Discipulado

Download Estudo 527.docx   Download Estudo 527.pdf

 

527-JESUS RESTAURA NOSSA DIGNIDADE

21/10/2018 à 27/10/2018

 

Quebra Gelo:  O que vem à sua mente quando pensa em dignidade?

DIGNIDADE: Respeito, honra, que tem valor, ser digno.

Texto bíblico: Gênesis 1:27, Lucas 13:10-16

Introdução:  A dignidade, o valor da humanidade já é demonstrado na criação.  Adão e Eva foram criados à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26, 27).  Mas a humanidade, ao cair no pecado, se perdeu e passou a ter uma natureza corrompida e uma imagem distorcida de Deus. O homem foi separada de Deus. Essa separação deixou a humanidade vulnerável ao sofrimento causado pelo maligno. Mas Jesus através do seu sacrifício na cruz, restaurou nossa relação com Deus.

Jesus quando esteve aqui, por onde passava fazia questão de dar valor aos ninguém, aos excluídos, aos pobres, aos doente se restaurar a dignidade daqueles que aos olhos das pessoas não tinham valor.

Vamos meditar no texto de Lucas 13:10-16

Jesus estava ensinando numa sinagoga, no sábado. Sinagoga era lugar onde os judeus estudavam a palavra de Deus e faziam oração.  O homens entravam pela porta principal e as mulheres por uma porta separada, e se sentavam numa galeria ao fundo.

Essa mulher encurvada estava enferma fazia 18 anos, a bíblia não fala se era de nascimento, ou se foi depois que ela ficou encurvada.Não se sabe o nome dessa mulher, que além de ser mulher (as mulheres eram tratadas como inferiores), tinha um defeito físico, ela era encurvada e talvez nem pudesse levantar a cabeça, provavelmente era insignificante aos olhos das pessoas da sua região, pois nem o nome dela foi citado. Mas mesmo assim ela foi na sinagoga para ouvir da palavra de Deus.

O texto fala que ela tinha um espírito de enfermidade. A raiz do problema dela não era físico, mas era espiritual. O mundo espiritual é real. Os demônios sabem as nossas fraquezas, pecados, ele vai usar e agir em cima das nossas fraquezas, maldições, feridas de corpo e de alma.

Vendo-a Jesus:  Ele viu aquela mulher (maravilhoso saber que Jesus nos olha). Jesus viu e sentiu compaixão pela dor daquela mulher. Ele chamou ela para se aproximar de si.   Então Ele fez ela ultrapassar as barreiras religiosas e sociais da época. Ela se aproximou e Jesus liberou palavra de autoridade e poder sobre a vida daquela mulher. Ele disse: Mulher você está livre da tua enfermidade. E Jesus também colocou a mão sobre ela e ficou curada.

E depois da cura os religiosos se levantaram contra Jesus porque a cura foi num sábado. (Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?)

Jesus resgata e restaura a identidade dessa mulher. Ela era filha de Abrão, ela era filha de Deus. Mesmo sendo filha estava presa por um espírito de enfermidade. Jesus faz ela lembrar quem ela era, liberta essa mulher do espírito de enfermidade e restaura sua dignidade.

JESUS TAMBÉM QUER RESTAURAR NOSSA DIGNIDADE E VALOR

1 -  VOCÊ TEM VALOR – O mundo valoriza o exterior, a aparência, a beleza, cargos, dinheiro, inteligência, juventude, mas para Deus o que tem valor é a essência, o interior, um coração rendido a Ele. Você foi comprado pelo sangue de Jesus e seu valor está acima de tudo isso. Os relacionamentos utilitários e por interesse, gera desvalorização, decepção e dor. Saiba que Deus te valoriza pelo que você é NELE e não pelo que você faz. Não se importe com o que os outros pensam, se importe com o que Deus pensa. Importa agradar a Deus.

2 - O DIABO VAI FAZER DE TUDO PARA QUE FIQUE DE CABEÇA BAIXA - O diabo vai fazer de tudo para te prender, destruir e para que você baixe a cabeça e esqueça quem você é. Aquela mulher era filha de Deus e estava presa por um espírito de enfermidade (doença de origem espiritual).Você é filho(a) de Deus.  Jesus deu a vida por você. Tome posse da palavra, das promessas, lute em oração, não fique intimidado(a), Jesus já te deu a vitória na cruz.

