IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ
SERMÃO N° 05 – 04.04.2022 | Tema: “Uns aos Outros – Mandamentos Recíprocos”
Texto Bíblico: I Pedro 1.22; I Pedro 3.8-9: I Pedro 4.9-10; I Pedro 5.5 e 14
Quebra Gelo: Leia I João 1.7 e compartilhe o que Jesus está falando ao teu coração. No que essa palavra te desafia?
Introdução – Através do apóstolo Pedro na sua primeira carta, Deus nos encoraja a nos envolvermos com o seu propósito com uma visão saudável, profunda e transformadora.E nesse propósito todos nós temos responsabilidades e podemos ser instrumento de cura nas mãos do Senhor. Em Colossenses 1.18 Deus nos lembra que Jesus “é a cabeça do corpo, da Igreja”. No corpo todos os membros são importantes e todos são chamados a caminhar de acordo com a direção que Deus dá. Precisamos ouvir a voz de comando dAquele que é a Cabeça, Jesus. Assim como temos direção para ir para fora, temos orientações de como devemos agir dentro do corpo, chamamos essas orientações de mandamentos recíprocos. Vamos refletir um pouquinho sobre esses desafios:
1.Em sua experiência, qual é uma característica de uma relação recíproca?
2.O mandamento de amar uns aos outros é repetido muitas vezes no Novo Testamento. Quais dimensões são acrescentadas em 1 Pedro 1.22?
3.Qual frase de 1 Pedro 3.8 parece ser a mais desafiadora?
4.O que é mais difícil para você: deixar outros servirem você com seus dons ou você servir outros com os seus dons?
5.Quais os mandamentos recíprocos listados abaixo que mais chamam a sua atenção? (Obs: Mandamentos recíprocos aparecem mais de 60 vezes no Novo Testamento, vamos listar apenas alguns aqui).
Obs: Caso você queira se aprofundar um pouquinho mais, busque na sua Bíblia todas as vezes que o Senhor ordena essa prática mútua, com certeza você se surpreenderá.
Conclusão: O desejo de Deus é usar a sua vida para que essa seja a prática normal do povo de Deus. Muitas vezes ficamos esperando alguém praticar para que possamos começar, mas o desafio é começar a partir de nós. Lembre-se do que Deus falou para Abraão que através dele todas as famílias da terra seriam abençoadas, assim é conosco também. Somos abençoados para abençoar.