Discipulado Kids

Download Estudo 33.docx   Download Estudo 33.pdf

32-DISCIPULADO KIDS

Deus Presente II

Deus nossa Rocha

21/10/2018 à 27/10/2018

 

Quebra-gelo: Você reconhece a presença de Deus em sua vida?

Texto básico: Salmos 62.

Introdução:   Na meditação anterior vimos que DEUS é sempre presente que é nosso refúgio, nos apoia quando estamos angustiados e nos dá alegrias.

Desenvolvimento:  Agora vamos meditar de como é bom confiar nesse Deus que está sempre presente conosco. Temos que ter toda nossa confiança depositada  em nosso Deus sabendo  Ele está no controle, permite que esperemos pacientemente, pois  Ele nos resgata. Só por nossa vontade, paixões, intelecto nada resolvemos; A pior dor  é o vazio de não ter poder para resolver nossos problemas.  Mas o verdadeiro alívio vem da Esperança da nossa salvação.  E o problema do homem não é saúde, educação ... mas salvação.

 Assim, vamos observar no Salmo 62  três aspectos de Deus sendo nossa Rocha:

1 – A minha alma espera somente em Deus dele vem minha salvação v.1.:

Reafirmar nossa fé em Deus é um louvor que deve está presente em nossos corações todos os dias. Ao nosso redor tem alguém que precisa de  uma palavra positiva que venha do coração de Deus e que saia de sua boca.  Certa vez assisti a um filme onde um homem desesperado ameaçava lançar-se do alto de um prédio,  o povo embaixo murmurava gritando “te joga logo, não posso me atrasar no emprego” tentando,  o pobre homem aflito à se jogar,  Satanás também fez isso  com Jesus (Mt. 4:3-11). Jesus é nossa Rocha inabalável, Satanás está ao nosso derredor *cuidado com atitudes erradas, palavras depreciativas, intimidação, ameaças, maus tratos psicológicos com as pessoas,  tudo isso é o famoso bullying, você pode esta sendo usado pelo inimigo. Tenha a convicção no coração  de que só de Deus vem a salvação e que por sua boca pode vir a salvação para outro, esse é nosso dever como cristão - proclamar o Evangelho.

Você reconhece Deus em sua vida? – então, proclame a salvação de Jesus aos outros;

2 – Confie em Deus, ó povo, em todos os tempos derramai perante Ele o vosso coração;  Deus é nosso refúgio v. 8.:

Então jovens, derramem seus corações a Deus, hoje  é nosso tempo, louve-O com atitudes, nossa vida é passada a limpo quando aceitamos Jesus como nosso Salvador  logo, Jesus passa a ser nosso Refúgio.   A oração pode aliviar nossas tenções, só Deus nos entende plenamente e nos livra em nossas dificuldades, lute para ser cada dia melhor, lute como Davi lutou “em nome do senhor” (1Sm.17:45).

 Você reconhece Deus em sua vida? – então, não deixe satanás afrontar a Deus pelos seus atos:  desobedecendo, respondendo, desrespeitando, pois  aquele que sabe fazer o bem e não faz, comete pecado Tg. 4:17;

3 – A ti também, Senhor, pertence a misericórdia pois retribuirás a cada um segundo sua obra v. 12:

 Não se pode plantar melancia e desejar colher uvas; não se pode ser desobediente e esperar receber presentes. Caminhe no Senhor, então jovem, busque ao Senhor enquanto se pode achar, invoque-O enquanto esta perto Is. 55:6.   Reflita sobre isso, seja um cristão autêntico, íntegro. Não atraia a ira de nosso Deus, que é amor mas é justo.

Você reconhece a presença de Deus em sua vida? – Então, peça perdão para quem magoou,  desobedeceu ou deixou de dá uma boa palavra.

Conclusão: Tenha no coração e repita uma palavra que Jesus nos deixou de exemplo “... enquanto estou no mundo sou luz no mundo ...” Jo. 9:5. -  Brilhe!

Por: Ediana Frazão.

Fonte: Bíblia Sagrada.

