Discipulado Kids

Download Estudo 30.doc   Download Estudo 30.pdf

Discipulado Kids

30 - Princípios de Caráter e Mordomia

Texto Bíblico: Gênesis 2:15

 

Princípio Bíblico: Ensinar que devemos administrar nossos bens, corpo, mente e principalmente o coração. Deus, desde o princípio, ensinou que o trabalho e a administração de tudo, provém dEle. Ensinar que, para colhermos bons frutos, devemos plantar coisas boas e cuidar delas.

1°) Mensagem (25 min):

Você consegue lembrar como chama o primeiro livro da Bíblia?

É o livro de Gênesis, e nele está escrito como foi a criação do mundo, feita por Deus. Deus criou todas as coisas: o céu, a terra, o mar, as plantas, os animais, as frutas. E depois que Ele criou todas as coisas, Deus criou o homem e a mulher. Lá em Gênesis está escrito que Deus criou o homem com o pó da terra e então Ele assoprou as narinas e ordenou que houvesse vida, e assim foi criado o primeiro ser humano. Deus criou um jardim lindo para que o homem vivesse e cuidasse dele. Deus ensinou o homem e a mulher como eles deveriam viver em um lugar tão perfeito, onde não havia pecado. E também ensinou a eles que para eles viverem lá, deveriam cuidar e governar a terra. Você sabe o que é governar? Governar é cuidar de alguma coisa, manter arrumado. Você já viu a mamãe ou papai limpando e arrumando a casa? Então, eles estão governando a sua casa. Deus quis que Adão e Eva cuidassem do jardim, regando as plantas, limpando as folhas caídas no chão, cortando as plantas que estivessem grandes. Isso é uma forma de governar a terra. Você sabe o que é cultivar? Cultivar é plantar, trabalhar no jardim para que ele sempre esteja bonito, semear e colher, regar as plantinhas. E guardar significa conservar o que já existe no jardim, deixando todas as coisas em ordem. Quando Deus criou o mundo, Ele fez tudo com muita perfeição e isso demonstrou o caráter de Deus. O caráter é a nossa marca, nossa característica. Quando nós gostamos de ajudar o próximo, isso é uma característica. Quando você é obediente, isso é outra característica. Cada um de nós, temos várias características e todas elas juntas formam o nosso caráter. Deus também ensinou ao homem que apesar de ter criado todas as coisas, o homem deveria cuidar de todas elas, produzindo e trabalhando no jardim, para que o que Deus criou permanecesse conservado.

Adaptado: Sementes do Amor – Princípios de Caráter e Mordomia

2°) Aplicação:

Princípios: Caráter e Mordomia.

Palavras-chave: Cultivar/Trabalho, Guardar/Administração.

Trabalho: “Esforço físico e/ou mental que ocasiona cansaço; o esforço dos membros em ocupação pela qual a subsistência é obtida; serviço; qualquer coisa a ser feita, seja de maior ou menor importância; conquista. ” (WEBSTER, 1828)

Administrar: “o governo de uma casa; de negócios; para dirigir ou conduzir assuntos de uma família... para tratar com cuidado...” (WEBSTER, 1828). Apesar de ter feito tudo perfeito, Deus planejou que o homem continuasse cuidando da criação. E esse princípio pode ser usado em nossas vidas até hoje. Deus nos ensina que é importante cuidarmos das nossas coisas, mantermos o quarto arrumado e limpo, cuidar do nosso corpo e nossos pensamentos, guardar os brinquedos depois de brincar. Deus se alegra com isso. O nosso caráter é a nossa marca. Tudo o que fazemos, deixa nossa marca. Deus está sempre nos deixando mais parecidos com Ele, e quando uma situação ruim acontece, pode servir para ficarmos ainda mais parecido com Jesus.

Discipulador: Converse com as crianças sobre as seguintes questões.

1). Você já plantou alguma sementinha? Qual?

2). Você tem costume de guardar os seus brinquedos depois de brincar?

