Discipulado Kids

Download Se Ouvirem A Voz De Deus.docx

Download Se Ouvirem A Voz De Deus.pdf

19-SE OUVIREM A VOZ DE DEUS!

27/05/2018 à 02/05/2018

 

Quebra Gelo:  Você conhece alguém que é teimoso? Como é conviver com essa pessoa?

Texto Base: Hebreus 3:7 e 8 - “Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,Não endureçais os vossos corações,Como na provocação, no dia da tentação no deserto”.

Introdução: Somos privilegiados. Jesus veio ao mundo e morreu pelos nossos pecados e através dessa sacrifício hoje temos a oportunidade de nos relacionarmos com Deus e experimentar o melhor Dele para a nossa vida. Deus quer ter comunhão íntima conosco e ser convidado para participar de tudo que nos diz respeito. É por isso que um dos nomes de Deus é Emanuel, que significa “Deus conosco”. Ele não quer que vivamos em confusão e medo, mas sim que vivamos TUDO DE BOM que Ele tem para nós.

Desenvolvimento: Para vivermos tudo de bom que Deus tem para nós precisamos

1-LEMBRAR QUE O TEMPO É HOJE (Hb 3:13) -  O Espírito Santo nos convida hoje para esse tempo de intimidade e comunhão.  Hoje é o tempo oportuno. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Amanhã pode ser muito tarde. Temos a oportunidade de começar a usufruir o melhor de Deus aqui neste mundo ou continuarmos vivendo uma vida miserável longe de Deus pela nossa dureza de coração. Deus nos convida, mas a escolha é nossa.  Outra razão é que não somos eternos, de um momento para o outro podemos morrer e perder a salvação.

2-OUVIR A VOZ DE DEUS (Hb 3:7) – Deus nos fala de diversas maneiras, pode ser através de pessoas, circunstâncias, sonhos, através do Espírito Santo quando nos aquietamos para ouvir o Senhor,mas Deus nos deixou a sua Palavra escrita que é a bíblia. A fonte mais confiável da Sua voz.   (Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça. 2 Tm 3:16).  O ouvir neste versículo requer uma atitude de se deslocar do lugar ou de como você está, em direção a Deus e da vontade Dele. Sair da zona de conforto não é fácil e exigirá sacrifícios, mas quem buscar vai desfrutar o melhor de Deus. Deus está falando alguma coisa com você nesses dias?

3 – NÃO ENDUREÇA O SEU CORAÇÃO (Hb 3:8) – Endurecer significa duro, resistente, adaptado a condições adversas, teimoso, obstinado.  O ser humano se acostuma, se acomoda com as condições que estão a sua volta, mesmo que não sejam favoráveis. Tem algo na sua vida que Deus está falando e você não está querendo fazer, ou obedecer? Tem algo que você sabe que precisa mudar, mas ainda não mudou?

Conclusão:  Vamos orar pedindo a Deus para sempre amolecer nosso coração e deixar nosso ouvido bem ligado para ouvirmos o que Ele tem para nos falar. Então vamos orar.

Por: Claudete Martins Valério

Discipulador Kids: Só lembrando você ode fazer o que Deus ministrar seu coração para ministrar as crianças. Use a criatividade do Senhor em cada GE.

Download Coração Aquecido.docx

Download Coração Aquecido.pdf

18-CORAÇÃO AQUECIDO

20/05/2018 à 26/05/2018

 QUEBRA-GELO: Você já se queimou alguma vez? Como foi? Ficou marca?

TEXTO BÍBLICO: Romanos 1:16-17

INTRODUÇÃO:  Quando nos queimamos com fogo, dói, e muitas vezes fica uma marca que quando olharmos sempre vamos lembrar. Essa semana comemoração como Metodista a experiência do “Coração Aquecido” de John Wesley. Ele não sentiu dor, mas foi aquecido e marcado com a Palavra de Deus e nunca mais esqueceu.

