Discipulado

Download Supridos no Senhor.docx

Download Supridos no Senhor.pdf

Supridos no Senhor

14/06/2018 até 20/06/2018

Quebra- Gelo: Quais são suas maiores necessidades no momento?

Texto  Bíblico: Fl.4.19

Introdução

Paulo se dirige a um grupo de crentes que possuíam várias necessidades assim como todos nós (materiais, emocionais, espirituais).  Ele dirige palavras de encorajamento a eles sobre a  atitude de Deus em relação a isso tudo.

  • Deus, segundo sua riqueza em glória
  • Haveria de suprir CADA UMA das necessidades deles em Cristo Jesus.

O texto que lemos nos mostra um Deus que atenta para nossas necessidades em toda e qualquer área.

  1. Vasos vazios

Pense nas suas necessidades como vasos vazios que você traz para apresentar à Deus.

  • Deus está disposto a preencher esses vasos quando vazios. Ele pode fazer isso, ele tem prazer nisso.
  • Muitas vezes a provisão pode não ser preenchimento, mas impedir que o recurso se esgote.
  • Em alguns momentos Deus pode esperar que os recursos se esgotem totalmente, antes de fazer algo.
  • Deus agirá da melhor forma em cada situação. Ele tem planos distintos para casa ocasião.
  1. Deus usa situações para mostrar sua glória
  • Quanto m ais difícil a situação, maior é o milagre. Quanto maior o milagre, mais a demonstração do poder de Deus, quanto maior a demonstração do poder de Deus, maior se torna nossa fé.
  • Deus deseja se revelar a nós como o todo poderoso, como o provedor, como o pai carinhoso que cuida e protege. E nesses momentos de dificuldade são oportunidades de termos experiências tremendas com a ação de Deus.
  1. Deus nos supre em Cristo
  • Quem tem Cristo, tem tudo! Cristo nos preenche em tudo.
  • Tudo que Deus faz por nós é pelos méritos de Cristo, nós não merecemos nada, por isso oramos em nome do Senhor Jesus (Jo.14.13).
  • Sem Cristo, sequer há como nos chegarmos a Deus (Jo14.6).

Conclusão

Leve seus vasos até Deus.  Se está prestes a esgotar, ou esgotados, Deus fará o melhor no tempo certo. Mas não deixe de levar. Fazemos isso por meio da oração.  E Deus suprirá gloriosamente, em Cristo nossas necessidades. Em que você necessita ser suprido? Vamos orar sobre isso agora!

Pr. Francisco Belvedere Neto

Download O Perigo da Intolerância.docx

Download O Perigo da Intolerância.pdf

510-O perigo da Intolerância

10/06/2018 à 16/06/2018

Quebra – Gelo: Você consegue conviver bem com pessoas diferentes de você?

Texto Bíblico: 1 Cor. 13.4-7

Introdução: Nesse estudo vamos refletir sobre o que é uma das maiores inimigas da paz na família e capaz de arruinar qualquer relacionamento: A intolerância! Ela é a mãe de todas as brigas! Por isso mesmo, ela é um dos piores inimigos da família.  Quando as pessoas não conseguem se aceitar mutuamente, o convívio se faz impossível. Isso é a causa  de muitos divórcios (a famosa: “incompatibilidade de gênios”) e inviabiliza o relacionamento familiar. Segundo a Bíblia, o amor verdadeiro é marcado pela tolerância: Paciente, Não se ira, tudo suporta. Ser paciente, não se irar com facilidade, suportar, são todas atitudes típicas de quem é dotado de tolerância. Porém, em um relacionamento formado por pessoas diferentes, tendo cada um sua opinião, sua visão de mundo e suas qualidades e defeitos peculiares, isso torna-se um grande desafio. Não é fácil conviver com o diferente, mas é possível e necessário. Grande parte dos conflitos familiares seriam evitados ou mais facilmente resolvidos se houvesse mais tolerância.  Como podemos impedir que a intolerância afete nosso lar?