3). Pergunte para a mamãe e papai quais são as suas características e o que você pode melhorar para ser mais parecido com Jesus.

4). Obediência é um caráter que Deus gosta. Você é uma criança obediente?

Momento de orar (10min):

Peça para as crianças fecharem os olhos e se concentrarem em Deus. Ore com elas pedindo para que Deus nos ajude a fortalecer nosso caráter e sermos mais parecidos com Ele. Peça para Deus nos ajudar a sermos bons administradores e saber administrar nossos bens com sabedoria.

 

Download Estudo 29.doc   Download Estudo 29.pdf

29- Jesus que cura

Texto Bíblico: Lucas 5.18-26; Mt 7:7

 

Princípio Bíblico: Ensinar as crianças que Jesus pode fazer milagres, como fazer um paralítico andar e também pode perdoar nossos pecados.

Quebra gelo:

1- A Brincadeira: Medo do desconhecido.

Peça para uma criança deitar, se esticar e tentar não se mexer. Fale como seria ficar paralítico (explique o que é ser paralítico). Conte que hoje nossa história será sobre uma pessoa que não conseguia se mexer, mas que ela tinha bons amigos. Quem aqui tem um amigo? Quem tem um bom amigo? Você acha que você é um amigo legal? Os seus amigos gostam de você? Você já ajudou seu amigo a fazer alguma coisa?

Sugestão ao líder: Conte que na história de hoje vamos ver como essa pessoa mudou de vida porque seus amigos o ajudaram.

2- Mensagem (25 min):

Jesus voltou para a cidade de Cafarnaum e, assim que as pessoas ficavam sabendo, corriam para a casa que ele estava. As pessoas amavam ficar perto dele. Havia tantas pessoas lá que não tinha espaço para andar, tinha até pessoas do lado de fora só para ouvir o que Jesus iria falar. De repente, enquanto Jesus falava, quatro homens tentavam entrar na casa carregando uma maca onde estava deitado o amigo deles que era paralítico. Mas eles não conseguiam entrar e levar o paralítico para perto de Jesus porque tinha muita gente. Então, eles tiveram a ideia de entrar pelo telhado da casa. Subiram até lá, fizeram um buraco no telhado, encima do lugar onde estava Jesus, e pela abertura desceram o doente deitado na maca. Jesus viu que aqueles homens tinham muita fé e então disse ao paralítico que os pecados dele estavam perdoados. Dentro da casa onde eles estavam, tinha mestres da lei que começaram a pensar: O que é isso que esse homem está dizendo? Isso é blasfêmia contra Deus! Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder”. Porém Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse: “Por que vocês estão pensando essas coisas? O que é mais fácil dizer ao paralítico: Os seus pecados estão perdoados ou levanta-se e ande? Agora vou mostrar que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. ” Em seguida Jesus disse ao paralítico: Levanta-te, pegue a sua cama e volte para casa. No mesmo instante, o homem se levantou na frente de todos e saiu. Todas as pessoas ficaram admiradas com o milagre de Jesus. Eles nunca tinham visto algo assim e todos louvaram a Deus.

3-  Aplicação:

Naquele dia, em Cafarnaum, a casa onde Jesus estava tinha tantas pessoas que ninguém mais conseguia entrar ali. Os amigos do paralítico poderiam ter desistido de entrar e deixar para outro dia. Mas eles foram perseverantes e creram que Jesus era capaz de curar o paralítico. Por isso que não podemos perder nossa fé em Jesus, mesmo que parece que existem muitos obstáculos.

Líder: Converse com as crianças sobre as seguintes questões.

1). Você conhece alguém que está muito doente?

2). Você sabia que Jesus pode curar todas as doenças?

3). Você costuma orar quando sente dor em algum lugar?

4). Você conhece alguém que foi curado de uma doença através de Jesus?

Conclusão:

Peça para as crianças fecharem os olhos e se concentrarem em Deus. Ore com elas pedindo para que Deus nos ajude a confiar nEle para resolver nossos problemas e para não termos medo de obedecê-lo.