DESENVOLVIMENTO:

A turma toda estava animada, vendo um livro de fotografias que a Vovó trouxe de sua viagem à Inglaterra. Tanta vontade de ir lá, conhecer de perto as coisas que a gente lê nos livros! Logo a Rebeca encontrou a foto de uma placa onde estava escrito: "Aldersgate". "O que é isso?", perguntou todo o mundo, quase ao mesmo tempo. A Vovó, animada com o interesse da criançada pela história da Igreja, começou a contar: "Vocês conhecem o João Wesley, né?

O fundador da nossa Igreja. Claro que a gente fala assim porque tem de identificar alguém, mas um monte de gente boa trabalhou muito para fazer nascer a Igreja Metodista. João Wesley nunca esteve sozinho nessa tarefa. Mas ele foi um líder de todas essas pessoas, alguém de confiança e de muita fé em Deus.

João Wesley sempre foi dedicado às coisas do Senhor. Ele gostava de orar, de ler a Bíblia, de visitar as pessoas enfermas e presas e de conversar com seus amigos sobre bons livros e sobre as Santas Escrituras.

 Eles fundaram um movimento chamado Clube Santo." "Clube Santo?", perguntou o Ian, muito curioso, já planejando como poderia usar essa idéia no próximo acampamento de crianças. Já pensou que legal, um clube para a gente viver aventuras e ainda aprender as coisas de Deus?

 Seria o máximo!! "Sim, respondeu a Vovó. Era um clube santo porque os seus membros tinham o compromisso de sempre viver da maneira como a Bíblia nos mostra.

Tinham de ser amorosos, dedicados, leitores da Bíblia, pregadores da Palavra de Deus. Esse clube funcionou durante o tempo em que João Wesley estava na Universidade de Oxford, na Inglaterra."

"E depois?", voltou a perguntar Rebeca. Como esse tal Alderqueite entrou na história?"

"Aldersgate", corrigiu amorosamente a Vovó, é uma rua que existe na cidade de Londres.

Um dia, João Wesley foi a essa rua para se encontrar com um grupo de pessoas que estavam reunidas para orar. Ele não estava muito a fim, mas decidiu ir...

 Olha o que aconteceu com João Wesley. "Mas ele foi mesmo assim, prosseguiu a Vovó, porque temos de servir a Deus com fidelidade, mesmo nos dias em que a gente se sente desanimado ou triste. Se não fosse assim, João Wesley teria perdido uma das experiências mais importantes da vida dele!

Depois, ele escreveu no seu diário: 'Quando eram oito e quarenta e cinco da noite, eu senti o meu coração estranhamente aquecido... Senti que confiava em Jesus e que ele tirava os meus pecados e me livrava do pecado e da morte!'. Aquele dia era 24 de maio de 1738 e entrou para a história dos metodistas como a 'Experiência do Coração Aquecido'. Foi um momento tão importante que muita gente considera até o começo do movimento metodista."

"Ah, é por isso que tem gente que fala que nós somos o povo do coração aquecido?", interrompeu o Ian, mais animado ainda.

 "Sim, é isso mesmo!", disse a Vovó, apontando para a placa no livro. "E agora, nesta rua, lá na Inglaterra, existe uma placa dizendo que foi ali que tudo começou.

Se a gente é um povo do coração aquecido, é porque Deus quer que todas as pessoas metodistas sejam amorosas, dedicadas, que gostem de orar e de ler a Bíblia, como João Wesley e os primeiros metodistas fizeram.

 Quem age assim, nunca tem o coração frio. Tá sempre quentinho para acolher as pessoas que precisam de amor, não é?"

 A turma toda aplaudiu a Vovó, que sempre sabia tudo sobre a Igreja Metodista e ensinava com muita alegria. E, mais uma vez, foram observar os detalhes daquela placa que, lá na Inglaterra, mostra para todo o mundo que passa que Deus faz coisas gostosas acontecerem na vida e no coração da gente, quando pedimos com fé.