 

Download Estudo 32.docx   Download Estudo 32.pdf

 

32-DISCIPULADO KIDS

06/09/2018 até 12/10/2018

Deus Presente 1

Precisamos de Deus.

 

Quebra Gelo: Você percebe Deus presente em sua vida?

Texto Base: Salmos 32:07  Tu és meu esconderijo; tu me preservas da tribulação (angústia) e  me cercas de alegres cantos de livramentos.

Introdução: Deus é nosso Criador e Salvador é merecedor do nosso amor, confiança e louvor, por seu tão grande amor é presente, é o ar que respiramos Ele é o fôlego da vida Gên. 1:7.

Desenvolvimento: Nosso Deus Presente nos formou no ventre de nossa mãe Sl. 139:13, fazendo-nos perfeito como  sua imagem e semelhança (beleza e integridade), nosso Deus é presente por todos os lados é o próprio ar que respiramos é o fôlego da vida. Vamos observar num único verso três lindas promessas desse Deus maravilhoso e presente.

      1 –Tu és meu esconderijo:

             Muitas vezes nos vemos em situações extremas tão pavorosas que só em Deus  podemos nos esconder do perigo, dor, dificuldades, decepções, etc.

Lembram dos 12 meninos e o técnico presos numa caverna na Tailândia em julho?  Adul San-On é um jovem como você, de 14 anos, se escondeu em Deus e após ser resgatado disse “foi um milagre” nosso Deus presente foi para ele esconderijo do medo, fome e outras privações, provavelmente sua fé o fez dar ânimo aos outros. Pôde se comunicar com os mergulhadores estrangeiros do resgate. Não é maravilhoso reconhecer a presença de Deus e seu infinito amor salvando a todos do perigo? Foi Deus quem  lhes deu todo o livramento.

       2 – Tu me preservas da tribulação (angústia):

Em maio de 2017 a morte auto provocada por jovens carentes da presença de Deus, levou-os ao jogo satânico Baleia azul. Os jovens são sementes que brotaram para serem árvores frutíferas, que o maliguino quer ceifar. Sem nosso Deus Presente só há vazio, angústia, solidão e sofrimento e a saída que eles veem é a bebida, prostituição ( fé, valores, corpo) e o suicídio oferecido pelo inimigo de nossas almas.

Mas os que confiam no Senhor são como rochas que não se abalam, mas permanecem para sempre Sl.125. Se sofremos hoje a Bíblia nos dá exemplos de outros que sofreram, mas se colocaram nas mãos do nosso Deus sempre presente que com seu poder lhes deu livramento, como -Davi que era pequeno e jovem enfrentou um gigante, com Deus venceu. 1Sm17;37;45; 50-Daniel foi jogado entre leões e o Rei Dario disse: “ espero que o seu Deus,a quem você serve com tanta dedicação, o salve. Dn 6.16, e ele saiu ileso nosso Deus presente fechou a boca dos leões.

 Hoje, João Carlos More que sofreu um gravíssimo acidente de carro, teve seu intestino rasgado, ficando por dias sem esperança se sobreviver para os médicos, nosso Deus presente lhe tomou pela mão e lhe salvou milagrosamente. Assim dá testemunho de vida tocando no louvor de nossa Igreja; sim, hoje também existem milagres pois nosso Deus é o mesmo de Davi, Daniel, João Carlos, você e eu que nos preserva nas tribulações.

Lembre-se : quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo,as chamas não o queimarão. Sl. 43.2

           3- E me cercas de alegres cantos de livramento:

                Quando o desânimo, a angústia nos abate devemos clamar ao Deus que está conosco, que é nosso socorro presente ( Sl.46.1).

Nosso Deus nos dá essa alegre experiência de perdão, vitória e amor por meio da nossa fé em Cristo, devemos ter orgulho de ser filhos de Deus. Nossa vida deve esta debaixo da graça, com santidade e adoração. Nosso Deus estava presente na criação do mundo, e hoje continua PRESENTE. Devemos nos render ao seu imenso amor pois Ele nos dá o que necessitamos para seguir uma vida cristã íntegra cheia de alegrias.

