Discipulado

Download Estudo 549.docx

Download Estudo 549.pdf

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

SERMÃO N° 08 – 06.05.2019 | Tema: “Frágil: Manuseie com Cuidado”

Texto Biblico: Salmo 90.1-17; Deuteronômio 30.15-30

Quebra-gelo: Quando é que um produto recebe o título dessa mensagem como recomendação?Pode compartilhar?

Introdução: Qualquer produto quando transportado de um lado para o outro recebe algumas recomendações para que o transporte seja efeutado com segurança. Alguns pelo alto grau de fragilidade recebem uma indicação um pouco mais específica: “Manuseie com Cuidado”. Se prestarmos bastante atenção veremos que o Senhor constantemente nos alerta sobre a fragilidade das nossas vidas e de certa forma nos alerta a “manuseá-la com cuidado”. O Salmo 90 é um grande alerta sobre a fragilidade da vida humana e Deuteronômio 30 nos apresenta os desafios diários das escolhas que devemos fazer, vamos refletir um pouco sobre isso:

1). A vida passa muito rápido. (v.10 e 12) – “Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio (NTLH)”. Pense um pouco: Se você soubesse que hoje seria o seu último dia, o que você mudaria na sua vida? Quais as coisas que você priorizaria?  Como trataria as pessoas? O Salmista faz um clamor ao Senhor para que Deus mantivesse essa verdade bem viva na sua memória, com o objetivo de que tivesse um coração cheio de sabedoria.

2). Deus é de eternidade a eternidade.(v. 1 a 4) – Antes de tudo, antes de todas as coisas, antes de nós existirmos, Deus já era, Deus já se fazia presente. Ele é Senhor, mas extremamente misericordioso para conosco tornando-se refúgio de geração em geração. O que o salmista está tentando trazer como entendimento para nós é que tudo o que nós precisamos para viver de forma abençoadora vem de Deus. A vida é rápida, e Deus nos chama para vivê-la segundo a sua direção, tudo o que está escrito revelam o caráter de Deus, mas também mostram o nosso coração, não tem nada novo debaixo do céu e em cima terra.

3). Sua misericórdia se renova a cada manhã(v. 14) – “Sacia-nos de manhã com a tua benignidade...”  – (v. 17) – “ Seja sobre nós a graça do Senhor e confirma as obras de nossas mãos”.  Podemos ter a benção de Deus em tudo o que fizermos, se nos deixarmos ser alimentados por Ele. Deuteronômio 30.15-20 traz uma palavra de encorajamento de Deus diante dos desafios da vida. E o desafio é escolher a vida, escolher a benção para que nós e a nossa descendência possamos viver, “amando ao Senhor, dando ouvidos a vóz do Senhor e apegando-nos a Ele, porque é disso que depende a nossa vida”. Sacia-nos...

Conclusão:Nossa vida é extremamente frágil, precisamos aprender a manuseá-la com cuidado. Que Deus nos ajude a escolher viver como se fosse o nosso último dia. Você entende que sua vida é muito mais frágil do que você pensa? Deseja gastar a sua vida para a glória de Deus e para que muita gente seja abençoada? Então levante-se e vamos orar.

Download Estudo 548.docx

Download Estudo 548.pdf

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

SERMÃO N° 07 – 06.05.2019 | Tema: “Bateu na Trave”

Texto Biblico: Marcos 10.17-22 e  Lucas 10.38-42

Quebra-gelo: Quantos conhecem essa expressão: “Bateu na Trave”? O que ela significa prá você? Pode compartilhar?

Introdução: Você já deixou de ganhar algo “por pouco”? Para muitas pessoas a vida é cheia de “quases”, ou cheia de “por poucos”. Quase deu certo, quase consegui, quase fui feliz, quase fomos campeões. O problema é que uma vida de “quases” é uma vida de derrotas, uma vida de coisas que não se realizaram, isso é frustrante. Se pensarmos que se tivéssemos perseverado um pouco mais teríamos conseguido, a frustração pode ser maior. Isso é o que acontecesse com muitos na vida com Deus, eles perdem a oportunidade de uma vida abençoada, de uma vida cheia da presença de Deus, “por pouco” e isso normalmente acontece porque priorizamos as coisas erradas. Os dois textos que lemos falam de experiências que “por pouca coisa” perderam o excelente de Deus, o jovem rico desenvolveu uma vida muito religiosa que apenas o tornou prisioneiro das coisas que acumulou. Marta tornou-se prisioneira dela mesma por causa do seu próprio coração ferido não conseguia liberar Maria e tentou afastá-la da presença de Jesus. Vamos pensar no que Jesus estava propondo nesses textos:

1). A vida que desejamos e verdadeiramente precisamos é a que Ele, o Senhor propõe para nós - Muitos não entenderam isso ainda, ficam chateados por não terem coisas ou de terem que perder coisas (como o jovem rico), e não aproveitam a bênção de uma vida de comunhão com Deus. Lembre-se: você pode ter tudo, porém sem Deus é um miserável. O importante é conhecer e andar com Deus, estar cada vez mais próximo Dele; essa é a única coisa que não pode nos faltar. A boa parte é ter comunhão com Jesus.

