Discipulado

489-TEMA LIVRE

17/12/2017 à 23/12/2017

Nessa semana o tema será livre porque muitos discipuladores e discipuladoras realizam confraternizações de encerramento do ano. Então aproveitem essa semana para ter um tempo diferenciado com o seu GE.

E lembre-se desses avisos importantes...

AVISOS:

-Discipuladores e discipuladoras agora no mês de dezembro e janeiro sempre temos um intervalo no dia semanal do nosso GE e GD. Gosto sempre de lembrar que paramos um tempo de nos reunir nas casas regularmente, mas discipulado é RELACIONAMENTO e isso nunca para, nunca tem férias e nem intervalo. Então...

A data de intervalo do GE é do dia 23/12/2017 à 21/01/2018. Se você precisar ter esse intervalo antes por motivo de viagem ou trabalho pode fazer antes, lembrando de também voltar antes. Recomendo que o GE tenha apenas um mês de intervalo (Comunique seu discipulador ou sua discipuladora se essa for sua situação, porque não caminhamos sozinhos).

A data de intervalo do GD é do dia 17/12/2017 à 03/02/2018. Voltamos no primeiro Encontro de Discipuladores de 2018 que será dia 03/02/2018 às 20h no templo da Igreja. Em janeiro não teremos Encontro de Discipuladores e nem Relógio de Oração.

Um abração

Debora  Ap. Santana Silvestre

488-JESUS! LUZ DO MUNDO

10/12/2017 à 16/12/2017

Quebra gelo: Qual o sentimento que você tem ao ver a sua cidade enfeitada com as luzes do natal?

Texto: Isaias 9:2, Mateus 4:14 a 17 e João 8:12

Introdução: Com a proximidade do natal, as cidades ficam mais bonitas e enfeitadas com luz.  Muitas pessoas saem das suas casas para visitar esses lugares. Quando passamos pelas ruas, vemos a beleza das luzes de natal.

O profeta Isaías exerceu seu chamado em aproximadamente 730 antes do nascimento de Cristo e profetizou a vinda do único Salvador. Deus usou a vida do profeta Isaías para revelar que o nosso Senhor Jesus Cristo, havia de ser o Salvador de seu povo. O profeta Isaías viu “uma grande luz que resplandece sobre aqueles que vivem na região da sombra da morte” (Isaías 9: 2).

 Vamos refletir:

1 –LUZ - na bíblia é o símbolo da presença e do favor de Deus em contraste com o julgamento de Deus. Também é o oposto de trevas (luz e trevas/ o bem e o mal). Está relacionada com alegria, benção e vida em contraste com a tristeza, adversidade e morte.

 A santidade de Deus é expressa em termos de luz. “E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.”(1 João 1:5)

2 – TREVAS E ESCURIDÃO–Ausência completa de claridade ou luz. Ausência de Deus. Lugar destinado ao castigo eterno (inferno). Desobediência, morte.

Ignorância (no hebraico) = escuridão.Conhecimento (no hebraico) = luz

O meu povo foi destruído, porque faltou conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdotes diante de mim; e visto que te esqueceste da lei do teu Deus também eu me esquecerei de teus filhos” (Oseias4:6)

3 – JESUS É A LUZ DO MUNDO–Jesus ilumina a nossa vida e revela o caminho para o Pai. Só Jesus Cristo, o Filho de Deus, tem condições de dar luz às pessoas que andam na escuridão. Somente ele, que deu pão aos famintos, que curou os aleijados, que mudou água em vinho e que anunciou as boas notícias, tem condições de dar-nos a vida. Ele foi morar justamente naquela região que era tão sofrida na época do profeta Isaías. Pois o Senhor foi morar numa cidade nos confins de Zebulom e Naftali (Mateus 4: 13), no norte do país. Assim o Senhor veio cumprir o que Deus tinha prometido pela boca dos profetas. Ele deu sua vida para que nós tivéssemos acesso ao Pai.