1-Reconhecer que diferenças existem e são naturais: Deus nos criou diferentes uns dos outros. Existem os rápidos, os lentos, os práticos, os idealistas, os mais calmos, os mais agitados, etc. Cada pessoa com seu jeito peculiar possui pontos fortes e fracos. Na verdade, as diferenças são complementos.  O apóstolo Paulo ao falar da unidade do corpo de Cristo, ele enfatiza a diversidade de dons e ministérios, comparando a igreja ao corpo humano, o qual é formado por diferentes membros que se completam entre si. É dessa forma que devemos enxergar a vida e em especial a família.

Se todos fossem iguais, pensassem da mesma forma, gostassem das mesmas coisas, fizessem tudo da mesma forma a vida não seria tão rica.  O diferente nem sempre é oposição, muitas vezes, é complemento. Basta mudar a maneira de encararmos isso. Mas para isso é preciso aprender a ter humildade e reconhecermos que existem outras formas de ser e de agir. Os únicos padrões absolutos são os padrões divinos.

Somente quando há problemas de caráter é que de fato lidamos com:“certo e errado”, pois estamos tratando de questões morais e cobrar correção de erro de conduta é uma expressão de amor. Mas não estamos falando de atitudes ou valores morais, mas, do jeito peculiar de ser de cada um. E até mesmo para levar o outro a corrigir problemas de caráter é necessário uma boa dose de tolerância, a qual é fruto do amor.

2-Entender que todos merecem respeito: Respeitar é reconhecer o valor do outro!Intolerância conduz ao desrespeito, pois quando penso que o outro não tem valor, eu me acho no direito de depreciar, seja com palavras seja com atitudes.  Muita mágoa e ressentimento nascem desse tipo de situação.

As formas mais evidentes desse tipo de desrespeito são:julgamentos, rotulações, e xingamentos que nascem fruto da depreciação do outro.A intolerância se manifesta através de pequenas implicâncias, criticas e cobranças excessivas, buscando enquadrar outro no nosso padrão.  Devemos ser humildes o suficiente para aceita o apressado com sua pressa, o lento com sua lentidão, o agitado com sua agitação, afinal cada um tem jeito e amor é aceitação.

Quando alguém diz: “Eu vou te respeitar quando você merecer respeito!”Está saindo totalmente fora dos padrões do Evangelho. É ordem divina: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Negar respeito é negar esse amor. O mesmo respeito que você gosta e espera, deve oferecê-lo de forma incondicional.  Muitos lares estão a beira da destruição pela ausência do respeito incondicional pelo outro.

Precisamos entender que todos nós temos defeitos e limitações, a não existe quem seja perfeito. Cobramos muitas vezes uma perfeição do outro, que nós sabemos que não possuímos. Não nos colocamos no lugar do outro para entender suas dificuldades. Quando conseguimos fazer isso, passamos a aceitar e respeitar o outro com seu jeito diferente e imperfeito, sem nos acharmos do direito de menosprezar e ferir, seja com palavras ou atitudes.

3-Seja paciente: Em Colossenses 1.10,11 nós lemos que a palavra grega para paciência significa tolerância, ou seja tolerância é  ter paciência!

Devemos aceitar o fato, que muitas vezes, o outro vai incorrer naquele defeito que nos incomoda tanto e teremos de exercitar perdão, misericórdia e compreensão repetidas vezes até que ele ou ela consiga superar sua dificuldade.  Devemos saber que cada pessoa tem seu tempo e sua característica peculiar.  Não será do nosso tempo ou do nosso jeito que as coisas irão acontecer. Muitas coisas nunca mudarão e para desfrutarmos a verdadeira paz em nosso lar devemos aceitar essa realidade.

