Discipulado Kids

Download Estudo 36.docx   Download Estudo 36.pdf

 

36-DISCIPULADO KIDS

Quem conhece você por completo?

 

Quebra-gelo: Alguém te conhece de verdade? O que você considera de mais íntimo na sua vida?

Texto bíblico: Salmo 139:13-16

Introdução: Por muitas vezes pensamos que as pessoas a nossa volta nos conhecem, nossa família, aqueles amigos com quem compartilhamos nossos sonhos, que caminham intimamente (muito próximo) de nós. Até mesmo quando olhamos para nós mesmos “achamos” que nos conhecemos. Olha o que a bíblia, a palavra do Senhor tem a nos dizer:

1 – Aguem nos criou (Salmo 139:13): Não há história de cegonha ou, tive você, filho (a) porque eu quis. Na verdade, ter filhos são sempre planos de um casal, mas as vezes o que esquecemos é que foi Deus quem nos criou, não somos o “acaso”, mas uma criação de Deus. Este versículo nos ensina que Deus nos criou ainda no íntimo do nosso ser, no ventre de nossa mãe, nem nós, nem nossa mãe nos conhecia ainda, mas Deus já estava nos criando de acordo com os planos dele, Ele já nos conhecia no íntimo.

2 – Não há como se esconder (Salmo 139:15): Às vezes queremos esconder nossos pensamentos, sentimentos das pessoas e algumas vezes até o fazemos, disfarçamos, mas de Deus não conseguimos esconder nada, nem mesmo nossos pensamentos. Ele nos conhece no secreto, mesmo que no silencio. Deus conhece o nosso coração, pensamentos, alegrias, tristezas, frustrações, enfim não há como esconder NADA de Deus.

3 – Minha vida (Salmo 139:16): Deus nos criou desde o ventre da nossa mãe, me conhece inteiramente (interior e exterior, ação e reação), sabe TUDO sobre nós até o que está no nosso intimo que por vezes nem mesmo nos sabemos até que por meio do seu Espirito Santo seja revelado. E neste versículo (16) Deus nos mostra que nos conhece até o fim (do começo “ventre” ao fim “morte”), nossos dias já foram e estão escritos por Ele, antes mesmo de eles existirem. Neste momento vejo o poder só Senhor sobre nós e o derramar do seu amor e misericórdia, pois mesmo sabendo que somos pecadores e nos conhecendo tão intimamente, Ele nos criou, nos ama todos os dias e cuida das nossas vidas do começo ao fim.

Conclusão: Seus amigos podem saber muito sobre você, sua família te conhecer desde o seu nascimento (seus gostos, seu jeito, tudo ou quase tudo). Mas quem te conhece verdadeiramente antes mesmo do nascimento desde a barriga de sua mãe, te conhece do seu íntimo (interior, coração, pensamentos). E já sabe toda a sua vida é Deus, quem te criou e te ama com um amor incondicional (sem medidas).

Orar: Orar agradecendo por tudo que Deus faz por você, pela escola que estuda, pelos amigos que tem, pela família que Ele escolheu pra receber você, pois TUDO o que você tem e vive, te foi dado, escrito e planejado pelo seu criador – Deus. Meu desejo é que cada uma de vocês cresçam cada vez mais no caminho escrito por Deus para suas vidas.

Michele Magri

Download Estudo 35.docx   Download Estudo 35.pdf

 

35-DISCIPULADO KIDS

Deus presente IV

Clame a mim!

Quebra gelo: O que é clamar?

Texto básico: Jeremias 33:3.

Introdução: Clamar é chamar, falar, invocar, perguntar. Na Bíblia é rogar,  pedir com insistência. Deus deseja que assim o façamos em oração.

Desenvolvimento: No estudo anterior vimos que Deus olha para nosso coração, de Deus nada se esconde, e Ele deseja está  mais perto de nós, então “busque-O    enquanto Ele está perto”(Is. 55:6). Nosso Deus está perto e quer ser seu melhor amigo, companheiro, conselheiro.  O mundo deseja tomar para si jovens imaturos, lhes dando prostituição,  o crush ( em inglês esmagamento, colisão em português imensa paixão) percebe o plano cruel do inimigo de nossas almas? Deus não deseja que tenham uma colisão um esmagamento no coração mas um coração com Paz! (Jo. 14:27).

                        Fique  atento as ciladas do inimigo, Então ore, clame a Deus.

 1-Para ter uma vida de oração:

                        Em Jeremias 33 Deus diz que quando lhe chamam Ele responde, não é maravilhoso saber que nosso Deus está perto e nos ouve, melhor Ele diz que nos responderá ao chamado e  nos conta coisas grandes, misteriosas

                         Paulo nos ensina a levarmos uma vida de oração, uma vida que esta alicerçada na graça do Deus, e em Tess. 5:17 aprendemos que devemos ora sem cessar  porque dependemos de Deus porque somos fracos e inúteis sem Deus.