3 – SOMOS CHAMADOS PARA ANDAR NA LUZ - “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (Jo 8:12). O amor de Deus é demonstrado em seu filho Jesus e esse amor seria manifesto na vida daqueles que seguem Jesus. Aquele que segue Jesus tem a luz de Cristo e anda de modo digno, como participantes do reino da luz, e como filhos da luz. Colossenses 1:9-14 e Efésios 5:8.

CONCLUSÃO: Fomos alcançados, retirados do domínio das trevas para vivermos no reino da luz. Que possamos refletir a luz de Jesus através da nossa vida. E que nesse final de ano, onde temos maior contato com nossos familiares, possamos levar a luz de Cristo para aqueles que ainda não conhecem. E sempre lembrarmos que Jesus é a verdadeira luz e nós como seus discípulos devemos levar a luz de Jesus por onde passarmos.

Por: Claudete Martins Valério

Download 488 - Jesus! Luz do Mundo.docx

Download 488 - Jesus! Luz do Mundo.pdf

AVISOS:

-Discipuladores e discipuladoras agora no mês de dezembro e janeiro sempre temos um intervalo no dia semanal do nosso GE e GD. Gosto sempre de lembrar que paramos um tempo de nos reunir nas casas regularmente, mas discipulado é RELACIONAMENTO e isso nunca para, nunca tem férias e nem intervalo. Então...

A data de intervalo do GE é do dia 23/12/2017 à 21/01/2018. Se você precisar ter esse intervalo antes por motivo de viagem ou trabalho pode fazer antes, lembrando de também voltar antes. Recomendo que o GE tenha apenas um mês de intervalo (Comunique seu discipulador ou sua discipuladora se essa for sua situação, porque não caminhamos sozinhos).

A data de intervalo do GD é do dia 17/12/2017 à 03/02/2018. Voltamos no primeiro Encontro de Discipuladores de 2018 que será dia 03/02/2018 às 20h no templo da Igreja. Em janeiro não teremos Encontro de Discipuladores e nem Relógio de Oração.

 

487-OUVIR

03/12/2017 à 09/12/2017

Quebra-gelo: O que você faz mais, fala ou ouve?

Texto Bíblico: Provérbios 18:13

Introdução: Estamos chegando no fim do ano, e só de pensar que é final de ano já dá um peso, um cansaço. Vivemos muitas coisas durante esse ano, coisas boas e outras ruins. E tudo isso acaba gerando um cansaço. O cansaço, o esgotamento, a irritação e outros sintomas semelhantes fazem com que não tenhamos tanta paciência em ouvir. Vivemos com pessoas o tempo todo, e deveríamos conhecer bem a arte do diálogo, pois por meio dela, cultiva-se relacionamentos mais profundos.

Um dos aspectos que aquele/a que deseja cultivar a arte do diálogo deve dominar é saber escutar o outro, porque consiste, precisamente, num intercâmbio de palavras entre dois indivíduos e não em um monólogo. Nestes tempos, ouvimos um lamento generalizado em muitos, porque a maioria das pessoas querem falar, mas são poucos os que desejam ouvir.

O autor de Provérbios usa dois adjetivos para descrever as palavras daquele que se apressa em falar antes de outra pessoa terminar de dizer o que compartilhava: estultícia e vergonha. Por que usa termos tão duros ao se referir ao simples ato de interromper?

Desenvolvimento:

1-Porque é falta de consideração: A interrupção, demonstra falta de consideração. Na verdade, estamos lhe dizendo que o que temos a dizer é mais importante do que aquilo que eles estão compartilhando. Parece ser tão importante o que falamos, que nem sequer concedemos a oportunidade da outra pessoa completar seus pensamentos.