Ser paciente é abrir mão de um suposto direito de me irar com o outro por algo que eu considero inaceitável.  O amor verdadeiro requer que eu aceite meu próximo com suas características tão diferentes, mas o  meu egoísmo de querer moldar os que quem convivem comigo nos meus moldes reluta a aceitar.

Quando passamos a aceitar o outro verdadeiramente, nos irritamos menos com aquele jeito apressadinho, ou com aquela demora a mais em fazer uma refeição e assim por diante. Quando reconhecemos que também cometemos erros, teremos maior facilidade em perdoar e entender o outro, assim como gostaríamos que fizessem conosco.

Conclusão:O caminho da tolerância é o caminho da paz, da harmonia e da alegria no lar.  Quando há disposição em tolerar, diminui-se o “conflito de gerações” ou a “incompatibilidade de gênios” e nasce um ambiente de diálogo e cooperação, em vez de uma competição destrutiva.

Quando as pessoas se aceitam com suas diferenças, apreendem umas com as outras e em vez de se ofenderem, enriquecem mutuamente. Quando se escolhe o caminho da paciência com quem erra, o caráter de Cristo está sendo reproduzido. Pois ele é paciente e misericordioso com nossos erros, nos corrigindo em amor, buscando nosso aperfeiçoamento.

A tolerância gera reconciliação, perdão e restauração. Tudo que nossos lares precisam experimentar dia após dia. Que Deus no ajude a assim proceder. Oremos pedindo ao Senhor um espírito tolerante assim sermos canal de benção em nossa casa

Pr. Francisco Belvedere Neto

Download A Expectativa De Viver O Novo De Deus.docx

Download A Expectativa De Viver O Novo De Deus.pdf

509- PRÉ ENCONTRO

A EXPECTATIVA DE VIVER O NOVO DE DEUS

03/06/2018 à 09/06/2018

Oração: Iniciar o GE orando pelo cartão de oração que cada participante do GE recebeu e que contém as pessoas/alvos a serem alcançados. Já estamos a um mês orando pelo nosso cartão de oração. Precisamos orar e começar a fazer contado com essas pessoas para convidá-las a participar com a gente no nosso GE. E também orar pelo nosso Encontro com Deus.

QUEBRA-GELO:Você já teve uma grande expectativa sobre algo? Como foi?

Versículo Base: Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Corintios 5:17

INTRODUÇÃO:Vivemos num tempo onde a desesperança e as incertezas deste mundo tentam dominar nossos corações e muitas vezes é difícil ter expectativas de que é possível viver algo novo, melhor. A palavra expectativa é a condição de quem “espera pelo acontecimento de alguma coisa”. Precisamos aprender a ter expectativa, acreditar e esperar que podemos sim viver coisas novas.

DESENVOLVIMENTO: A Bíblia nos ensina que não devemos colocar a nossa expectativa em pessoas ou em circunstâncias, mas sim colocarmos nossas expectativas em Deus. Todos nós somos falhos, “Quantas vezes você já se frustrou com você mesmo sobre algo? ”, apesar disso, Deus tem uma grande expectativa sobre sua vida, ele acredita em você, por isso:

ACREDITE QUE DEUS PODE TE SALVAR: Romanos 3:23 nos diz que todos nós somos pecadores (fazemos coisas que desagradam a Deus) e Romanos 6:23 diz que por isso, eu e você merecíamos a condenação, a morte eterna. Mas lá em João 3:16 a Bíblia fala que o amor de Deus é tão grande por nós, que Ele enviou Jesus para morrer, levar sobre Ele os nossos pecados e que todos que se arrependem dos seus pecados e creem nesse sacrifício, recebem de presente a salvação (vida eterna).

ACREDITE QUE ELE PODE TE TRANSFORMAR: Muitas vezes olhamos para nós mesmos e não enxergamos como mudar, como deixar as coisas antigas. Nesse momento, tenha fé, acredite! A transformação não é algo que podemos fazer por nós mesmos, sozinhos, mas somente Deus pode gerar em nós.