APLICAÇÃO: Essa foi a experiência de John Wesley. Ele foi queimado pelo poder do Espírito Santo e sua vida nunca mais foi a mesma. Suas missão, visão e valor foram transformados. E hoje aqui estamos nós a Igreja Metodista, fruto de um coração aquecido e transformado.

1-A justiça pela fé (Rm 1:16-17): Não somo salvo por causa das coisas, obras, ou atividades que fazemos para Deus. Somos salvo pela graça (Ef 2:8), é um presente de Deus, não porque merecemos, mas porque Ele nos amou primeiro (1 Jo 4:19). E recebemos esse presente através da fé (Ef 2:8), através da confiança em Deus, de acreditar em Deus.

2-Não se envergonhe do evangelho é poder de Deus (v.16): Paulo não se envergonhava porque pregava (falava, vivia) sobre as boas Novas a respeito de Cristo. Uma mensagem de salvação que tem poder para transformar vidas, e é destinada a todos, sem exceção. Quando você se sentir constrangido, com vergonha lembre-se do que Jesus fez por amor a você.

 3-Agradar a Deus (Gl 1:10): Depois da dessa experiência John Wesley queria agradar a Deus e obedece-Lo não por obrigação, ou medo, mas por gratidão, por amor. Precisamos ter nosso coração aquecido pela Palavra de Deus para podermos experimentar um vida de amor a Deus. Se não formos aquecido pela Palavra, cheios do Espírito Santo, olharemos para a Bíblia como um livro de regras e proibição, quando na verdade ELA É UM LIVRO DE AMOR E LIBERTAÇÃO.

4-Ide e fazei discípulos (At 1:8 e Mt 28:19-20): Quando somos cheio do Espírito Santo a Palavra e a ação do Espírito Santo gera um revolução em nossa vida e a partir da nossa vida. E assim seremos testemunhas (é aquele que fala do que vê e vive) Dele, verdadeiros discípulos e discípulas. E cumprir o “ide” será um revolução de amor. Nossa vida hoje, o sermos cheios do Espírito Santo hoje marcará vidas que nem podemos imaginar, mas podemos acreditar.

CONCLUSÃO: Você deseja aceitar Jesus com seu Senhor e Salvador? Você quer ter um coração aquecido pela Palavra de Deus e pelo Espírito Santo?.

Por: Debora Ap Santana Silvestre

Fonte: Departamente Nacional de Trabalho com criança (DNTC)

Obs: Discipuladores essa semana vamos ministrar sobre “A experiência do coração aquecido” para lembramos nossa história como Metodista, mas essa data só tem significado para aqueles que experimentam o ser cheio do Espírito Santo, se não é somente mais uma história, mais um testemunho. Então ore, clame a Deus, jejue (mesmo os discipuladores e discpuladoras que não estão na equipe de trabalho do Encontro com Deus são convidados a fazer o jejum junto com a equipe, pois equipe não é somente quem vai trabalhar lá no fim de semana, mas todos nós somos uma grande equipe de trabalho de Deus) essa semana antes de ministrar seu GE. Clame pelo derramar do poder do Espírito Santo sobre seus discípulos e discípulas. Eu creio, eu oro, e por isso falo (2 Co 4:13) do batismo no Espírito, para alegrai nossa enquanto filhos e filhas de Deus, para salvação dos perdidos e para a GLÓRIA DE DEUS (missão, visão e valor).

 Também oriento cada discipulador e discipuladora à assistir o filme “Wesley – um coração transformado pode mudar o mundo (editado para fins...) no You Tube antes de ministrar seu GE essa semana e depois da ministração motive seu grupo a assistir também.

Com amor que verdadeiramente vem do coração de Deus (por que fui aquecida e queimada com esse amor) para o meu coração por você discípulo, discípula, ovelha querida...

Pra. Debora

Download Resgatando Os Valores Perdidos No Lar.docx

Download Resgatando Os Valores Perdidos No Lar.pdf

17- RESGATANDO OS VALORES PERDIDOS NO LAR

13/05/2018 à 19/05/2018

Quebra-gelo: Você já perdeu alguma coisa de muito valor dentro de casa mesmo? Como foi?