2- Porque gera falta de entendimento: Se não permitimos que a pessoa fale, não teremos a oportunidade de entender claramente o que está tentando compartilhar conosco. Se não temos todos os elementos para avaliar sua mensagem, não poderemos responder ou opinar com inteligência. Porém com freqüência cremos que sabemos o que a outra pessoa vai dizer. Inclusive lhe dizemos: “já sei o que você vai falar”, como se possuíssemos algum atributo especial que nos permitisse ler os pensamentos dos outros e assim anteciparmos suas palavras. Muitas vezes tentamos apressar o ritmo da conversa completando as frases dos outros.

3-Porque o não ouvir gera um diálogo ineficaz: O mais eficaz é guardar silêncio e esperar! Isto significa não apenas não interromper, mas também resistir à tentação de nos adiantarmos na elaboração mental de uma resposta. Quando dispomos todo nosso ser para ouvir atentamente a outra pessoa, muitas vezes nossas perguntas respondem-se sozinhas, à medida que ouvimos.

Precisamos saber ouvir os outro e também ouvir Deus!!!

Conclusão: Você anda cansado/a, esgotado/a e irritado/a? Está sem paciência para ouvir? Tem consigo parar para ouvir Deus? Então vamos orar

Fonte: Eleva teus olhos

Download 487 - Ouvir.docx

Download 487 - Ouvir.pdf

AVISOS:

-Discipuladores e discipuladoras agora no mês de dezembro e janeiro sempre temos um intervalo no dia semanal do nosso GE e GD. Gosto sempre de lembrar que paramos um tempo de nos reunir nas casas regularmente, mas discipulado é RELACIONAMENTO e isso nunca para, nunca tem férias e nem intervalo. Então...

A data de intervalo do GE é do dia 23/12/2017 à 21/01/2018. Se você precisar ter esse intervalo antes por motivo de viagem ou trabalho pode fazer antes, lembrando de também voltar antes. Recomendo que o GE tenha apenas um mês de intervalo (Comunique seu discipulador ou sua discipuladora se essa for sua situação, porque não caminhamos sozinhos).

A data de intervalo do GD é do dia 17/12/2017 à 03/02/2018. Voltamos no primeiro Encontro de Discipuladores de 2018 que será dia 03/02/2018 às 20h no templo da Igreja. Em janeiro não teremos Encontro de Discipuladores e nem Relógio de Oração.

486-AJUSTE O FOCO

26/11/2017 à 02/12/2017

Quebra-gelo: Você está passando por alguma luta? Ou lutando por alguma coisa?

Texto: Filipenses 1:27-29

Introdução: Sempre na nossa vida vamos passar por tempos de luta, de tribulação. Sempre vamos estar lutando por algo, ou por alguém. Assim é a vida. Nós só precisamos ajustar o nosso foco para não lutarmos por coisas ou situações que não tem valor eterno. Quando nos desfocamos e lutamos por coisas ou circunstâncias que não tem valor eterno, gastamos nossos dias e esforços, tempo e energia em situações desnecessárias. O que tem valor para Deus são – VIDAS -  pessoas que eu e você conhecemos e que precisam conhecer o Senhor; relacionamentos que eu e você temos e que precisam ser restaurados; magos, falta de perdão, rancor que precisam ser eliminados; família que precisa ser unidade e amada. Isso tem valor para Deus.

Para aquele que não crêem em Deus, só resta a vida nessa terra; portanto, é natural que lutemos pelos valores terrenos como: dinheiro, popularidade, poder, prazeres e prestígios. Para Paulo, entretanto, viver significava desenvolver valores eternos e falar com que entendessem a vida sob a perspectiva da eternidade. Todo o propósito de Paulo nesta vida era falar corajosamente a respeito de Cristo e de se tornar semelhante a Ele.

Desenvolvimento: Vamos lutar focados...

1-Focado na Unidade (v.27): Paulo encorajava os crentes a se manterem unidos e a permanecerem firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica. Precisamos ter coragem para resistir às lutas internas e sustentar o propósito comum de servir a Cristo.