“Regozijai-vos no Senhor, vós, justos, pois aos retos convém louvar”

SL.33.2

Por: Ediana Frazão.

 

Download Estudo 31.doc   Download Estudo 31.pdf

31-DISCIPULADO KIDS

29/09/2018 até 05/10/2018

 

Texto Bíblico: Gênesis 11.1-9

Texto Bíblico: "Por isso foi chamada Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de todo o mundo. Dali o Senhor os espalhou por toda a terra. ” Gênesis 11.9

Princípio Bíblico: União – As nações foram dispersas sobre a terra. Jesus através de seu sacrifício é o único que pode unir novamente todas as nações em um mesmo propósito.

1°) Mensagem:

Você conhece alguma pessoa que fala outro idioma além do português, que é a nossa língua? E você sabe como os diferentes idiomas existiram no mundo? Quando Deus criou o mundo, e já existiam muitas pessoas na terra, todas elas falavam o mesmo idioma. Todas elas podiam se comunicar e serem compreendidas. Então, certo dia, alguns homens decidiram sair do Oriente, encontraram um lugar chamado Sinear e decidiram morar ali. Depois que esses homens ocuparam as terras, eles pensaram em construir uma cidade com uma grande torre que alcançasse o céu. Como eles sabiam fazer tijolos e piche, que serve como cola para deixar os tijolos no lugar, pensavam que nada poderiam detê-los dessa ideia. Essas pessoas queriam construir essa torre pelos motivos errados. Deus havia dado uma ordem para eles se espalharem pelo mundo, mas eles não obedeceram e decidiram morar na mesma região. Esses homens queriam construir essa torre e ficar famosos pela construção dela, e assim estavam mostrando que não confiavam nos planos de Deus. Deus não estava gostando do que estava acontecendo e decidiu impedi-los.

Então Deus disse: “Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer. Venham, desçamos e confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros”.

A Bíblia nos mostra que Deus espalhou esses homens por toda a terra. E a cidade com a torre nunca foi construída. Seria impossível essa construção continuar sendo que ninguém conseguia se comunicar. Então chamaram a cidade de Babel, porque havia muita confusão e as pessoas não se entendiam mais.

Baseado Sementes do Amor – Babel: A Torre inacabada

 

2°) Aplicação:

Essa história nos ajuda a entender que muitas vezes nós tomamos decisões erradas. Queremos tomar decisões sozinhos, sem confiar em Deus. Deus sempre tem um plano para as nossas vidas, e é preciso confiar nEle. Ele está sempre pronto para nos ajudar e orientar.

Construir uma torre não era uma má ideia, porém aqueles homens pensavam que poderiam fazer qualquer coisa sem Deus. Eles eram orgulhosos, e por causa do orgulho, Deus confundiu o idioma deles. Hoje em dia, quando os missionários vão falar do amor de Deus em outros países, eles precisam aprender um novo idioma para poderem conversar com as pessoas daquele país.

Líder: Converse com as crianças sobre as seguintes questões.

1). Você já ouviu alguém falando em outro idioma que você não conhece?

2). Você sabe o que é ou conhece algum missionário?

3). Para realizar um grande trabalho (por exemplo, limpar e arrumar a casa), as vezes é necessário a ajuda de outras pessoas. Você costuma ajudar a mamãe e o papai a arrumar a casa (guardando os brinquedos, arrumando a cama, arrumar a mesa etc.)?

4). Você já passou por alguma situação em que não conseguia fazer algo sozinho, mas quando pediu ajuda conseguiu realizar?

Momento de orar (10min):

Peça para as crianças fecharem os olhos e se concentrarem em Deus. Ore com elas agradecendo o grande sacrifício que Deus fez ao enviar Jesus para nos salvar e nos livrar de todos os pecados

Download Estudo 30.doc   Download Estudo 30.pdf

Discipulado Kids

30 - Princípios de Caráter e Mordomia

Texto Bíblico: Gênesis 2:15

 

Princípio Bíblico: Ensinar que devemos administrar nossos bens, corpo, mente e principalmente o coração. Deus, desde o princípio, ensinou que o trabalho e a administração de tudo, provém dEle. Ensinar que, para colhermos bons frutos, devemos plantar coisas boas e cuidar delas.

