Discipulado Kids
Discipulado Kids 38 - 05/12/18
Texto Bíblico: Gênesis 2Princípios Bíblicos: Individualidade – Deus fez a cada um de modo especial. Ninguém é igual, todos somos diferentes. Cada um deve ser conhecido pelo seu nome e respeitado em suas diferenças. Soberania – Deus nos fez com capacidade e inteligência para descobrir e criar muitas coisas, Ele nos deu a terra para governar. União – Nós temos uma aliança com Deus quando cremos em Seu filho Jesus. A união com as pessoas nos faz mais fortes e capazes. Precisamos uns dos outros para viver.
1°) Mensagem (25 min): Durante a criação do mundo, lá no Jardim do Éden, Deus ensinou muitos princípios a Adão e Eva. E até hoje, podemos aprender com esses princípios de Deus. Durante essa semana, vamos aprender sobre os princípios de Individualidade, Soberania e União. Vamos aprender quais são eles lendo o texto bíblico a seguir: “Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome. ” Gênesis 2.19 Deus deu a tarefa ao Adão de colocar nome em todos os animais. Deus criou muito animais e cada um deles era diferente dos outros. Quando Deus deu essa tarefa para o homem, Ele ainda não havia criado Eva. Adão então aprendeu sobre o Princípio de Individualidade, pois viu que Deus criou muitas e muitas coisas, mas nenhuma é igual à outra. Toda a criação de Deus é única, não há nada igual. Adão observou a característica de cada um para poder escolher os nomes que daria. Depois que Adão escolheu o nome de todos os seres vivos, ele percebeu que todos tinham um par. Deus criou um macho e uma fêmea de cada animal. Deus criou o leão e a leoa, criou o gato e a gata, o carneiro e a ovelha. Mas Adão estava sozinho, não tinha um par. Então Deus deixou Adão concluir que a criação ainda não estava completa. Depois disso, Deus de uma forma surpreendente, criou a mulher através da costela do homem. Dessa forma, Deus mostrou o seu governo sobre toda a criação. Ele permitiu que o homem percebesse que ele precisava de um par, assim como os animais. Deus também deixou o homem fazer parte da criação da mulher, tirando uma parte dele para criá-la. Adão aprendeu mais um princípio, o Princípio de Soberania, pois reconheceu a autoridade, o poder e o domínio de Deus acima de todas as coisas. A função dos seres humanos é viver em comunhão com Deus e uns com ou outros. Deus não criou ninguém para viver sozinho, mas sim em união. Adão também teve a oportunidade de escolher o nome da mulher. Ele observou que ela era semelhante a ele, mas tinha algumas diferenças internas, no modo de ser, e diferenças externas, na aparência. E a chamou de Eva, que significa cheia de vida ou mãe da humanidade. Deus criou cada pessoa de uma forma única, com características e habilidades diferentes para que todos vivam em harmonia, pois precisamos uns dos outros para viver: esse é o Princípio da União. Da mesma forma, os seres humanos necessitam viver em união com Deus. Viver em união é muito importante! Deus separou-se da humanidade por causa do pecado, porém Deus em sua Soberania planejou e resgatou a todos através da vinda de Seu filho Jesus à terra. Adaptado: [Sementes do Amor – Princípios de Individualidade, Soberania e União]
Líder: Converse com as crianças sobre as seguintes questões.
1) Deus fez você único, no mundo não existe ninguém como você. Fale seu nome e diga o que você gosta muito de fazer. 2) Deus não nos criou para vivermos sozinhos. Quais atividades você gosta de fazer junto com seus amigos e sua família? 3) Quais são suas características únicas que Deus criou você? (Cantar muito bem, correr muito rápido, fazer lindos desenhos, ser muito bondoso) 4) Deus nos criou com capacidade e inteligência. Como você acredita que pode usar a sua inteligência para criar algo belo?
Momento de orar (10min): Peça para as crianças fecharem os olhos e se concentrarem em Deus. Ore com elas agradecendo por nos ter feito únicos em todo o mundo e para nos ajudar a trabalharmos em união. Peça para Deus nos direcionar e sabermos como usar nossa inteligência e soberania para expandirmos o Reino de Deus.
