teu coração. Renda-se e Ele fará o melhor.

Os comentários estão encerrados.