2-Focado na Intimidação (v.28): Satanás sempre vai tentar nos intimidar com alguma circunstancia, com alguma situação, ou ainda com alguma pessoa. São momentos que nos sentimentos afrontados e podemos até paralisar por causa do medo. Mas Paulo diz que quando nos mantemos unidos não sedemos a intimidação de Santanás.

3-Focado no Sofrimento (v 29): Nós somos humanos, e o sofrimento faz parte da humanidade. Precisamos cuidar da com a forma como a modernidade está encarando o sofrimento. Para muitos o sofrimento é uma doenças, um descontrole emocional. Alguns dias atrás ouvi a Beh e a Lala falando “estou estressada, estressada, estressada...”. Na hora eu chamei-as e perguntei “Vocês estão o que?”, “Estressadas mãe”. “Vocês sabem o que é estresse?” O estresse pode ser bom ou ruim. O viver estressado significa um acumulo de pensamentos, tarefas e esgotamento mental. Então falei para elas “Eu penso que vocês tiveram dias bem corridos e por isso estão cansadas. Então vão tomar u banho bem gostoso, esquece o celular, vão comer e dormir, para descansar. Porque se vocês estão estressadas agora, daqui alguns anos vão infartar”

Precisamos pedir clareza, discernimento para o Espírito para identificar o que estamos sentindo e assim SOFRER DIREITO. As vezes você não está com depressão, mais com uma tristeza profunda por causa de algo serio que está passando.

Paulo considerava um privilégio sofrer por Cristo. Por causa de nossa natureza, não consideramos o sofrimento um privilégio. Mas, se representarmos fielmente Cristo em nosso sofrimento, nossa mensagem e exemplo afetarão positivamente tanto a nós como aos outros. O sofrimento traz os seguintes benefícios adicionais...

  • Afasta nossos olhos dos prazeres terrenos;
  • Extirpa o crente superficial;
  • Fortalece a fé daqueles que o suportam;
  • Serve como um exemplo a ser imitado pelo outro.

Quando sofremos por nossa fé, não significa que fizemos algo errado. Na verdade, o que acontece é exatamente o oposto, o sofrimento é prova de que continuamos a ser fiéis. Use o sofrimento para construir seu caráter.

Conclusão: Permaneça focado nas coisas lá do alto, na eternidade, com unidade, vencendo a intimidação e sofrendo direito. Só assim será livre para viver e servir, dedicando sua vida ao que realmente importa.

Por: Pra. Debora

Download 486 - Ajuste o Foco.docx

Download 486 - Ajuste o Foco.pdf

 

OBSERVAÇÃO:

- Dia 04/12 (domingo) às 9h no templo da Igreja Concílio Local Ordinário para aprovação de planejamento e calendário.

-O Concílio é uma convocação para todos os membros. É uma responsabilidade de cada um de nós membros da igreja para o bom andamento da nossa amada igreja.

Maringá, 05 de Janeiro de 2017

Olá Discipuladores abençoados...

Para que possamos caminhar com oração, jejum, organização e impossíveis de Deus nesse novo ano, quero pedir para você anotar na sua agenda essas datas e orientações. Por favor guarde com temor e amor esse comunicado. E já esteja colocando todas essas datas tão importantes nas mãos de Deus, para que possamos em tudo estar no centro da vontade do Senhor.

-23 de Janeiro: Os GEs voltam a se reunir

-04 de Fevereiro: Relógio de Oração

-04 de Fevereiro: Encontro de Discipuladores às 20h no templo. Alguns discipuladores e discipuladoras faltaram bastante no nosso encontro, lembre-se que quando você aceitou o chamado de Deus para sua vida, você aceitou TUDO o que envolve esse chamado (muita oração e jejum, encontros, GEs, GDs, leitura de livros para capacitação etc). Deus é fiel e essa característica Dele precisa estar cada vez mais impressa em nossas vidas. E como eu disse “alguns”... Louvo e admiro a fidelidade da maioria e sempre falo isso pessoal, falo nos nossos Encontros e GDs. Para que o IMPOSSÍVEL de Deus aconteça, para que alcancemos as PROMESSAS do Senhor precisamos ser fiel no que nos é possível! Amém?