ACREDITE NA PALAVRA DELE: Para viver uma nova vida com Jesus, é preciso ter um referencial, uma direção. O Salmo 119:105 diz que a Palavra é luz para os nossos caminhos. Renove sua mente, seu jeito de pensar e aprenda a viver de acordo com a Palavra e aquilo que ela te ensina. Fazer isso é experimentar o novo: a boa, perfeita e agradável vontade de Deus todos os dias (Romanos 12:2).

ACREDITE QUE ELE É CONTIGO: Nós temos a promessa de que mesmo que a caminhada fique difícil, Deus é conosco e jamais nos deixará só: “Ele nunca te deixará nem te abandonará” (Deuteronômio 31:8). Acredite mesmo que as circunstâncias digam que não. Deus é fiel para cumprir todas as suas promessas e Ele vai colocar na sua vida pessoas

CONCLUSÃO: Nesses dias de Encontro,coloque suas expectativas em Deus! Acredite que Deus tem algo novo para você, uma vida nova. Abra seu coração. Quanto mais você permitir, mais Deus vai fazer e vai ser TREMENDO!

Se você ainda não teve a oportunidade de entregar sua vida pra Jesus, faça isso agora! (Oração de Aceitar Jesus)

Sugestão de Música para Apelo: Acredito - Gabriel Guedes

Por: Danielle Maldonado Zago Cazangi

Obs: Se no seu GE não tem niguém indo para o Encontro com Deus, então o tema dessa semana é livre. Ore e peça a Deus uma Palavra para ministrar seu GE

Atenciosamente

Pra. Debora

Download Se Ouvirem A Voz De Deus.docx

Download Se Ouvirem A Voz De Deus.pdf

508-SE OUVIREM A VOZ DE DEUS! 27/05/2018 à 02/05/2018

Quebra Gelo: Você já teve alguma convivência com pessoa resistente, teimosa? Como foi? Texto Base: Hebreus 3:7 e 8 - “Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,Não endureçais os vossos corações,Como na provocação, no dia da tentação no deserto”. Introdução: Somos privilegiados. Jesus veio ao mundo e morreu pelos nossos pecados e através dessa sacrifício hoje temos a oportunidade de nos relacionarmos com Deus e experimentar o melhor Dele para a nossa vida. Deus quer ter comunhão íntima conosco e ser convidado para participar de tudo que nos diz respeito. É por isso que um dos nomes de Deus é Emanuel, que significa “Deus conosco”. Ele não quer que vivamos em confusão e medo, mas que cada um de nós cumpra o nosso destino e ande na plenitude do Seu plano para nós. O povo de Deus no deserto experimentou e viu grandes milagres e feitos do Senhor, Deus falou com eles através de Moisés e mesmo assim endureceram os seus corações. Desenvolvimento: Deus nos convida para andarmos com Ele e usufruirmos de sua intimidade e comunhão: 1 – O TEMPO É HOJE (Hb 3:13) - O Espírito Santo nos convida hoje para esse tempo de intimidade e comunhão. Hoje é o tempo oportuno. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Amanhã pode ser muito tarde. Quantas vezes já ouvimos o convite de Deus, mas o apelo para desfrutar das coisas que o mundo nos oferece, bem como a correria e dificuldades do dia a dia, nos faz pensar que poderemos aceitar esse convite quando estivermos mais velhos, ou em outro período da nossa vida quando tivermos mais tranquilos, mas o tempo é hoje. Temos a oportunidade de começar a usufruir o melhor de Deus aqui neste mundo ou continuarmos vivendo uma vida miserável longe de Deus pela nossa dureza de coração. Deus nos convida, mas a escolha é nossa. Outra razão é que não somos eternos, de um momento para o outro podemos morrer e perder a salvação. 2 – OUÇA A VOZ DE DEUS (Hb 3:7) – Deus nos fala de diversas maneiras, pode ser através de pessoas, circunstâncias, sonhos, através do Espírito Santo quando nos aquietamos para ouvir o Senhor,mas Deus nos deixou a sua palavra escrita que é a bíblia. A fonte mais confiável da Sua voz. (Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça. 2 Tm 3:16). O ouvir neste versículo requer uma atitude de se deslocar do lugar ou de como você está, em direção a Deus e da vontade Dele. Sair da zona de conforto não é fácil e exigirá sacrifícios, mas quem buscar vai desfrutar o melhor de Deus. 3 – NÃO ENDUREÇA O SEU CORAÇÃO (Hb 3:8) – Endurecer significa duro, resistente, adaptado a condições adversas, teimoso, obstinado. O ser humano se acostuma, se acomoda com as condições que estão a sua volta, mesmo que não sejam favoráveis. Por não ter a visão de Reino de Deus, leva uma vida distante do Senhor, sem esperança e propósito. Deus tem o melhor para nós, quer nos tirar de uma vida medíocre e triste e nos levar para uma vida de segurança, paz e alegria que vem da presença do Espírito Santo em nós da confiança de que Deus é aquele que peleja e cuida de nós. Conclusão: A vontade de Deus para nós é boa, perfeita e agradável. (Rm 12:2). Se ouvir a voz do Espírito não endureça o seu coração, se abra para o novo de Deus e experimente o melhor que ELE tem para você. Vamos Orar: O Espírito Santo hoje está te convidando para ter uma vida com mais comunhão e usufruir da intimidade e cuidado do Pai. Sua vida está rendida ao Senhor, existe áreas que você ainda precisa ser abrir para o agir Deus? Então vamos orar. Por: Claudete Martins Valério