1°) Mensagem (25 min):

Você consegue lembrar como chama o primeiro livro da Bíblia?

É o livro de Gênesis, e nele está escrito como foi a criação do mundo, feita por Deus. Deus criou todas as coisas: o céu, a terra, o mar, as plantas, os animais, as frutas. E depois que Ele criou todas as coisas, Deus criou o homem e a mulher. Lá em Gênesis está escrito que Deus criou o homem com o pó da terra e então Ele assoprou as narinas e ordenou que houvesse vida, e assim foi criado o primeiro ser humano. Deus criou um jardim lindo para que o homem vivesse e cuidasse dele. Deus ensinou o homem e a mulher como eles deveriam viver em um lugar tão perfeito, onde não havia pecado. E também ensinou a eles que para eles viverem lá, deveriam cuidar e governar a terra. Você sabe o que é governar? Governar é cuidar de alguma coisa, manter arrumado. Você já viu a mamãe ou papai limpando e arrumando a casa? Então, eles estão governando a sua casa. Deus quis que Adão e Eva cuidassem do jardim, regando as plantas, limpando as folhas caídas no chão, cortando as plantas que estivessem grandes. Isso é uma forma de governar a terra. Você sabe o que é cultivar? Cultivar é plantar, trabalhar no jardim para que ele sempre esteja bonito, semear e colher, regar as plantinhas. E guardar significa conservar o que já existe no jardim, deixando todas as coisas em ordem. Quando Deus criou o mundo, Ele fez tudo com muita perfeição e isso demonstrou o caráter de Deus. O caráter é a nossa marca, nossa característica. Quando nós gostamos de ajudar o próximo, isso é uma característica. Quando você é obediente, isso é outra característica. Cada um de nós, temos várias características e todas elas juntas formam o nosso caráter. Deus também ensinou ao homem que apesar de ter criado todas as coisas, o homem deveria cuidar de todas elas, produzindo e trabalhando no jardim, para que o que Deus criou permanecesse conservado.

Adaptado: Sementes do Amor – Princípios de Caráter e Mordomia

2°) Aplicação:

Princípios: Caráter e Mordomia.

Palavras-chave: Cultivar/Trabalho, Guardar/Administração.

Trabalho: “Esforço físico e/ou mental que ocasiona cansaço; o esforço dos membros em ocupação pela qual a subsistência é obtida; serviço; qualquer coisa a ser feita, seja de maior ou menor importância; conquista. ” (WEBSTER, 1828)

Administrar: “o governo de uma casa; de negócios; para dirigir ou conduzir assuntos de uma família... para tratar com cuidado...” (WEBSTER, 1828). Apesar de ter feito tudo perfeito, Deus planejou que o homem continuasse cuidando da criação. E esse princípio pode ser usado em nossas vidas até hoje. Deus nos ensina que é importante cuidarmos das nossas coisas, mantermos o quarto arrumado e limpo, cuidar do nosso corpo e nossos pensamentos, guardar os brinquedos depois de brincar. Deus se alegra com isso. O nosso caráter é a nossa marca. Tudo o que fazemos, deixa nossa marca. Deus está sempre nos deixando mais parecidos com Ele, e quando uma situação ruim acontece, pode servir para ficarmos ainda mais parecido com Jesus.

Discipulador: Converse com as crianças sobre as seguintes questões.

1). Você já plantou alguma sementinha? Qual?

2). Você tem costume de guardar os seus brinquedos depois de brincar?

3). Pergunte para a mamãe e papai quais são as suas características e o que você pode melhorar para ser mais parecido com Jesus.

4). Obediência é um caráter que Deus gosta. Você é uma criança obediente?

Momento de orar (10min):

Peça para as crianças fecharem os olhos e se concentrarem em Deus. Ore com elas pedindo para que Deus nos ajude a fortalecer nosso caráter e sermos mais parecidos com Ele. Peça para Deus nos ajudar a sermos bons administradores e saber administrar nossos bens com sabedoria.