3 –CIRCUNSTÂNCIAS PODE NOS FAZER BAIXAR A CABEÇA – Situações, problemas, enfermidade, relacionamentos mal resolvidos pode muitas vezes nos levar a olhar para baixo. Jesus está vendo sua dor.  Ele pode mudar essa situação, e se não mudar, Ele vai passar junto com você.

4 – LEVANTA A SUA CABEÇA – A posição de cabeça baixa dá uma visão limitada, só vejo o que está no chão, o que me deixa mais para baixo ainda. Essa posição alimenta a depressão, o complexo. Na nossa caminhada por vezes ficamos cansados e temos a tendência de olhar somente para aquilo que nos desanima.Levanta a sua cabeça, olha para Deus. Ele é maior e está acima de tudo.

CONCLUSÃO:Fomos criados a imagem e semelhança de Deus. Fomos adotados como filhos, através de Jesus, e escolhidos para sermos representantes de Deus aqui na terra. Que privilégio Ele nos concedeu. Por isso levanta sua cabeça, você é importante e tem valor para Deus.

VAMOS ORAR–Primeiro agradeça tudo que Jesus já fez por você. E depois se tem alguma coisa situação, enfermidade que faz com que você não tenha uma vida digna, Jesus pode restaurar. (Restaurar significa reaver o que perdemos, ou algo que foi desgastado).  Ele vê sua dor, luta, vergonha e quer restaurar sua dignidade.

Por: Claudete Martins Valério

 

Download Estudo 526.docx   Download Estudo 526.pdf

526-Basta a cada dia o seu próprio mal

14/10/2018 à 20/10/2018

 

Quebra-gelo: Há caminhos que ao homem parece direito, mas os seus fins são de morte. (Provérbio 14.12). Como você entende essa palavra?

Textos Bíblicos: Mateus 6:33-34; Salmo 46:1-10; I Coríntios 6:19-20.

Introdução: A frase tema de nosso estudo é uma palavra do Senhor Jesus após um desafio de acertarmos nossas prioridades, “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua vontade”.  Jesus encerra este desafio nos alertando sobre o resultado de nossas ações sem a direção de Deus. Às vezes aos nossos olhos parecem coisas boas, mas os resultados sempre são destruidores.  Não temos o controle e nem o poder de estabelecer as coisas que ocorrerão no nosso dia. Alguns chamam de crises as situações de surpresa que recaem sobre o cotidiano, e que devem ser entendidas como oportunidades de crescer, de amadurecer e, mais do que nunca, de experimentar a ação de Deus trazendo direção e luz. Essas crises podem acontecer em várias áreas da vida, como a dificuldade no emprego, na vida familiar, nos negócios, etc …, porém também podem atingir áreas mais profundas da vida, como uma enfermidade. Normalmente essas coisas sempre nos pegam de surpresa. A pergunta chave é: Como podemos lidar com essas “surpresas” da vida?

1) Lembrando quem é o Senhor, “o dono” de nossas vidas (I Coríntios 6.19-20): Esta é uma das verdades mais significativas, profundas e transformadoras da vida. Deveríamos fazer a seguinte pergunta em todo o tempo: Quem é o Senhor, quem é o dono de nossas vidas? Sabemos, mas às vezes vivemos como se fossemos o “dono” de nossas próprias vidas.

2)Trazendo ao coração as promessas do Senhor Jesus (Mateus 6.33): Precisamos entender que estamos nos alimentando sempre. Ou com as verdades de Deus ou com as verdades do nosso próprio coração e daquilo que os nossos olhos conseguem enxergar. Jesus nos chama atenção sobre o que deveria ocupar o nosso coração e mente, as promessas, as palavras que vem Dele.