2). O diabo vai tentar tirar tua alegria de uma vida com Deus. - O diabo vai tentar te convencer do quanto às outras coisas são importantes e necessárias, e que você precisa delas. Vai tentar mostrar que não adianta ter a Deus se Ele não te dá o que você quer. O diabo vai tentar tirar a sua alegria de fazer parte da família de Deus. Cuidado, se você ainda tem outras coisas no coração além de Deus, o diabo pode tentar roubar sua paz e alegria.

3).  Você só precisa de uma coisa: Jesus! - Tudo o que você precisa é de Deus e de estar próximo a Ele. Jesus, no texto de Lucas, diz que Maria escolheu a boa parte. E você, o que quer? Quer a Deus ou as coisas que o mundo oferece? Muitos falam que querem a Deus, mas são infelizes por não terem algumas coisas que o mundo oferece. Precisamos ter clareza em nosso coração, o importante é estar em Deus. Se estamos em Deus escolhemos a melhor parte e com certeza seremos realizados.

Conclusão:Maria escolheu estar com Jesus, Marta ficou reclamando de Maria e o jovem rico preferiu os bens e as riquezas que tinha; e você, o que quer? O que você escolhe: a Deus ou as outras coisas? Você quer a Deus? Quer por o seu coração verdadeiramente Nele? Não quer perder a vida eterna por pouco? Levante a mão, vamos orar.

Download Estudo 547.docx

Download Estudo 547.pd

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

De 28/04 até 04/05

SERMÃO N° 06 | Tema: O Que Fazer Para Ter Uma Vida Melhor?

Texto Biblico: Jeremias 29.10-14

Quebra-gelo: Você gostaria que sua vida fosse um pouco melhor do que é? O que você pensa em fazer para alcançar isso? Pode compartilhar?

Introdução: O texto de Jeremias é uma parte da promessa de restauração da nação de Israel. É Deus trazendo uma direção para aqueles que estavam desejosos de terem uma melhor condição de vida. São orientações importantíssimas para nós também, veja:

1). Precisamos entender que a palavra boa é a Palavra de Deus (v.10) – Estamos o tempo todo recebendo palavras e liberando palavras. Muitas dessas palavras marcam as nossas vidas negativamente e promovem destruição e desânimo, causam divisões e empobrecem a vida. Deus estava afirmando que no momento oportuno Deus faria com que aquela nação que já era conhecedora da boa palavra, porém não caminhava nela, experimentasse agora o poder restaurador da BOA PALAVRA dEle. Precisamos ouvir a boa palavra de Deus.

2). Precisamos ter um entendimento correto da vida cristã. (v.11) – Muitos não tem uma vida melhor, mesmo ao lado de Deus, porque não tem entendimento correto da vida com Deus. Como entendem errado, agem errado e sofrem com isso. “Eu é quem sei que pensamentos tenho a seu respeito, diz o Senhor”. Quer viver melhor? Dedique-se para conhecer mais a Deus.

3). Precisamos buscar a Deus com a motivação correta. (v.13) – Tiago 4.2-3 diz que não recebemos nada de Deus porque não pedimos e, que muitas vezes quando pedimos, também não recebemos, pois buscamos a Deus pelos motivos errados. Aqueles que buscam a Deus por motivos egoístas dificilmente terão uma vida mais tranquila ao lado de Deus. Quer viver melhor? Busque a Deus com a motivação correta. Busque a Deus para conhecê-lo melhor, para aprender a amá-lo e obedecê-lo. Fazendo isso você começará a experimentar os planos de Deus para você e viverá melhor.

4). Precisamos agir corretamente. (v.14) – Na vida com Deus a atitude correta é sempre obedecer a Deus. Quando o buscamos com o propósito de obedecer, Deus sempre trabalhará para mudar a nossa “sorte”. Ele mesmo se deixa achar e modifica toda situação que envolve as nossas vidas para deixar as coisas do jeito que Ele mesmo deseja. Você gostaria que a sua vida ficasse como Ele mesmo deseja? Então se renda e apenas obedeça a sua direção.

