SERMÃO N° 22 – 31.05.2021 | Tema: “Discernindo o Inimigo de Nossas Almas”.
11 de junho de 2021
SERMÃO N° 25 – 21.06.2021 | Tema: “Contendas e Guerras, a Solução”.
18 de junho de 2021
Exibir tudo

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

SERMÃO N° 24 – 14.06.2021 | Tema: “A Origem das Contendas”.

Texto Bíblico: Tiago 4.1-10

Quebra-gelo: Leia Tiago 1.13-15 e compartilhe o que Deus fala contigo.

Introdução: O capítulo 4 de Tiago começa com uma pergunta muito desafiadora e que deveria nos levar a pensar com mais frequência nela, veja: “De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? Creio que todos nós já nos envolvemos em algum tipo de “guerra ou contendas” e quando isso acontece, naturalmente transferimos a culpa para alguém. O texto de Tiago nos mostra essas verdades com o propósito de nos ajudar a não entrar em confusões desnecessárias, ou seja, podemos experimentar o poder do arrependimento, da santidade e consagração no Senhor. Vamos ao texto:

Nesses poucos versículos encontramos algumas fontes onde se originam “contendas e guerras”, elas se originam:

  1. Em nosso próprio coração (v. 1-3) – “…de onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne…” – Na verdade Tiago está dizendo que quando a nossa vontade, quando os nossos desejos se tornam nossa prioridade, as portas para que as contendas e guerras se estabeleçam em nós se abrem e inevitavelmente entraremos por elas. Em Mateus 15.19-20 Jesus afirma que é do coração que procedem maus designíos., ou seja, o nosso coração é naturalmente ruim. Nos seus conflitos quem tem dirigido a sua vida, a Palavra de Deus ou os seus desejos?
  • Amizade com o mundo (v. 4) – “… quem quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus…” – No livro de Efésios 4.17-24 Paulo nos exorta a não andarmos como andam os que não conhecem a Deus, sem entendimento e com o coração cheio de dureza, envolvidos com todo tipo de pecados, se corrompendo e corrompendo os outros, fazendo do mundo o seu padrão de vida. Muitos estão em contendas e guerras porque tem se deixado guiar pelos padrões do mundo, muitos abandonam a fé por desejarem o que o mundo oferece. Em Efésios 4.25-32 (leia) somos chamados a ter uma atitude diferente do mundo, somos chamados a uma mudança de vida seguindo o padrão de Deus, o mundo não é nosso padrão.
  • Diabo (v 7) – “…resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós…” – Em Efésios 6.11 somos lembrados que o Diabo lança mão de “astutas ciladas”, no versículo 18 somos alertados sobre os “dardos inflamados do Maligno”. Quando Tiago nos orienta a resistir é porque tudo o que Satanás tem como propósito é destruição, no entanto, tudo é oferecido com uma embalagem gostosa e atraente, se não fosse assim, ninguém se envolveria com o pecado. Não há nada absolutamente bom oferecido pelas trevas, o propósito sempre é matar, roubar e destruir. Além disso temos que lidar com as ações continuas de acusação das trevas. Apocalipse 12.10 nos apresenta Satanás como acusador dos irmãos, que não mede esforços para a destruição dos irmãos e irmãs.

Conclusão: A maioria das guerras e contendas tem origem nessas três fontes, em nosso próprio coração, no mundo e em Satanás. Na próxima semana vamos meditar nas orientações que Deus nos traz através de Tiago para vencermos as contendas e guerras. Fique atento e não perca a continuidade, assim Deus te levantará como um “vencedor”. Esse é o desafio de Deus para nós, é tempo de avançar, porém com entendimento, sabedoria e muita “unção” do Espírito Santo. Vamos em frente no poder do nome de Jesus.

Os comentários estão encerrados.