2-Deus tem planos para nossa vida:

 São planos sobre o que pedimos, sobre os sonhos Dele pra nós. Continuando a leitura de Jr. 32:27 encontramos promessas de cura, restauração, prosperidade ...

Precisamos aprender que confiar em Deus significa alinhar radicalmente nossos propósitos e desejos com os de Deus pois Ele deu ” um só coração” ao seu povo.

                           Sinta essa oração “Queira ser bem mais que já é, deseje dá a Deus o melhor de si, ofereça sacrifício de louvor, seja uma adorador por excelência, você tem adoração em seu DNA”(Nane Azevedo).

Quer saber os planos de Deus pra você? Então ore e Lhe pergunte.

3- Nada é impossível para Deus.

                              Em Jr.32:27 Deus nos  diz “Eu sou o Senhor, o  Deus de toda humanidade. Há alguma coisa impossível para mim? O único e verdadeiro Deus cumpre o que promete porque  é poderoso, “e tudo que pedimos em  oração  crendo, receberemos” (Mt.21:22).O Senhor não nos dá poder para ser tudo que desejamos, mas para sermos tudo que Ele quer que sejamos, ... mais que vencedores (Rm 8: 37). Por isso precisamos ter a mente de Deus, nossa intimidade com Ele vem por passarmos  momentos íntimos em oração e ação para amarmos a Deus acima de todas as coisas.

- Então, porque não recebemos quando pedimos?  *Você esta pedindo com fé? *Seus pensamentos estão alinhados eus quer pra você? * você tem intimidade pra pedir.

 

Conclusão: Clamar é mais do que orar é buscar de todo coração respostas de Deus em Oração.

É chamar Deus para agir por nós, colocá-Lo no centro de nossa vida e perceber que somos dependente Dele.  Deus quer se revelar a todos em momentos íntimos de oração nos dando mais do que pedirmos e merecermos.

                                 Mas nós é que determinamos o quanto Ele vai agir e o quanto vamos conhecer de Deus.

                                  Após clamar transforme sua oração em ação:

 “O Senhor disse à Moisés:  -Por que clamas a mim? Diga ao povo que marche. Êx. 14:15.

Por: Ediana Frazão

Fonte:  -Bíblia

             -Meditação na Quarta de Oração Clama a mim! De Telma Queiroz.

       

Download Estudo 34.docx   Download Estudo 34.pdf

 

34-DISCIPULADO KIDS

Deus presente III

Deus vê o seu coração.

28/10/2018 à 03/11/2018

Quebra gelo:  Deus, ao olhar seu coração, fica feliz?

Texto base: I Sm 16:07; 2 Cor  9:8.

Introdução:   No mundo as pessoas julgam pela aparência. Mas Deus julga com precisão     porque só Ele vê nossos corações. O cristão que teve um verdadeiro encontro com Deus, busca o caráter de Cristo é um cidadão íntegro exemplo de fé em sua geração,  Assim, Deus nos julga por nossa fé e  caráter.

Desenvolvimento: As pessoas querem ser autênticas e dizem “ eu sou assim mesmo”  não    percebem que estão na contramão do Evangelho. Se você crê em Cristo não interessa como você  foi porque agora é nova criatura, “não vivo mais eu, Cristo vive em mim” (Gl. 02:20)

                        Então devemos ter relacionamento de Paz, por onde passar e deixar o bom perfume de Cristo (2Cor. 2:15), fazer a diferença com muita fé para não banalizar a Graça de Deus por nós.

                        Para aprimorar seu caráter e mudar seu  coração precisa:

           1-Reconhecer que precisa de Deus:

          Li  certa vez: “ nunca seremos grandes a ponto de não precisarmos de Deus, o salmista diz isso no Sl. 121:1,2. O homem por si só não tem forças para enfrentar nada, nossa força vem de Deus pois “ele dá forças ao cansado e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor” Isaías 40:20.

           Você reconhece que precisa de Deus? Então louve-O em sua vida.

         2-Consagração e santificação:(não espere ficar velhinho pra ser santo)

                        São o processo para ganharmos o Céu, é amadurecer espiritualmente, é o resultado de uma vida dedicada a Jesus como discípulo: devocional, leitura bíblica com prática da Palavra. Deus tem  pra nós muitas promessas,  para recebê-las precisamos purificar nosso coração(2Cor. 7:1).

Você deseja a santificação em sua vida? Então consagre-se a Deus em todos os seus dias.

        3-Queira mudar:

                        A mudança no mundo começa por nós, eu mudo o mundo como cristão, não o mundo me muda com seu mundanismo, falta de moral e incredulidade,  precisamos a cada dia ser melhor. Deseje a transformação e mudança que Deus quer ( Rom. 12:2), seja um autêntico cristão não um crente de camiseta apenas, deseje mudar.

                        Você deseja mudar? Então peça a Deus um coração puro.

         4-Deseje a presença do Espírito.

Se desejar essa presença é porque você esta buscando a santificação e se consagração a Deus. Observe-se, e diga se tem o fruto do Espírito.

                        O fruto Amor, é o princípio vivificante da conduta cristã.