Texto Bíblico: Lucas 15:8-9

Introdução:  Esta mulher não perdeu a moeda na rua, mas dentro de casa, sem sequer ter saído de lá. A moeda, um denário, tinha mais valor do que a ideia que passa na nossa mente quando pensamos em uma moeda. Era a paga por um dia inteiro de trabalho de um trabalhador normal. E esta perda de algo valioso dentro de casa me fala de outros valores (não materiais) que muitas vezes perdemos dentro de casa. Muitos valores que devemos guardar dentro de casa, no convívio com nossos familiares podem ser comprometidos. Valores emocionais como: o respeito, o carinho, o amor, a paciência, a compreensão, a dedicação, o serviço, a harmonia, a paz, a doação de si mesmo, etc. Também de valores espirituais, como: a oração, o devocional, a fé, o temor de Deus, a meditação na Palavra, e outros.

Desenvolvimento: O processo de recuperação da moeda por parte desta mulher envolveu cinco atitudes que vejo como sendo a forma de reencontramos nossos valores perdidos.

1-Acender a candeia: O texto sagrado revela que a mulher acendeu a candeia. Ela buscou mais luz porque havia falta dela… e não há como procurar algo no escuro. Que luz é esta que nos auxilia nesta busca? É a obediência a Palavra de Deus e ação do Espírito Santo. Trazer à luz também é expor o que estava oculto. Tem alguma coisa que você está escondendo de Deus ou dos seus pais?

2-Varrendo a casa: Aquela casa necessitava de limpeza. A sujeira que estava lá naquele chão podia esconder a moeda. Não sabemos porque havia sujeira, talvez aquela mulher tenha deixado a janela aberta e um pé de vento trouxe sujeira para dentro de casa. O mesmo acontece conosco. Muitas vezes nos expomos demais a este mundo e permitimos que sua sujeira entre em nossa casa e coração. Às vezes pela TV, ou por meio de não-crentes com quem convivemos, pelo celular, pela internet… mas o fato é que quando a sujeita do mundo entra, encobre e esconde de nós aquilo que temos perdido. Se quisermos reencontrar valores, precisamos nos livrar da sujeira que entrou! O que do mundo você precisa varrer da sua vida? O que do mundo precisa ser varrido na sua família?

3-Procurando com Diligencia: Aquela mulher procurou com diligência seu valor perdido. Tem crente que chora no apelo, mas depois não dá um passo para alcançar aquilo que perdeu em sua vida espiritual ou familiar. A mulher de nossa história empreendeu uma busca diligente, dedicada. Isto fala de disposição de concerto.

4-Até Encontrar: A mulher não apenas foi diligente, como também foi perseverante. A parábola nos revela que ela não parou de buscar enquanto não encontrou aquilo que havia perdido.

5-Alegria Publica: Assim que reencontrou o que havia perdido, a mulher reuniu suas amigas e vizinhas para se alegrarem. O testemunho de restauração sempre animará outras pessoas, especialmente aquelas que estão iniciando a sua busca. Tudo o que Deus nos dá deve ser dividido com outros.

CONCLUSÃO: Como estão os valores na sua família? Tem algo se perdendo, ou que já se perdeu? Que atitude você precisa tomar? Vamos orar!

Por: Pr. Luciano Subirá

Download Vá levante e brilhe e a Deus dê a glória.docx

Download Vá levante e brilhe e a Deus dê a glória.pdf

16 - Vá levante e brilhe e a Deus dê a glória.

06/05/2018 até 12/05/2018

Quebra-gelo: Você brilha ou é sem brilho.

Referências bíblicas básico:   Jr. 29:11  porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para dar o fim que desejais.