3)Devemos lembrar que a capacitação para superar as crises também vem dEle, através de Sua Palavra e da nossa comunhão com Ele em oração (Salmo 46.1-10): O Salmo 46 nos fala sobre o desafio de aquietar-se. Aquietar-se nos dá a idéia de aninhar-se nos braços do Pai. Para que tudo isso ocorra, é necessário AQUIETAR-SE na Sua presença, deleitando-se da sua comunhão e expondo a realidade que você está vivendo para Ele. Pare para falar com Deus, pare para OUVIR a Deus. Certamente, os embates da vida serão enfrentados com mais sabedoria e segurança e você alcançará a bonança de Deus.

Conclusão: Precisamos entender que a nossa vida pertence ao Senhor.   Todo ataque ou dificuldades que possamos enfrentar não saem do controle de Deus. Ele vê o que não conseguimos ver. Precisamos ter atitudes segundo o coração de Deus, o milagre nos alcançará. Você quer? Vamos orar.

Fonte: Igreja Metodista no Bacacheri

 Download Estudo 525.docx   Download Estudo 525.pdf

 

525-Expectativas: COMO MANTÊ-LAS VIVAS E SAUDÁVEIS

07/10/2018 à 13/10/2018

Quebra-gelo: Quais são as suas expectativas? Que avaliação você poderia fazer a respeito delas?

Textos Bíblicos: Deuteronômio 11.1-20

Introdução: O texto que lemos é um texto que trata com um povo que está vivendo profundas expectativas e nos ensina como lidar adequadamente com cada uma delasO povo de Israel estava vivendo a expectativa da nova terra, da terra abençoada, da terra produtiva. Estava vivendo a expectativa de ver a benção cumprida, porém teriam que enfrentar ainda muitas lutas. Muitas batalhas teriam que serem vencidas, muitos inimigos teriam que ser derrotados e aqui, Deus nos oferece as estratégias para vencer e nos apropriarmos da benção. É um texto dirigido para quem tem expectativa. Você tem? Para ver as expectativas sendo alcançadas ou cumpridas é preciso...

1).- Alimentar a memória com a fidelidade de Deus (v 1-7) – Deus afirma aqui que Ele não estava falando com estranhos, com um povo que não entendia o que estava ouvindo, Deus estava falando com pessoas que já haviam experimentado o poder, o amor, o cuidado, o zelo e a mão forte de Deus. Deus na verdade estava dizendo: se vocês esquecerem disso não conseguirão avançar. Quantas coisas Deus já fez por você? Infelizmente somos um povo de memória curta, você lembra o nome do seu bisavô? Esquecemos com facilidade as coisas que Deus já nos fez e por sermos assim não conseguimos avançar, nos perdemos em muitos detalhes. Primeiro desafio, alimente a sua memória com a fidelidade de Deus.

2).- É preciso alimentar-se ou projetar o futuro com as promessas de Deus (v. 8-15). Trazer a memória o que Deus já fez, mas também projetar o futuro pela palavra de Deus. Um dos maiores erros do homem é tentar caminhar pelo seu próprio coração, tentar viver sem a orientação de Deus. O texto nos desafia a não tirar os olhos, a não desviar o coração, a não perder o alvo das coisas que o Senhor fala. Por que? (v.8) a)Para que sejais fortes. b) Para tomar posse da herança, desfrutar da herança. c)Para ter vida prolongada. Muitos se perdem porque não se alimentam com as promessas, alimentam-se com desesperança, com ódio, com ira, com maledicência, com murmurações e comida estragada faz mal, pode levar até a morte. Alimente-se com as promessas de Deus.

3).- Desafios de Deus para quem tem expectativasa) (v 16) Cuidai do vosso coração para que não se engane e desviando-vos, sirvais a outros deuses. Quantas coisas entram em nosso coração que não são do Senhor. Coisas que nos ferem, nos desanimam e nos fazem recuar. A única palavra que pode trazer vida é a palavra de Deus. Cuide do coração. b) (v.18) Gravai estas minhas Palavras na mente e no coração. Deixe a palavra de Deus te dirigir, não queira outra palavra que não seja a palavra de Deus. A única palavra que só abençoa é a palavra de Deus. Creia nela e ande por ela.

Conclusão: Se você tem expectativas no coração, esta palavra é para você. Deus tem expectativas para com você, então renda-se, deixe que o Senhor te conduza por onde Ele deseja e a benção do Senhor será abundante sobre a sua vida. Coloque todas as suas expectativas na presença de Deus e Ele mesmo satisfará o seu coração. É Ele, somente Ele o abençoador, não se iluda e nem se engane. Vamos orar.

