Mês da Família
5 de outubro de 2021
SERMÃO N° 02 – 14.03.2022 | Tema: “Voltando Para a Essência.”
3 de abril de 2022
Exibir tudo

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

SERMÃO N° 01 – 30.03.2022 | Tema: “Preparados Para Viver o Amor de Deus.”

Texto Bíblico: Hebreus 6.9-11; I João 4.16; João 13.35

Quebra Gelo: Você já teve que socorrer alguém em algum acidente? Estava preparado para prestar o socorro? Se você, hoje, precisasse socorrer alguém que teve um acidente grave, saberia o que fazer?

Introdução: Alguém já disse que, aqui na terra, estamos ensaiando para a eternidade. Seja no louvor e na adoração, seja no viver uma vida íntegra e santa, estamos ensaiando para viver eternamente na presença de Deus. Com o amor é assim também – estamos ensaiando – e o escritor aos Hebreus recomenda que mantenhamos este entusiasmo até o fim de nossas vidas, “Porque Deus não é injusto. Como é que Ele pode esquecer-Se do trabalho incansável de vocês por Ele, ou esquecer-Se do modo pelo qual vocês costumavam mostrar o seu amor por Ele – e ainda mostram auxiliando os seus filhos? E a nossa preocupação é que vocês continuem assim mesmo, amando os outros enquanto a vida durar, a fim de que recebam a sua recompensa completa” (Bíblia Viva).

Estamos em treinamento! A maior lição que podemos aprender na vida é, de fato, amar. Estamos num treinamento bastante sério. Deus está fazendo uso de dor e sofrimento, alegria e conforto, oposição e cooperação, para nos transformar em pessoas capazes de amar profunda e completamente.

Amar urgentemente – (Hebreus 6.10-11) – Não podemos perder tempo e nem tampouco as oportunidades de viver e demonstrar o amor de Deus. Continue firme, demonstrando até o fim. Tudo passa muito rápido e a cada dia a eternidade se aproxima. As oportunidades para expressarmos amor vêm e vão rapidamente; não podemos perde-las.

 Amar consistentemente – (I João 4,16) – O estar em Deus é refletido de forma concreta para com as demais pessoas, estejam elas próximas ou distantes de nós. Devemos habitar nessa vida de amor em que “todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele”.

Amar intencionalmente – (Romanos 12.10) – A NVI traduz assim: “Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal”. Nosso amor, em si, é imperfeito, é menos do que aquilo que Deus deseja. Talvez por temperamento, ou por feridas emocionais você ame menos ou demonstre menos amor por outros. A exortação de Paulo é que nos dediquemos com amor, trata-se de uma ação intencional. “Dediquem-se”, isso requer de nós que tenhamos disposição e atitude. Muito mais do que sentimento, é o exercício da nossa vontade.

Amar com expectativa – (Hebreus 6.11-12) – Nossa expectativa tem que ser até o fim. Isso nos torna imitadores daqueles que pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas. À medida que praticamos, nos aproximamos do um mover sobrenatural, o fruto do Espírito é, Amor.

Saber que o nosso amor é um testemunho para o mundo – (João 13.35)O mundo todo está observando como é o amor que temos uns pelos outros. Jesus deu ao mundo o direito de julgar a autenticidade de nossa fé pela maneira como nos amamos. Provamos nossa fé em Cristo, não apenas pelas regras que obedecemos, mas também pelo amor que dedicamos uns aos outros. Note que Jesus não disse: “Amem a mim”, como prova do nosso discipulado. Ele disse: “Amai-vos uns aos outros” – isso demonstrará ao mundo que são meus discípulos(as).

Conclusão – O amor entre nós é um reflexo do amor de Deus, tangível e contagiante, que permite o testemunho do poder de vidas transformadas. O melhor que podemos fazer para alcançar nossa comunidade para Cristo é amar. À medida que amamos as pessoas no Reino de Deus, começamos a amar os outros, também. As pessoas ao nosso redor terão dificuldades em acreditar que Deus existe, se não virem o amor na comunidade cristã (Filipenses 2:2-4). O mundo está desesperado por amor. Devemos ser o sal que aguça a sede da água viva (Mateus 5:13; João 7:38). Nosso amor mútuo demonstra a nossa unidade com o Pai e também com a comunidade (João 17:21).

A influência da igreja não acontece por causa do número de frequentadores do prédio ou da programação. Nossa influência dentro da nossa comunidade está baseada no amor que temos uns pelos outros. Muitos formam uma opinião sobre Deus baseada em nossa reputação – “Você pode ser a única imagem de Jesus que as pessoas verão”.

Frequentemente, somos conhecidos por causa dos nossos posicionamentos radicais contra alguns assuntos, em vez do que deveríamos ser e demonstrar: as boas novas de um amor, largo, comprido, alto e profundo – Efésios 3:17-18. O mundo que clama por socorro, tem visto em nós este amor que é o reflexo do amor de Deus?

Os comentários estão encerrados.