SERMÃO N° 24 – 14.06.2021 | Tema: “A Origem das Contendas”.
11 de junho de 2021
SERMÃO N° 26 – 28.06.2021 | Tema: “Preservando a Unidade”.
25 de junho de 2021
Exibir tudo

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

SERMÃO N° 25 – 21.06.2021 | Tema: “Contendas e Guerras, a Solução”.

Texto Bíblico: Tiago 4.1-10

Quebra-gelo: Leia Tiago 1.13-15 e compartilhe o que Deus fala contigo.

Introdução: A semana passada falamos sobre a origem das contendas e guerras a partir do capítulo 4 de Tiago, hoje gostaríamos de refletir a respeito das soluções de Deus encontradas no mesmo texto que lemos.  O mesmo texto que nos mostra as origens das contendas e guerras que existem entre nós, (são coisas que acontecem entre nós), também nos apresentam algumas orientações para que possamos vencer. Falamos que a fonte delas está em nosso próprio coração; que está no desejo de ter as coisas que o mundo oferece e nas artimanhas que o Diabo arma com o propósito de nos ferir. Hoje queremos refletir sobre os desafios que nos enchem de autoridade para vencer. Se você quer ser um vencedor nas suas contendas e guerras, venha conosco:

A luz do texto de Tiago encontramos alguns caminhos oferecidos por Deus para vencer:

  1. Precisamos conhecer o Senhor e a sua vontade (v. 8) – “…chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós outros…” – Talvez você pergunte, como eu posso me chegar a Deus para que Ele se achegue a mim? É importante lembrar que foi Deus quem tomou a iniciativa de enviar seu Filho (João 3.16) para que pudéssemos estar na presença do Pai.João 14.6 Jesus afirma que Ele é o caminho, e a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão for por Ele. João 10.9 Jesus afirmou que Ele é a porta e é necessário entrar por Ele. Você já entregou sua vida ao Senhor Jesus?
  • Nos humilharmos diante do Senhor – (v. 6 e 10) – “…Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes…” – a humildade nos faz perceber quem somos, o que Deus fez por nós e o que Deus deseja fazer em nossas vidas. Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos levantará. A humildade é divina e traz vida ao nosso coração. Caminhe em humildade diante do Senhor e Ele te dará direção em todas as guerras e contendas.
  • Santidade – (v. 8) – “…Purificai as mãos, pecadores; e vós de ânimo dobre (inconstante), limpai o coração…” I Pedro 1.14-15 nos chama a atenção que como filhos da obediência precisamos caminhar em direção a santidade. A santidade abrange não só atitudes, mas abrange corpo, alma e posicionamento espiritual, a inconstância tem tirado muitos do propósito de Deus.
  • Coração quebrantado – (v. 9) – “… afligí-vos, lamentai e chorai…” – pecado não se justifica, pecado se arrepende, se confessa e se deixa. Se queremos vencer as guerras e contendas, precisamos ter clareza que o salário do pecado produz morte.
  • Ser guiado pelo Espírito Santo – (v.5) – não é possível caminhar bem com o coração dividido. Romanos 8.14 afirma que os que são filhos de Deus, são guiados pelo Espírito Santo.

Conclusão: A maioria das guerras e contendas tem origem em nosso próprio coração, no mundo e em Satanás, porém Tiago nos orienta a nos sujeitarmos a Deus e resistirmos ao Diabo. Mas, lembre-se: antes de resistir, precisamos nos sujeitar ao Senhor e aí a vitória será estabelecida. Esse é o desafio de Deus para nós. Vamos avançar, porém cheios do Espírito Santo de Deus.   

Os comentários estão encerrados.