Conclusão:Quer viver melhor? Ter uma vida um pouco mais realizada? Leve a sério a boa Palavra, busque compreender corretamente a vida com Deus, permita que Deus trabalhe a sua motivação e aja sempre em obediência. Quer fazer isso? Levante a mão, vamos orar.

Pr Eduardo Villa Nova.

Download Estudo 546.docx

Download Estudo 546.pd

IGREJA METODISTA CENTRAL DE MARINGÁ

De 21/04 até 27/04

SERMÃO N° 05 – 22.04.2019 | Tema: “O Melhor Remédio”

Texto Biblico: Lucas 5.12-16; Salmo 34.4

Quebra-gelo: Você crê que o remédio que o Senhor te oferece é melhor para você?

Introdução: Todos nós trazemos no coração um sentimento muito forte de independência, de autossuficiência, normalmente nos rendemos quando todos os “jeitos” humanos e mundanos já se esgotaram. No Salmo 34.4, Davi compartilha a sua experiência de abrir mão do “seu jeito” para buscar a direção de Deus e ele afirma que quando “pediu a ajuda de Deus, Deus o respondeu livrando-o de todos os seus medos e temores”. O melhor remédio para as nossas vidas é aquele que Ele mesmo, o Senhor, nos oferece, a sua presença.

Lucas 5.12-16 nos conta a história de um homem coberto de lepra, que com certeza havia lutado com todas as suas forças e que agora caminhava sem nenhuma esperança, até que encontra em Jesus o verdadeiro remédio para a sua vida. Talvez você esteja na mesma situação desse homem, lutando para tentar vencer alguma “enfermidade” que pode estar localizada na sua vida, sua alma, sua família, seu trabalho ou em qualquer outra situação e você ainda não se rendeu ao remédio que Jesus oferece.

1). Precisamos ir a Jesus - (v.12) – Jesus estava ali e o homem “veio” a presença de dEle. Veio desarmado e veio completamente aberto para qualquer direção que o Senhor Jesus tivesse para ele. Venha a mim: esse é sem sombra de dúvidas o mais importante chamado de Deus para as nossas vidas. Mateus 11.28-29 Jesus disse: Venha a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados para que Eu vos alivie do peso. Já está cansado? Então venha.

2). Humilhar-se diante de Deus - (v. 12) – “Ao ver Jesus, prostrou-se com a cara no pó...” – Diante de todas as batalhas que nós temos pela frente Deus nos orienta a enfrentá-las nos humilhando diante dEle.  Não importa o tamanho e nem a gravidade da batalha, Deus nos mostra que o caminho para encontrar o favor de Deus é o caminho da humildade. (Tiago 4.10 ...humilhai-vos e Ele vos exaltará; Mateus 23.12 e Lucas 18.14 “... quem a si mesmo se humilhar será exaltado...”. O homem se prostrou e se abriu para o remédio de Deus.

3). Suplicar – “... Se quiseres, podes purificar-me...”. – Ele reconhece que o poder estava na pessoa de Jesus, mas também reconhece que a autoridade estava em Jesus. Estava pronto para sair dali curado de qualquer jeito, pois se não fosse curado da enfermidade, o encontro com o Senhor Jesus teria curado a sua vida da mesma maneira. Ninguém que se rende diante de um encontro com Jesus sai da sua presença do mesmo jeito. (Sl 34.4)

Conclusão: O melhor remédio para a minha vida, para a sua vida, para a nossa família é aquele que o Senhor oferece. Venha, humilhe-se, reconheça o poder, mas também a autoridade dEle sobre você. Quer fazer isso? Levante a mão, vamos orar.

Pr Eduardo Villa Nova.

“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos.”

 (Mateus 28.18-20)

  • Estas palavras foram dirigidas aos discípulos por Jesus pouco antes que Ele fosse elevado aos Céus e se assentasse à destra do Pai.

  • A Bíblia afirma que, além dos apóstolos, mais de 500 pessoas viram Jesus depois de ressurreto e que o Espírito do Senhor foi concedido a todos os que creram.

  • Portanto, este chamado não se dirigiu especificamente a um ou a outro discípulo, mas a toda a Igreja de Cristo.

“Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a Palavra.”

(Atos 8:4)

  • Nós somos a Igreja do Senhor hoje, embaixadores de Cristo nesta terra, e, portanto, temos parte nesta missão.

Diante desta realidade, nossa responsabilidade neste chamado nos leva a olharmos com mais atenção para o evangelismo em nossa Igreja e a considerarmos sobre nossa caminhada como discípulos do Senhor........PARA CONHECER MAIS SOBRE A MISSÃO DA IGREJA DE CRISTO CLIQUE NAS FOTOS ABAIXO.