 Download Estudo 524.docx   Download Estudo 524.pdf

 

524 - Quando Deus escreve nossa história

30/09/2018 até 06/10/2018

 

Quebra-Gelo: Você já conheceu alguém que se considera azarado na vida?

Texto Bíblico: 1 Cr. 4.9-10

 

Introdução

Você já conheceu alguém que pensa que nasceu para sofrer? Que a vida está predestinada ao fracasso e ao sofrimento?  Jabez provavelmente era alguém assim. Seu nome já mostrava isso.  Jabez em hebraico significa “Causador de dor”. Sabe-se lá quanto sofrimento ele passou na vida, até este momento em que ele faz essa oração que acabamos de ler.

O texto nos diz que ele foi mais ilustre que seus irmãos. Jabez foi mais ilustre que seus irmãos por que...

 

  1. Invocou a Deus 

Jabez reconheceu a soberania de Deus. Que não era um nome, uma situação, uma circunstância que definiria seu futuro, mas a vontade de Deus! Muitas vezes damos poder à aquilo que não tem. Quando atribuímos à algo ou alguém o poder que somente Deus tem, estamos sendo idolatras pois estamos colocando outra coisa ou pessoa no lugar exclusivo de Deus.        Ao invocar a Deus, Jabez entregou toda sua vida a Deus. Ele confiou inteiramente seu presente e futuro ao Senhor, e Ele atentou para isso.  Deus se agrada que recorramos a ele. Deus tem prazer que nos dirijamos a ele em oração.

  1. Apresentou sua situação a Deus

Jabez não ficou reclamando da vida para pessoas que não poderiam resolver seus problemas.  Reclamar para quem não pode resolver nada, é murmurar e murmuração é pecado! Ele clamou em vez de reclamar.

Ao ir ao Senhor, ele reconhece quem Deus é e deposita sua confiança nele. Essa é a fé que Deus espera de nós, uma confiança genuína no amor, cuidado e poder dele. Ele sabia que Deus era a única fonte de benção.

  1. Teve sua vida marcada pela benção de Deus

Deus atendeu Jabez.  O Senhor derramou tamanhas bênçãos em sua vida, que fez dele mais ilustre que os demais. O homem que se chamava “ o que causa dor” foi impactado pela resposta de Deus à sua oração.

Esse mesmo Deus também está disposto a ouvir nosso clamor, Basta que para isso levemos nossas questões a ele. Jabez só teve sua vida impactava, só foi preservado daquilo que ele temia, porque ele buscou na fonte certa. Assim como ele, podemos ser marcados pela benção do Senhor, basta buscarmos.

Conclusão

          Muitas pessoas pensam que são portadores de algum tipo de destino negativo, causados de muitos males e sofrimentos. A palavra de Deus não nos ensina esse tipo de coisa. Mas nos revela um Deus soberano e todo poderoso que escreve e reescreve nossa história tantas quantas vezes for necessário.  Você quer experimentar isso? E tão clame ao Senhor e entregue tudo nas mãos dele.

Pr. Francisco Belvedere Neto

         

Maringá, 05 de Janeiro de 2017

Olá Discipuladores abençoados...

Para que possamos caminhar com oração, jejum, organização e impossíveis de Deus nesse novo ano, quero pedir para você anotar na sua agenda essas datas e orientações. Por favor guarde com temor e amor esse comunicado. E já esteja colocando todas essas datas tão importantes nas mãos de Deus, para que possamos em tudo estar no centro da vontade do Senhor.

-23 de Janeiro: Os GEs voltam a se reunir

-04 de Fevereiro: Relógio de Oração

-04 de Fevereiro: Encontro de Discipuladores às 20h no templo. Alguns discipuladores e discipuladoras faltaram bastante no nosso encontro, lembre-se que quando você aceitou o chamado de Deus para sua vida, você aceitou TUDO o que envolve esse chamado (muita oração e jejum, encontros, GEs, GDs, leitura de livros para capacitação etc). Deus é fiel e essa característica Dele precisa estar cada vez mais impressa em nossas vidas. E como eu disse “alguns”... Louvo e admiro a fidelidade da maioria e sempre falo isso pessoal, falo nos nossos Encontros e GDs. Para que o IMPOSSÍVEL de Deus aconteça, para que alcancemos as PROMESSAS do Senhor precisamos ser fiel no que nos é possível! Amém?