Estudo G.E kids – 37
Quebra gelo: Quem te protege o tempo todo…. Pense por um minuto. Texto bíblico: Deuteronômios 33: 27 (O Deus Eterno é o nosso protetor, ele sempre nos protege com os seus braços) Introdução: Nós crescemos acreditando que nossos pais nos protegem o tempo todo, acreditamos que com a proteção deles somos inabalados. Mas na verdade não são nossos pais que nos protege o tempo todo pois apesar de tentar fazer isso e muitas vezes conseguem, em algum momento eles não estão por perto para nos proteger como ex: quando estamos na escola, com amigos entre outras. Como lemos na bíblia agora pouco Deus é a nossa proteção durante 24 horas do nosso dia. Porque... 1 – ELE sempre nos protege: Em qualquer circunstância que você está vivendo hoje Deus irá cuidar de você, aquela situação com algum amigo de escola, com alguém da igreja, ou com alguém da própria família. Deus protege você, protege seu coração das feridas, das mágoas, de ressentimentos. Deus sempre está com seus braços protetores nos esperando, basta apresentar a situação a ELE que você terá a ajuda que precisa, o consolo que vem de Deus e sua direção no que você deve fazer. 2 – Não tenha medo (Deuteronômios 31:8): Deus nos mostra que não devemos ter medo que ELE esta conosco na nossa frente que não vai te abandonar. Deus esta com seus braços protetores abertos e estendidos para nos proteger, assim nos dando a confiança que ELE não ira te abandonar NUNCA, na verdade você já pode ter ouvido alguém dizer que Deus o abandonou em alguma circunstância, na verdade são as pessoas que abandona a Deus, desistem de esperar e confiar no Senhor. Não acredite NUNCA que Deus irá te abandonar pois temos essa promessa de proteção do Senhor o tempo todo e a sua palavra nos dize que DEUS não é homem para que minta então digo: NÃO TENHA MEDO, CONFIE. 3- Seja forte: no livro de Josué já se inicia por varias vezes dizendo para que sejamos forte e corajosos. Então digo a vocês que não se deixe intimidar por circunstâncias do dia a dia, nem por amigos de escola, mas busque força, coragem, determinação e proteção no Senhor, pois ELE está pronto para fazer tudo isso por você, basta você buscar em oração com seu coração aberto para ouvi-lo e senti-lo. Conclusão: Deus está conosco o tempo todo nos protegendo de todo mal, então vamos orar para que Deus continue derramando a sua proteção sobre sua vida, orar para que você seja sempre forte e tenha coragem de buscar oque Deus tem preparado para você e orar para que NUNCA tenha medo de viver e esperar os planos de Deus na sua vida.Download Estudo 36.docx Download Estudo 36.pdf
36-DISCIPULADO KIDS
Quem conhece você por completo?
Quebra-gelo: Alguém te conhece de verdade? O que você considera de mais íntimo na sua vida?
Texto bíblico: Salmo 139:13-16
Introdução: Por muitas vezes pensamos que as pessoas a nossa volta nos conhecem, nossa família, aqueles amigos com quem compartilhamos nossos sonhos, que caminham intimamente (muito próximo) de nós. Até mesmo quando olhamos para nós mesmos “achamos” que nos conhecemos. Olha o que a bíblia, a palavra do Senhor tem a nos dizer:
1 – Aguem nos criou (Salmo 139:13): Não há história de cegonha ou, tive você, filho (a) porque eu quis. Na verdade, ter filhos são sempre planos de um casal, mas as vezes o que esquecemos é que foi Deus quem nos criou, não somos o “acaso”, mas uma criação de Deus. Este versículo nos ensina que Deus nos criou ainda no íntimo do nosso ser, no ventre de nossa mãe, nem nós, nem nossa mãe nos conhecia ainda, mas Deus já estava nos criando de acordo com os planos dele, Ele já nos conhecia no íntimo.
2 – Não há como se esconder (Salmo 139:15): Às vezes queremos esconder nossos pensamentos, sentimentos das pessoas e algumas vezes até o fazemos, disfarçamos, mas de Deus não conseguimos esconder nada, nem mesmo nossos pensamentos. Ele nos conhece no secreto, mesmo que no silencio. Deus conhece o nosso coração, pensamentos, alegrias, tristezas, frustrações, enfim não há como esconder NADA de Deus.
3 – Minha vida (Salmo 139:16): Deus nos criou desde o ventre da nossa mãe, me conhece inteiramente (interior e exterior, ação e reação), sabe TUDO sobre nós até o que está no nosso intimo que por vezes nem mesmo nos sabemos até que por meio do seu Espirito Santo seja revelado. E neste versículo (16) Deus nos mostra que nos conhece até o fim (do começo “ventre” ao fim “morte”), nossos dias já foram e estão escritos por Ele, antes mesmo de eles existirem. Neste momento vejo o poder só Senhor sobre nós e o derramar do seu amor e misericórdia, pois mesmo sabendo que somos pecadores e nos conhecendo tão intimamente, Ele nos criou, nos ama todos os dias e cuida das nossas vidas do começo ao fim.