 E o fruto do Espírito: é o Amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. Gl.5:22.

                         Jovem, faça do Espírito Santo seu *companheiro.

Conclusão:      Sem a presença do Espírito Santo você nada poderá fazer. É Ele quem te ajuda a se santificar (Sl.51:10).  Deseje essa presença maravilhosa (Sl. 51:11). Pois nossa inclinação natural e agradar a nós mesmo em vez de agradar a  Deus, esses são os que dizem  “eu sou assim mesmo”; Transforme-se preencha seu coração com novos pensamentos e desejos.

                          Sua boa conduta só poderá vir de um coração puro.

“... se o seu olho direito faz com que você peque, arranque-o e jogue-o fora. Pois é  melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ser atirado no inferno ...”

Mt. 5:29

Por: Ediana Frazão

Fontes:Bíblia e estudos temáticos.

*Companheiro= discípulo, camarada, amigo, associado, colega, parceiro, sócio, partidário, pessoa com quem se estabelece uma relação fixa de amizade profunda.

   

Download Estudo 33.docx   Download Estudo 33.pdf

33-DISCIPULADO KIDS

Deus Presente II

Deus nossa Rocha

21/10/2018 à 27/10/2018

 

Quebra-gelo: Você reconhece a presença de Deus em sua vida?

Texto básico: Salmos 62.

Introdução:   Na meditação anterior vimos que DEUS é sempre presente que é nosso refúgio, nos apoia quando estamos angustiados e nos dá alegrias.

Desenvolvimento:  Agora vamos meditar de como é bom confiar nesse Deus que está sempre presente conosco. Temos que ter toda nossa confiança depositada  em nosso Deus sabendo  Ele está no controle, permite que esperemos pacientemente, pois  Ele nos resgata. Só por nossa vontade, paixões, intelecto nada resolvemos; A pior dor  é o vazio de não ter poder para resolver nossos problemas.  Mas o verdadeiro alívio vem da Esperança da nossa salvação.  E o problema do homem não é saúde, educação ... mas salvação.

 Assim, vamos observar no Salmo 62  três aspectos de Deus sendo nossa Rocha:

1 – A minha alma espera somente em Deus dele vem minha salvação v.1.:

Reafirmar nossa fé em Deus é um louvor que deve está presente em nossos corações todos os dias. Ao nosso redor tem alguém que precisa de  uma palavra positiva que venha do coração de Deus e que saia de sua boca.  Certa vez assisti a um filme onde um homem desesperado ameaçava lançar-se do alto de um prédio,  o povo embaixo murmurava gritando “te joga logo, não posso me atrasar no emprego” tentando,  o pobre homem aflito à se jogar,  Satanás também fez isso  com Jesus (Mt. 4:3-11). Jesus é nossa Rocha inabalável, Satanás está ao nosso derredor *cuidado com atitudes erradas, palavras depreciativas, intimidação, ameaças, maus tratos psicológicos com as pessoas,  tudo isso é o famoso bullying, você pode esta sendo usado pelo inimigo. Tenha a convicção no coração  de que só de Deus vem a salvação e que por sua boca pode vir a salvação para outro, esse é nosso dever como cristão - proclamar o Evangelho.

Você reconhece Deus em sua vida? – então, proclame a salvação de Jesus aos outros;

2 – Confie em Deus, ó povo, em todos os tempos derramai perante Ele o vosso coração;  Deus é nosso refúgio v. 8.:

Então jovens, derramem seus corações a Deus, hoje  é nosso tempo, louve-O com atitudes, nossa vida é passada a limpo quando aceitamos Jesus como nosso Salvador  logo, Jesus passa a ser nosso Refúgio.   A oração pode aliviar nossas tenções, só Deus nos entende plenamente e nos livra em nossas dificuldades, lute para ser cada dia melhor, lute como Davi lutou “em nome do senhor” (1Sm.17:45).

 Você reconhece Deus em sua vida? – então, não deixe satanás afrontar a Deus pelos seus atos:  desobedecendo, respondendo, desrespeitando, pois  aquele que sabe fazer o bem e não faz, comete pecado Tg. 4:17;

3 – A ti também, Senhor, pertence a misericórdia pois retribuirás a cada um segundo sua obra v. 12:

 Não se pode plantar melancia e desejar colher uvas; não se pode ser desobediente e esperar receber presentes. Caminhe no Senhor, então jovem, busque ao Senhor enquanto se pode achar, invoque-O enquanto esta perto Is. 55:6.   Reflita sobre isso, seja um cristão autêntico, íntegro. Não atraia a ira de nosso Deus, que é amor mas é justo.

Você reconhece a presença de Deus em sua vida? – Então, peça perdão para quem magoou,  desobedeceu ou deixou de dá uma boa palavra.

Conclusão: Tenha no coração e repita uma palavra que Jesus nos deixou de exemplo “... enquanto estou no mundo sou luz no mundo ...” Jo. 9:5. -  Brilhe!

Por: Ediana Frazão.

Fonte: Bíblia Sagrada.