 Desenvolvimento:  Deus nos criou para o seu louvor Sua louvar e sua gloria (Ef.1:11). Se mil anos vivessemos não seriam o suficiente para lhe louvar pelo seu imenso amor, cuidados, e pelo sangue de Jesus derramado por nossos pecados. E seu propósito para nós, sua criação, é que brilhemos e resplandeçamos sua glória.

Assim, vamos meditar três pontos de como fazemos para brilhar, e resplandecer jesus em nossas vidas:

01 . Temer a Deus.

        A Bíblia nos explica que é sábio temer a Deus, porque toda sabedoria vem de Deus, respeitar a Deus e fazer sua vontade teremos sabedoria (Pv.9:10).

        E para quê você precisa de sabedoria? Para ter pensamento pensamento estratégico para ser bom estudante, para ter um bom convívio com pessoas para levá-las com Céu, que é o lugar para onde, nós crentes em Cristo Jesus, iremos e devemos levar nossos amigos, parentes, colegas de escola ..., pense em alguém e imagine como seria bom se ele também fosse temente a Deus e aceite seu conselho ( Sl.25:14).

         Você fala que Jesus salva aos outros?

        Então você brilhe, dê gória a Deus!

02 – Ter um coração perfeito.

          Possuir um coração perfeito é amar verdadeiramente a Deus, é ter um coração cheio  do desejo de fazer o que é certo. É buscar é corrigir nossas falhas, já ouviu alguém dizer? ”eu nasci assim e vou morrer assim” ninguém morre como nasce, crescemos, envelhecemos, nos formamos, casamos, realizamos ou não nossos sonhos, ..., é uma grande falta de conhecimento do amor de Deus dizer isso, pois Deus deu seu único Filho que nos transformar e nos dá vida eterna, Não é? A voz do povo nunca será a voz de Deus, pois a voz de Deus é o Espirito Santo que fala a quem tem um coração perfeito (2Cr.9:10).

Vá,  levante e brilhe com esse coração perfeito, aleluia!

03O Senhor é nossa força.

          Os super heróis possuem duas identidades, perceba o plano do inimigo de nossas almas: nos confundir. Em uma identidade ele é só, fraco, feio, pobre e desempregado, aí ele pega uma máscara ou capa ou varinha, ou martelo, ufa e de repente tcharan, ele  é admirado, forte, poderoso, rico e ainda salva as pessoas.

            “Não fiquem tristes a alegria do senhor é nossa força” Ne.08:10. Não precisamos de mácara, precisanos de fé no Altissímo. Davi jovem e pequeno foi um herói na com uma pedra derrubou um gigante, Sansão arrependido e retomando sua   lutou e venceu mil homens, Josué com derrubou uma forte muralha só lhe rodeando.  A Bíblia é repleta desses heróis da fé.    Que foram fortes porque ...O Senhor era sua força, por isso eles brilham até hoje.

             O relacionamento com Deus é uma escolha e é construido. Com Jesus como nosso salvador temos acesso direto a Deus, esse relacionamento nos dá força porque Deus se alegra e nos torma heróis de hoje, amando a Deus, honrando pai e mãe, sendo pessoas íntegras, referências pra outros verem nossa força – Jesus em nós -, não se entristeça se não for picado por uma aranha,nem por não ter martelo ou capa.  Basta fazer Deus alegrar com seu testemunho de um jovem fiel  com um relacionamneto sério, comprometido, apaixonado pela  Palavra.

               Assim você não poderá se esconder ou se disfarçar porque você brilhará e seu brilho alegrará o Senhor e “... a alegria  do Senhor é a nossa força” Ne.8:10.

               Você deseja ser luz por onde andar?  Deseja ter um relacionamente sério com Deus?  Então vamos orar e

                                                 Vá levante e brilhe e a Deus dê a glória!

Referencias bíblicas:  Sl. 25:14; 2Cr. 16:09; Ne.8:10; Fil. 4;4.

                                        Arca de Nóe, 3 palavrinhas.

                                         Páre de sentir dó de si mesmo, Charles Ribeiro.

Por: ediana frazão.