SERMÃO N° 25 – 21.06.2021 | Tema: “Contendas e Guerras, a Solução”.
18 de junho de 2021
SERMÃO N° 27 – 05.07.2021 | Tema: “É Preciso Sonhar”.
2 de julho de 2021
Exibir tudo

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

SERMÃO N° 26 – 28.06.2021 | Tema: “Preservando a Unidade”.

Texto Bíblico: Efésios 4.1-16

Quebra-gelo: Leia Efésios 4.11-16 e compartilhe o que Deus fala contigo.

Introdução: O capítulo 4 de Efésios começa com um forte apelo para que os irmãos buscassem compreender o corpo de Cristo e como ele se estabelece. Paulo nos faz lembrar que existe um só corpo, um só Espírito, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos. Ao mesmo tempo somos desafiados a nos abrir e permitir que o Senhor trate nosso coração, transforme nossos sentimentos, amplie a nossa visão e nos leve a caminhar em perseverança para que fique do jeito que Deus deseja e para isso somos chamados a “preservar” a unidade no Espírito. Encontramos alguns desafios de Deus para as nossas próprias vidas, vejamos:

  1. Somos filhos e precisamos andar como filhos e filhas do Senhor (v. 1) – “…rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vossa vocação…” – uma das definições de vocação tem muito a ver com “estilo de vida”. Deus fez uma grande obra, marcada pela entrega do seu único Filho para que nós pudéssemos viver a vida proposta pelo Senhor. Paulo estava em lutas, sua condição era a de um prisioneiro, porém não eram as circunstâncias que definiam a sua vida, ele sabia quem ele era no Senhor e lidava com a vida a luz das orientações do Senhor. É preciso que nos levantemos para andar de modo digno de nossa “vocação” em Cristo Jesus.
  • Nosso modelo de caminhada é Jesus – (v. 2 e 13) – “…com toda humildade e mansidão, com toda longanimidade, sendo suporte uns aos outros em amor…”, nos tornando cada vez mais parecidos com Cristo. – Gálatas 5.22 afirma que a partir do momento em que o Espírito Santo controlar as nossas vidas Ele produzirá em nós esta espécie de fruto. Precisamos caminhar olhando com mais firmeza para o Senhor e procurar imitá-lo em todo o tempo e em todas as circunstâncias.
  • Precisamos ser tratados pelo Senhor – (v. 12) – “…com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para edificação do corpo de Cristo…”. Será que conseguimos perceber que precisamos ser aperfeiçoados, não estamos falando do treinamento para a execução de alguma tarefa, estamos falando de áreas de nossas vidas que por não estarem devidamente tratadas nos impedem de ser um instrumento útil para a edificação do corpo de Cristo. Você consegue perceber que precisa ser aperfeiçoado?
  • Somos guerreiros da unidade – (v.3) – “… esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz…” – Deus deseja levantar um povo com um coração zeloso para preservar a unidade do Espírito. No Salmo 133.1-3 somos lembrados que a luta pela unidade e comunhão, nos leva a experimentar da vida e da benção do Senhor para sempre. O que você acha sobre isso?

Conclusão:  Esse é o desafio de Deus para nós. Somos chamados para abençoar uns aos outros em Cristo Jesus. Vamos avançar, porém cheios do Espírito Santo de Deus e preservando a unidade no Espírito.

Os comentários estão encerrados.