IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ
SERMÃO N° 14 – | Tema: “Vivendo a Palavra com Integridade”
Texto Bíblico: Tiago 1.22-25; Lucas 6.46-49
Quebra Gelo: Qual a diferença entre ser praticante e ser ouvinte da Palavra de Deus?
Introdução – O texto de Tiago e também de Lucas nos desafiam de forma profunda a não sermos somente ouvintes das Escrituras, pois essa prática pode nos levar ao engano. Muitos acabam incorrendo nesse erro, ouvem, não colocam em prática e vão negligenciando as preciosas direções e orientações que o Senhor Jesus nos traz por intermédio da sua Palavra.
Vamos pensar sobre algumas perguntas que o texto nos sugere:
Em Filipenses 2.12 somos desafiados a desenvolver a nossa salvação, precisamos avançar e crescer na prática da Palavra de Deus. Quando aprendemos algo sobre o caráter ou os propósitos de Deus, mas não vivemos isso, algo morre dentro de nós. Alguém disse que: “impressão sem expressão leva a dureza de coração” (Mateus 13.15), ou seja, nos tornamos crentes de “aparência” Em II Timóteo 3.1-7 Paulo fala de uma geração de aparência, uma geração que aprende sempre, que tem muitas informações, mas que não consegue colocar em prática o que aprende e que acaba se enganando e levando outros ao engano.
Em Atos 11.24 temos o testemunho de Barnabé e a palavra afirma que ele era um homem bom. A ideia é que “ele era bom por dentro, a cada camada, sendo o mesmo de fora para dentro”. O que ele era em casa, era em todos os lugares, uma pessoa íntegra e praticante da Palavra de Deus. A sua integridade diante da Palavra o levava há uma vida produtiva, abençoada e abençoadora.
Como está a sua disposição para praticar a Palavra do Senhor?
Conclusão: Viver a Palavra por inteiro, ou com integridade, esse é o nosso grande desafio e propósito. Jesus através do seu sacrifício, abriu as portas de acesso ao Pai e enviou o Espírito Santo para que sejamos guiados em toda a verdade. (João 16.13)
Adaptado Bíblia do Discipulado
(Se desejar se aprofundar e crescer nesse desafio, medite em Salmo 15; Atos 4.36-37; Atos 11.22-24; II Timóteo 3.1-14 e anote o que Deus fala contigo)