 

Download Estudo 27.doc Download Estudo 27.pdf

Estudo GE kids

Busca por Deus

25/08/2018 a 31/08/2018

  Texto bíblico: 1 Tessalonicenses 5: 17 Quebra gelo: Como anda sua vida espiritual (oração, leitura da palavra)? Introdução: Por muitas vezes deixamos o nosso dia a dia tomar todo nosso tempo. Escola, amigos, rotina, tudo isso leva tempo. Mas das 24 horas do nosso dia, quanto paramos para cuidar da nossa vida espiritual (parar para orar, ler e refletir na palavra e ensinamentos de Deus)? Por isso e por vários motivos mundanos muitas vezes não damos o seu devido valor, e acabamos entristecendo o coração de Deus. Com relação a busca para termos Deus presente em nossa vida Ele nos traz algumas direções: 1 – Devemos buscar a Deus de todo nosso coração (Jeremias 29: 13) Devemos ser sempre sinceros com Deus, dizer o que realmente estamos sentindo quando o buscamos pois Ele conhece seu coração muito mais que você mesmo, sabe se está buscando e orando porque quer mesmo ou para cumprir uma obrigação como exemplo fazer as tarefas ou estudar para a prova, Deus não quer que busquemos a Ele de qualquer jeito, mas de TODO o coração com sinceridade e amor e assim iremos encontra-lo. 2- Temos o lugar certo onde encontra-lo (Mateus 6: 6). Quer saber uma notícia? Deus este presente em todo lugar, porem para busca-lo você tem um lugar especial onde vai encontra-lo: no seu quarto... Isso mesmo, no seu quarto, no seu lugar de aconchego, Deus se manifesta, Ele traz respostas as suas duvidas em seu quarto, no seu lugar secreto. Você não o esta vendo assim como não vê o vento, mas o sente e Ele te vê te, te compreende, te renova, te da animo, muita coisa pode acontecer em seu quarto quando buscar a Deus de todo seu coração. Experimente. Ele vai te surpreender! 3 – Não há horário para busca-lo (Salmo 55: 17): Deus não tem horário para nos ouvir e nos livrar, Ele nos ouve a qualquer horário, basta você e eu estarmos dispostos a busca-lo, a parar seja a hora que for para orar, ler e meditar em sua palavra. E aí esta a minha e sua falha, parar a nossa rotina, deixar um pouco os amigos, deixar de jogar o vídeo game, mexer no celular tablet, enfim todas essas coisas ocupam o nosso dia todo: manhã, tarde e noite, e assim deixamos de buscar Aquele que deveria ser o primeiro a ser buscado em nossa vida, pois tudo o que temos e porque Ele nos deu. 4 – Orar sem cessar ( 1 Tessalonicenses 5: 17): devemos orar sem parar de todo nosso coração pois Deus esta sempre disposto a nos ouvir, a realizar os desejos daquele que o busca de acordo com Sua vontade para nos, porem devemos orar sem cessar ou seja sem parar pois devemos entender que nossa vida depende Daquele que nos criou, Deus, e devemos orar pedindo sim, mas devemos orar agradecendo por tudo que Ele é, pelo que faz e fez por nos mesmo não mesmo merecendo Ele nos ama com um amor tão grande que mesmo orando sem cessar, buscando de todo coração e em todo tempo não paga o que Ele fez por nos: A Salvação. Conclusão: você esta buscando a Deus da forma como deveria? Vamos juntos orar pedindo que Deus nos ajude a buscar a Ele em todo tempo, de todo nosso coração, sem parar, para assim vivermos a plenitude do que Ele tem para nos. Obs: discipulador seria legal para o quebra gelo preparar um cartãozinho com a escrita abaixo e junto com ela um doce, aquela tartuguita de chocolate. Frase do cartão:  Como está sua vida espiritual?  Devagar: Acabe logo com essa tartaruga dentro de você.