AVISOS: -Pré-Encontro: O pré-encontro acontecerá na semana do dia 03/06 à 08/06 no GE (discipuladores ,se seu GE é na sexta-feira ou no sábado seu Pré-Encontro será dia 01/06/18 ou 02/06/2018 e daí inverte os estudos 508 com o 509). -Se você não está enviando ninguém para o Encontro com Deus no dia do estudo 509 seu tema será livre. Já vai orando para Deus ministrar seu coração com uma Palavra para o seu GE dessa semana. -Dias 02/06 às 19:30 Culto de Libertação com o pastor Getúlio. Lembrando que esse dia seria nosso Encontro de Discipuladores, então conto com a sua presença e do seu GE. -Teremos Relógio de Oração normalmente -Dia 03/06 às 09:00 e às 18:30 Culto de Libertação com o pastor Getúlio. Um abração Pra. Debora

Maringá, 05 de Janeiro de 2017

Olá Discipuladores abençoados...

Para que possamos caminhar com oração, jejum, organização e impossíveis de Deus nesse novo ano, quero pedir para você anotar na sua agenda essas datas e orientações. Por favor guarde com temor e amor esse comunicado. E já esteja colocando todas essas datas tão importantes nas mãos de Deus, para que possamos em tudo estar no centro da vontade do Senhor.

-23 de Janeiro: Os GEs voltam a se reunir

-04 de Fevereiro: Relógio de Oração

-04 de Fevereiro: Encontro de Discipuladores às 20h no templo. Alguns discipuladores e discipuladoras faltaram bastante no nosso encontro, lembre-se que quando você aceitou o chamado de Deus para sua vida, você aceitou TUDO o que envolve esse chamado (muita oração e jejum, encontros, GEs, GDs, leitura de livros para capacitação etc). Deus é fiel e essa característica Dele precisa estar cada vez mais impressa em nossas vidas. E como eu disse “alguns”... Louvo e admiro a fidelidade da maioria e sempre falo isso pessoal, falo nos nossos Encontros e GDs. Para que o IMPOSSÍVEL de Deus aconteça, para que alcancemos as PROMESSAS do Senhor precisamos ser fiel no que nos é possível! Amém?