-05 de Fevereiro: As Classes de Discipuladores e classes de Discipuladores Kids voltam a ter aula

-06 de Fevereiro: Nessa semana os GDs voltam a se reunirem

-23 à 25 de Março: Reencontro (para quem já terminou a Classe de Discipuladores, ou pelo menos terminou o módulo Caráter Cristão)

-02 à 04 de Junho: Encontro com Deus

-30 de Junho à 02 de Julho: Congresso de Discipulado (somente para Discipuladores)

-04 à 06 de Agosto: Encontro de Nível 1 (somente para Discipualdores, lembrando que para participar desse encontro precisa ter feito o Reencotro)

-15 à 17 de Setembro: Encontro com Deus Kids

-10 à 12 de Novembro: Encontro com Deus

Obs: Discipuladores e Discipuladoras atualizem seus cadastros na secretaria da igreja (endereço, telefone, celular, email, dia de reunião de GE e GD). Lembrando que a Edna está na secretaria somente no período da tarde nesse mês de janeiro.

Com muito amor por cada um de vocês...

Pra. Debora

Obs: Dos dias 18/12/2016 à 21/12/2016, vamos der um intervalo para as reuniões semanais de GE. Lembrando sempre que discipulado, não é reunião semanal mas sim relacionamento.

Download Aviso - Imprimir.docx

Download Aviso - Imprimir.pdf

01/11/2015

DISCIPULADO – ORAÇÃO, AMOR E CUIDADO

Temos claro o chamado. Sabemos o que Deus quer para nós. Então precisamos todos os dias cuidar da nossa CONSAGRAÇÃO, porque isso é oração, amor e cuidado.

1-Vencer o pecado (Tiago 4.17): Se você foi chamada para livrar o mundo das mãos de Satanás, não se envolva com as coisas criadas por Satanás. Gostamos de usar a graça para perdoar pecados. Mas a graça existe para nos ajudar a vencer o pecado. Todo mundo vai... Mas você não é todo mundo. Você não é do mundo. Você é LUZ do mundo e SAL da terra.

2-Não encobrir o pecado (Juízes 14:9): Sansão cobriu o seu pecado, ele esconde a origem do mel. Prestação de contas é fundamental. Leva a graça de Deus a sério se afastando do pecado! Leve a graça de Deus a sério não encobrindo o pecado! Leve a graça a sério não se envolvendo com coisas erradas!

3-Cuidado com as brincadeiras (Juízes 14:12-14; 16:7; 16:11; 16:13): Sansão estava fazendo piadinhas com o pecado dele. Não leve as coisas de Deus na brincadeira. Não se brinca com aquilo é espiritual com aquilo que é sagrado. Valorize a graça.

Com amor que vem do coração de Deus para o meu coração por você...

Pra. Debora

“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos.”

 (Mateus 28.18-20)

  • Estas palavras foram dirigidas aos discípulos por Jesus pouco antes que Ele fosse elevado aos Céus e se assentasse à destra do Pai.

  • A Bíblia afirma que, além dos apóstolos, mais de 500 pessoas viram Jesus depois de ressurreto e que o Espírito do Senhor foi concedido a todos os que creram.

  • Portanto, este chamado não se dirigiu especificamente a um ou a outro discípulo, mas a toda a Igreja de Cristo.

“Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a Palavra.”

(Atos 8:4)

  • Nós somos a Igreja do Senhor hoje, embaixadores de Cristo nesta terra, e, portanto, temos parte nesta missão.

Diante desta realidade, nossa responsabilidade neste chamado nos leva a olharmos com mais atenção para o evangelismo em nossa Igreja e a considerarmos sobre nossa caminhada como discípulos do Senhor........PARA CONHECER MAIS SOBRE A MISSÃO DA IGREJA DE CRISTO CLIQUE NAS FOTOS ABAIXO.