Conclusão: Seus amigos podem saber muito sobre você, sua família te conhecer desde o seu nascimento (seus gostos, seu jeito, tudo ou quase tudo). Mas quem te conhece verdadeiramente antes mesmo do nascimento desde a barriga de sua mãe, te conhece do seu íntimo (interior, coração, pensamentos). E já sabe toda a sua vida é Deus, quem te criou e te ama com um amor incondicional (sem medidas).
Orar: Orar agradecendo por tudo que Deus faz por você, pela escola que estuda, pelos amigos que tem, pela família que Ele escolheu pra receber você, pois TUDO o que você tem e vive, te foi dado, escrito e planejado pelo seu criador – Deus. Meu desejo é que cada uma de vocês cresçam cada vez mais no caminho escrito por Deus para suas vidas.
Michele Magri
Download Estudo 35.docx Download Estudo 35.pdf
35-DISCIPULADO KIDS
Deus presente IV
Clame a mim!
Quebra gelo: O que é clamar?
Texto básico: Jeremias 33:3.
Introdução: Clamar é chamar, falar, invocar, perguntar. Na Bíblia é rogar, pedir com insistência. Deus deseja que assim o façamos em oração.
Desenvolvimento: No estudo anterior vimos que Deus olha para nosso coração, de Deus nada se esconde, e Ele deseja está mais perto de nós, então “busque-O enquanto Ele está perto”(Is. 55:6). Nosso Deus está perto e quer ser seu melhor amigo, companheiro, conselheiro. O mundo deseja tomar para si jovens imaturos, lhes dando prostituição, o crush ( em inglês esmagamento, colisão em português imensa paixão) percebe o plano cruel do inimigo de nossas almas? Deus não deseja que tenham uma colisão um esmagamento no coração mas um coração com Paz! (Jo. 14:27).
Fique atento as ciladas do inimigo, Então ore, clame a Deus.
1-Para ter uma vida de oração:
Em Jeremias 33 Deus diz que quando lhe chamam Ele responde, não é maravilhoso saber que nosso Deus está perto e nos ouve, melhor Ele diz que nos responderá ao chamado e nos conta coisas grandes, misteriosas
Paulo nos ensina a levarmos uma vida de oração, uma vida que esta alicerçada na graça do Deus, e em Tess. 5:17 aprendemos que devemos ora sem cessar porque dependemos de Deus porque somos fracos e inúteis sem Deus.
2-Deus tem planos para nossa vida:
São planos sobre o que pedimos, sobre os sonhos Dele pra nós. Continuando a leitura de Jr. 32:27 encontramos promessas de cura, restauração, prosperidade ...
Precisamos aprender que confiar em Deus significa alinhar radicalmente nossos propósitos e desejos com os de Deus pois Ele deu ” um só coração” ao seu povo.
Sinta essa oração “Queira ser bem mais que já é, deseje dá a Deus o melhor de si, ofereça sacrifício de louvor, seja uma adorador por excelência, você tem adoração em seu DNA”(Nane Azevedo).
Quer saber os planos de Deus pra você? Então ore e Lhe pergunte.
3- Nada é impossível para Deus.
Em Jr.32:27 Deus nos diz “Eu sou o Senhor, o Deus de toda humanidade. Há alguma coisa impossível para mim? O único e verdadeiro Deus cumpre o que promete porque é poderoso, “e tudo que pedimos em oração crendo, receberemos” (Mt.21:22).O Senhor não nos dá poder para ser tudo que desejamos, mas para sermos tudo que Ele quer que sejamos, ... mais que vencedores (Rm 8: 37). Por isso precisamos ter a mente de Deus, nossa intimidade com Ele vem por passarmos momentos íntimos em oração e ação para amarmos a Deus acima de todas as coisas.
- Então, porque não recebemos quando pedimos? *Você esta pedindo com fé? *Seus pensamentos estão alinhados eus quer pra você? * você tem intimidade pra pedir.
Conclusão: Clamar é mais do que orar é buscar de todo coração respostas de Deus em Oração.
É chamar Deus para agir por nós, colocá-Lo no centro de nossa vida e perceber que somos dependente Dele. Deus quer se revelar a todos em momentos íntimos de oração nos dando mais do que pedirmos e merecermos.
Mas nós é que determinamos o quanto Ele vai agir e o quanto vamos conhecer de Deus.
Após clamar transforme sua oração em ação:
“O Senhor disse à Moisés: -Por que clamas a mim? Diga ao povo que marche. Êx. 14:15.
Por: Ediana Frazão
Fonte: -Bíblia
-Meditação na Quarta de Oração Clama a mim! De Telma Queiroz.