-05 de Fevereiro: As Classes de Discipuladores e classes de Discipuladores Kids voltam a ter aula

-06 de Fevereiro: Nessa semana os GDs voltam a se reunirem

-23 à 25 de Março: Reencontro (para quem já terminou a Classe de Discipuladores, ou pelo menos terminou o módulo Caráter Cristão)

-02 à 04 de Junho: Encontro com Deus

-30 de Junho à 02 de Julho: Congresso de Discipulado (somente para Discipuladores)

-04 à 06 de Agosto: Encontro de Nível 1 (somente para Discipualdores, lembrando que para participar desse encontro precisa ter feito o Reencotro)

-15 à 17 de Setembro: Encontro com Deus Kids

-10 à 12 de Novembro: Encontro com Deus

Obs: Discipuladores e Discipuladoras atualizem seus cadastros na secretaria da igreja (endereço, telefone, celular, email, dia de reunião de GE e GD). Lembrando que a Edna está na secretaria somente no período da tarde nesse mês de janeiro.

Com muito amor por cada um de vocês...

Pra. Debora

Obs: Dos dias 18/12/2016 à 21/12/2016, vamos der um intervalo para as reuniões semanais de GE. Lembrando sempre que discipulado, não é reunião semanal mas sim relacionamento.

Download Aviso - Imprimir.docx

Download Aviso - Imprimir.pdf

01/11/2015

DISCIPULADO – ORAÇÃO, AMOR E CUIDADO

Temos claro o chamado. Sabemos o que Deus quer para nós. Então precisamos todos os dias cuidar da nossa CONSAGRAÇÃO, porque isso é oração, amor e cuidado.

1-Vencer o pecado (Tiago 4.17): Se você foi chamada para livrar o mundo das mãos de Satanás, não se envolva com as coisas criadas por Satanás. Gostamos de usar a graça para perdoar pecados. Mas a graça existe para nos ajudar a vencer o pecado. Todo mundo vai... Mas você não é todo mundo. Você não é do mundo. Você é LUZ do mundo e SAL da terra.

2-Não encobrir o pecado (Juízes 14:9): Sansão cobriu o seu pecado, ele esconde a origem do mel. Prestação de contas é fundamental. Leva a graça de Deus a sério se afastando do pecado! Leve a graça de Deus a sério não encobrindo o pecado! Leve a graça a sério não se envolvendo com coisas erradas!

3-Cuidado com as brincadeiras (Juízes 14:12-14; 16:7; 16:11; 16:13): Sansão estava fazendo piadinhas com o pecado dele. Não leve as coisas de Deus na brincadeira. Não se brinca com aquilo é espiritual com aquilo que é sagrado. Valorize a graça.

Com amor que vem do coração de Deus para o meu coração por você...

Pra. Debora

“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos.”

 (Mateus 28.18-20)

  • Estas palavras foram dirigidas aos discípulos por Jesus pouco antes que Ele fosse elevado aos Céus e se assentasse à destra do Pai.

  • A Bíblia afirma que, além dos apóstolos, mais de 500 pessoas viram Jesus depois de ressurreto e que o Espírito do Senhor foi concedido a todos os que creram.

  • Portanto, este chamado não se dirigiu especificamente a um ou a outro discípulo, mas a toda a Igreja de Cristo.

“Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a Palavra.”

(Atos 8:4)

  • Nós somos a Igreja do Senhor hoje, embaixadores de Cristo nesta terra, e, portanto, temos parte nesta missão.

Diante desta realidade, nossa responsabilidade neste chamado nos leva a olharmos com mais atenção para o evangelismo em nossa Igreja e a considerarmos sobre nossa caminhada como discípulos do Senhor........PARA CONHECER MAIS SOBRE A MISSÃO DA IGREJA DE CRISTO CLIQUE NAS FOTOS ABAIXO.