-05 de Fevereiro: As Classes de Discipuladores e classes de Discipuladores Kids voltam a ter aula

-06 de Fevereiro: Nessa semana os GDs voltam a se reunirem

-23 à 25 de Março: Reencontro (para quem já terminou a Classe de Discipuladores, ou pelo menos terminou o módulo Caráter Cristão)

-02 à 04 de Junho: Encontro com Deus

-30 de Junho à 02 de Julho: Congresso de Discipulado (somente para Discipuladores)

-04 à 06 de Agosto: Encontro de Nível 1 (somente para Discipualdores, lembrando que para participar desse encontro precisa ter feito o Reencotro)

-15 à 17 de Setembro: Encontro com Deus Kids

-10 à 12 de Novembro: Encontro com Deus

Obs: Discipuladores e Discipuladoras atualizem seus cadastros na secretaria da igreja (endereço, telefone, celular, email, dia de reunião de GE e GD). Lembrando que a Edna está na secretaria somente no período da tarde nesse mês de janeiro.

Com muito amor por cada um de vocês...

Pra. Debora

Obs: Dos dias 18/12/2016 à 21/12/2016, vamos der um intervalo para as reuniões semanais de GE. Lembrando sempre que discipulado, não é reunião semanal mas sim relacionamento.

Download Aviso - Imprimir.docx

Download Aviso - Imprimir.pdf

01/11/2015

DISCIPULADO – ORAÇÃO, AMOR E CUIDADO

Temos claro o chamado. Sabemos o que Deus quer para nós. Então precisamos todos os dias cuidar da nossa CONSAGRAÇÃO, porque isso é oração, amor e cuidado.

1-Vencer o pecado (Tiago 4.17): Se você foi chamada para livrar o mundo das mãos de Satanás, não se envolva com as coisas criadas por Satanás. Gostamos de usar a graça para perdoar pecados. Mas a graça existe para nos ajudar a vencer o pecado. Todo mundo vai... Mas você não é todo mundo. Você não é do mundo. Você é LUZ do mundo e SAL da terra.

2-Não encobrir o pecado (Juízes 14:9): Sansão cobriu o seu pecado, ele esconde a origem do mel. Prestação de contas é fundamental. Leva a graça de Deus a sério se afastando do pecado! Leve a graça de Deus a sério não encobrindo o pecado! Leve a graça a sério não se envolvendo com coisas erradas!

3-Cuidado com as brincadeiras (Juízes 14:12-14; 16:7; 16:11; 16:13): Sansão estava fazendo piadinhas com o pecado dele. Não leve as coisas de Deus na brincadeira. Não se brinca com aquilo é espiritual com aquilo que é sagrado. Valorize a graça.

Com amor que vem do coração de Deus para o meu coração por você...

Pra. Debora

“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos.”

 (Mateus 28.18-20)

  • Estas palavras foram dirigidas aos discípulos por Jesus pouco antes que Ele fosse elevado aos Céus e se assentasse à destra do Pai.

  • A Bíblia afirma que, além dos apóstolos, mais de 500 pessoas viram Jesus depois de ressurreto e que o Espírito do Senhor foi concedido a todos os que creram.

  • Portanto, este chamado não se dirigiu especificamente a um ou a outro discípulo, mas a toda a Igreja de Cristo.

“Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a Palavra.”

(Atos 8:4)

  • Nós somos a Igreja do Senhor hoje, embaixadores de Cristo nesta terra, e, portanto, temos parte nesta missão.

Diante desta realidade, nossa responsabilidade neste chamado nos leva a olharmos com mais atenção para o evangelismo em nossa Igreja e a considerarmos sobre nossa caminhada como discípulos do Senhor........PARA CONHECER MAIS SOBRE A MISSÃO DA IGREJA DE CRISTO CLIQUE NAS FOTOS ABAIXO.